Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 10 - Agosto de 2008

notícias

Escolha da melhor semente de milho é fundamental

Um dos principais pontos a que o produtor de milho deve ficar atento nesta época do ano é qual a semente será plantada na próxima safra. Hoje, são mais de 300 opções no mercado brasileiro. E tem pra todo gosto e necessidade: desde as chamadas variedades, que podem ser replantadas, até os híbridos, geralmente mais produtivos. Cada produtor, com sua própria realidade, certamente terá uma semente mais adequada.

 

 

 

 

 

Leia mais

Safra 2008/2009: planejamento define ganhos em produção e produtividade

Além de definir corretamente a semente que será plantada na próxima safra (leia matéria nesta edição), alguns cuidados que devem ser executados nesta época podem garantir competitividade e uma maior geração de renda para o produtor de milho. O período que antecede o plantio da safra 2008/2009 é de planejamento. Acertar o momento ideal do plantio, definir corretamente a semente, a densidade e o espaçamento na lavoura, corrigir o solo e otimizar sua fertilidade, além de controlar com eficiência pragas, doenças e plantas daninhas são alguns dos passos que podem fazer diferença no momento da colheita.

 

 

Leia mais

institucional

Evento nacional discutirá milho e sorgo

Começa no dia 31 de agosto e vai até 4 de setembro, em Londrina-PR, o XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Realizado a cada dois anos, o evento é uma referência no meio agropecuário e mostra as novidades sobre estas culturas que estão sendo desenvolvidas em universidades, centros de pesquisa e outras instituições.

 

 

Leia mais

Projeto tenta aproximar Embrapa da população de Sete Lagoas e região

A Embrapa começou, em julho, um projeto de aproximação institucional com a população residente nos municípios da região de Sete Lagoas-MG. São, ao todo, 25 cidades onde moram cerca de 600.000 pessoas. Uma das ações previstas é o Papo com Ciência, que consiste numa série de palestras, feitas com uma linguagem simples e objetiva, sobre temas ligados à ciência e com os quais a empresa trabalha.

 

 

 

 

 

Leia mais

artigo

Conjuntura do milho no Brasil

por João Carlos Garcia (foto à esquerda) e Jason de Oliveira Duarte (à direita) - Pesquisadores da área de socioeconomia da Embrapa Milho e Sorgo

O 11º levantamento de safra da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) foi liberado no início do mês de agosto. Na safra de verão de milho, as informações estão definidas e apenas se verificaram pequenos ajustes na produção esperada para o Sudeste, confirmando uma expectativa de produção de cerca de 40 milhões de toneladas e 9,5% acima da safra de verão do ano anterior. A safra do Nordeste é uma das maiores colhidas na região, cerca de 45% superior à safra do ano passado, decorrente de condições climáticas favoráveis e beneficiando o abastecimento interno.


 

Leia mais

agenda

XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

Um dos mais tradicionais eventos da área rural, o congresso acontecerá em Londrina-PR entre 31 de agosto e 4 de setembro. O tema desta edição é "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Clique aqui para acessar a página do evento.

CIÊNCIA PARA A VIDA - VI EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA

A cada dois anos, o Ciência para Vida torna-se o espaço certo, oportuno e a forma dinâmica de mostrar à sociedade o que a Embrapa e instituições de pesquisa têm feito para tornar mais saudável a vida no campo e na cidade. O evento aborda ciência por meio de diversas atrações, como exposições, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato. Mais informações no site http://www.cienciaparavida.com.br/ . O Ciência para Vida acontece na Embrapa em Brasília-DF de 20 a 28 de setembro.

CONBIEN - CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROBIOENERGIA & SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEL

Discutir e repensar as fontes de energia, conhecer os projetos alternativos mais bem sucedidos e as ferramentas para implementá-los é o foco do Conbien – Congresso Brasileiro de Agrobioenergia e Simpósio Internacional de Biocombustíveis. A cidade de Uberlândia foi escolhida estrategicamente pela facilidade de acesso aos mais distantes Estados brasileiros e proximidade dos principais centros do país, além de ampla infra-estrutura voltada para eventos de negócios. De 28 de setembro a 3 de outubro no Center Convention Uberlândia. Mais informações em http://www.conbien.com.br/default.asp .
 

I CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE AVICULTURA, SUINOCULTURA E LATICÍNIOS

De 19 a 21 de novembro em Bento Gonçalves-RS. Promover o desenvolvimento e gestão das cadeias produtivas da avicultura, suinocultura e laticínios é um dos objetivos do evento, além de gerar informações e conhecimentos sobre os mesmos. Acesse aqui a página eletrônica da Avisulat. 

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

Veja algumas dessas sugestões enviadas nos últimos dois meses para a equipe que produz o informativo:

Gostaria de ver tratado o assunto "Uso de gesso na cultura do milho" neste excelente meio de comunicação que é o jornal eletrônico Grão em Grão. Obrigado pela oportunidade. Marcos Ap. Pizano

Da redação:

Prezado Marcos,

Vamos avaliar e discutir a pauta para as próximas edições do Grão em Grão. Muito obrigado pela participação e pelos comentários.
 

(...) Parabéns pra vocês pela excelente qualidade dos textos e pela escolha das pautas. São temas realmente de interesse. Cleiton Santos - Editora Gazeta Santa Cruz - Anuário Brasileiro do Milho

a embrapa responde
 

Uso o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

Favor enviar informações sobre nova publicação de integração lavoura-pecuária-floresta. E se possível catlogo completo. Daniel Aloysio Serrarens, engenheiro agrônomo

Da redação:

Prezado Sr. Daniel,

A publicação sobre a qual o senhor se refere foi a divulgada na edição de número 9 do Grão em Grão, jornal eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo, distribuída nem 22 de julho (leia em http://www.cnpms.embrapa.br/grao/9_edicao/grao_em_grao_materia_04.htm)? Em caso afirmativo, a publicação deverá ser concluída até o final deste ano. Sugiro que o senhor entre em contato com o pesquisador Ramon Costa Alvarenga, coordenador do projeto na Embrapa Milho e Sorgo: ramon@cnpms.embrapa.br .

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

Leia aqui as edições anteriores