Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 11 - Setembro / Outubro de 2008

notícias

Sorgo forrageiro para silagem: chegou a hora do plantio

De acordo com o Grupo Pró-Sorgo, na safra 2007/2008 foram plantados no Brasil cerca de 400.000 hectares de sorgo destinados à produção de silagem. A produção estimada gira em torno de 18.000.000 de toneladas de silagem, o que acaba tendo uma importância estratégica no abastecimento de grãos e de forragem no Brasil, pois contribui, entre outras coisas, com o equilíbrio dos chamados estoques reguladores de grãos energéticos e com o crescimento sustentado da pecuária.

 

 

Leia mais

Segurança alimentar: produção recorde de grãos exige cuidados no armazenamento

Em meio à uma safra recorde de grãos e aumento também dos estoques de passagem da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) – há 13 milhões de toneladas de milho estocadas; um dos maiores volumes da história – o cuidado deve ser redobrado com o armazenamento. Temperatura, umidade, microorganismos, insetos e roedores são algumas das influências sobre os grãos mantidos em armazenagem, estratégia fundamental para o produtor ganhar fôlego e ter munição frente às oscilações do mercado.

 

 

 

Leia mais

institucional

Situação dos fertilizantes preocupa especialistas

O preço dos fertilizantes tem sido colocado, nos últimos meses, como um dos grandes vilões do aumento dos custos de produção de diferentes culturas agrícolas. Isso acontece porque a grande maioria dos fertilizantes usados no Brasil são importados. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, neste ano o país deverá importar 74% do consumo de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e 92% da demanda total por potássio. É uma dependência no mínimo perigosa. 

 

Leia mais

Seminário mineiro de produção orgânica debate políticas e novas tecnologias

Mais investimentos para a produção orgânica em Minas Gerais, novas políticas públicas para atividades agroecológicas, resultados de pesquisa e intercâmbio de experiências. Estes foram alguns dos temas tratados durante a décima primeira edição do seminário mineiro de produção orgânica, evento realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) no início de outubro.  

 

 

 

Leia mais

artigo

Cultivares de milho para a safra 2008/2009

por José Carlos Cruz (foto à esquerda) e Israel Alexandre Pereira Filho (à direita) - Pesquisadores da área de fitotecnia da Embrapa Milho e Sorgo

Para safra 2008/09, estão disponibilizadas para comercialização 302 cultivares de milho, sendo que 46 novas cultivares (3 variedades, 5 híbridos duplos, 12 híbridos triplos e 26 híbridos simples) substituíram 22 cultivares (4 variedades, 4 híbridos duplos, 6 híbridos triplos e 8 híbridos simples), que deixaram de ser comercializadas na safra anterior. Tal fato confirma a dinâmica dos programas de melhoramento, a confiança do setor na evolução da cultura e a importância do uso de sementes no aumento da produtividade. Além disso, 19 desse híbridos (4 híbridos triplos e 15 híbridos simples) serão também comercializados com o gene Bt marca YieldGard, sendo a primeira safra em que o Brasil comercializa oficialmente milho geneticamente modificado, isto é, semente de milho transgênico.

Leia mais

agenda

SIAGRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROENERGIA

Promovido pelo Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - Campus de Botacatu e o Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura, o evento será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro em Botucatu-SP. Em sua primeira edição, o objetivo é buscar avanços no tratamento da produção e uso de energia na agricultura, abrindo espaços para o debate e a formação integrada e articulada das instituições envolvidas na formação de recursos humanos e no desenvolvimento da pesquisa. Palestras de pesquisadores da Unesp, Unicamp, USP, Fapesp, CNPq, Finep, Capes e outras instituições. Informações: www.fca.unesp.br/siagre2008, siagre2008@fca.unesp.br ou (14) 3882-6300.

SIMPÓSIO ESTADUAL DE AGROENERGIA E 2ª REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DE PESQUISA DE AGROENERGIA

O simpósio pretende se tornar um fórum de debates sobre diversos aspectos relacionados a temas como agricultura, processamento e mercado, enfatizando o potencial do Rio Grande do Sul para a produção de biocombustíveis. O evento pretende reunir cerca de 500 pessoas ligadas aos diferentes segmentos das cadeias produtivas de espécies oleaginosas e sacarídeas com potencial para produção de biocombustível; promover o intercâmbio de informações e resultados de pesquisa; definir as necessidades e prioridades de pesquisa para o Rio Grande do Sul. De 4 a 6 de novembro em Porto Alegre-RS. Outras informações aqui.
 

II ENCONTRO REGIONAL DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA DO VALE DO PARANAPANEMA

Em Paraguaçu Paulista-SP, de 24 a 26 de novembro. O evento, que tem a realização da Escola Superior de Agronomia Paraguaçu Paulista, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Embrapa Milho e Sorgo, tem como objetivos promover debates sobre sistemas de produção integrados, discutir avanços das tecnologias sobre integração lavoura-pecuária nas culturas de soja, milho e forrageiras e levantar demandas para a pesquisa regional no Vale do Paranapanema. Mais informações: www.funge.com.br, (18) 3324-4301 ou encontroregional@funge.com.br .

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS

Os objetivos são discutir e analisar novos paradigmas e estratégias relacionadas ao acesso, conservação e uso da diversidade genética de modo a garantir que o país disponha de acervos de recursos genéticos necessários à garantia da nossa segurança alimentar e à promoção da competitividade da nossa agropecuária. A organização técnica é da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). O evento acontece no Hotel Nacional, na capital federal. Informações: http://www.sbrg.com.br/, sbrg@cenargen.embrapa.br ou (61) 3448-4656 ou ainda pelo fax (61) 3340-3624.

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

Veja algumas dessas sugestões e comentários enviados nos últimos dois meses:

"(...) A edição de agosto do "Grão em Grão", jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), sugere aos produtores de milho que planejem a safra nesse período que antecede o plantio. De acordo com o jornal, que traz uma série de recomendações levantadas por um grupo de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, além de definir corretamente a semente que será plantada na próxima safra (2008/09), alguns cuidados executados nesta época podem garantir competitividade e uma maior geração de renda ao produtor. "Acertar o momento ideal do plantio, definir corretamente a semente, a densidade e o espaçamento na lavoura, corrigir o solo e otimizar sua fertilidade, além de controlar com eficiência pragas, doenças e plantas daninhas são alguns dos passos que podem fazer diferença no momento da colheita", antecipa o Grão em Grão de agosto". Safras & Mercado (publicado no site Último Segundo em 21/08/08).

Gostaria de passar a receber o jornal eletrônico Grão em Grão. Grato. Dimas Antônio Del Bosco Cardoso (representante Pioneer Sementes) - Belo Horizonte-MG.

Da redação:

Bom dia, Dimas.

Seu e-mail está cadastrado e você passará a receber nossos informativos. Todas as edições do Grão em Grão estão disponíveis em http://www.cnpms.embrapa.br/grao/10_edicao/. Um abraço e obrigado pelo interesse.

a embrapa responde
 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo e Karina Yamada

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

 

Leia aqui as edições anteriores