Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 12 - Março de 2009

notícias

Entrevista: safra de milho 2008/2009

Redução na área plantada, menor produção, alto custo de produção e estiagem na região Sul. Estes foram os principais problemas que atingiram os produtores de milho no Brasil na safra de verão. De acordo com o último levantamento da safra 2008/2009 divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área plantada foi 3,7% inferior ao último ciclo, o que representará uma queda de 6,85 milhões de toneladas de milho. Para analisar esse cenário, entrevistamos dois pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo: José Carlos Cruz, da área de Fitotecnia, e João Carlos Garcia, da área de Economia Agrícola. Veja quais são as projeções em nível de mercado sobre o abastecimento interno, exportações e as principais recomendações para a safrinha, que deve responder por mais de um terço da produção brasileira de milho.

Leia mais

Novas cultivares de milho e sorgo são apresentadas pela Embrapa

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentou durante a última edição do Show Rural Coopavel, evento realizado em fevereiro em Cascavel-PR, cinco novas cultivares. São quatro novos híbridos de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e um híbrido de sorgo forrageiro, o BRS 655. As cultivares foram lançadas em 2008 e as sementes começaram a ser disponibilizadas para a safrinha, sendo que uma maior quantidade de sementes estará disponível para a safra de verão 2009/2010.

 

Leia mais

institucional

Congresso de agrometeorologia debate mudanças climáticas, recursos hídricos e energia

Com o tema “mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável”, o XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia acontecerá de 22 a 25 de setembro em Belo Horizonte-MG. A organização é da SBA (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Segundo o presidente da comissão organizadora do congresso, o pesquisador Reinaldo Lúcio Gomide, a expectativa é contar com a participação de especialistas, empresários, engenheiros, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de áreas relacionadas aos temas que serão debatidos. 

 

Leia mais

Embrapa Milho e Sorgo apresenta tecnologias em grandes eventos do agronegócio nacional

Três grandes eventos que revelam tendências, resultados de pesquisa e novas tecnologias terão a participação da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) nos meses de março e abril. De 16 a 20 de março, a 10ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque-RS, aposta no potencial do agronegócio brasileiro e na oportunidade de levar conhecimento ao público. Simultaneamente, será realizado o 1º Fórum Nacional do Milho, além da Feira Internacional do Agronegócio com a participação de 35 países. Está confirmada, segundo a organização, a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

 

 

Leia mais

artigo

Sorgo: opção rentável para a safrinha

por José Avelino Santos Rodrigues - Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

No país, as zonas de adaptação da cultura do sorgo se concentram no Sul (região de fronteira) em plantios de verão, no Brasil Central em sucessão a plantios de verão (safrinha) e no Nordeste em plantios nas condições do Semi-Árido com altas temperaturas e precipitação inferior a 600 mm anuais. Atualmente, tem sido verificado grande expansão do cultivo do sorgo principalmente em plantios de sucessão em algumas regiões, com destaque para o estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro, onde se concentram aproximadamente 90% do sorgo granífero plantado no Brasil.

Leia mais

 

agenda

IV DINAPEC

A Dinapec - Dinâmica Agropecuária - é um evento voltado ao agronegócio e tem como objetivo gerar, validar e transferir tecnologias para produtores rurais, estudantes e técnicos em diversos sistemas de produção. Informações: http://dinapec.cnpgc.embrapa.br/2009/index.htm .

EXPODIRETO COTRIJAL

Realizada em Não-Me-Toque-RS, a feira aposta no potencial do agronegócio brasileiro e na oportunidade de levar conhecimento ao público. Simultaneamente, será realizado o 1º Fórum Nacional do Milho, além da Feira Internacional do Agronegócio com a participação de 35 países.  Outras informações aqui.ou pelo telefone (54) 3332-3636.

TECNOSHOW COMIGO

Conhecida como a grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro, será realizada no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde-GO, de 31 de março a 4 de abril. A Embrapa participa com diversas inovações tecnológicas, publicações técnico-científicas e uma cozinha experimental, tecnologias que serão reunidas na “Casa Embrapa”, um espaço com 360 m2 de construção em alvenaria. Outro destaque apresentado pela Empresa é o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Acesse o site do evento: http://www.tecnoshowcomigo.com.br/ .

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA

Com o tema “mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável”, o XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia acontecerá de 22 a 25 de setembro em Belo Horizonte-MG. A organização é da SBA (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Mais informações: http://www.sbagro.org.br/cba/; (31) 3027-1332 ou cba@sbagro.org.br

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

Veja algumas dessas sugestões e comentários enviados nos últimos meses:

Olá, sou estudante de pós graduação em Fitotecnia na UFRGS e gostaria de saber como proceder para receber o Grão em Grão por e-mail. Agradeço de antemão.Cordiais saudações. Ives Clayton Gomes dos Reis Goulart - Engenheiro Agrônomo / Apoio Técnico - Departamento de Plantas de Lavoura / UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Em pesquisas na internet li uma matéria sobre biodigestores (Dejetos de animais garantem mais renda e sustentabilidade no campo; publicada na edição 1 do Grão em Grão, de outubro de 2007) que foi muito interessante. Gostaria de mais informações e referencia sobre o assunto e indicações de fornecedores caso o tenha. Estou escrevendo um projeto de fruticultura orgânica integrado com bovinos e o biodigestor é uma boa opção para adubação e geração de energia. Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo de retorno, colocando me a disposição para maiores informações. Leandro Patrício Pereira Lima - Engenheiro Agrônomo - Belo Horizonte-MG.

a embrapa responde
 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo e Karina Yamada

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

 

Leia aqui as edições anteriores