Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 03 - Edição 13 - Abril de 2009

notícias

Silagem é garantia de alimento na época mais seca do ano

De forma geral, entre os meses de fevereiro e abril agricultores de várias regiões do país costumam fazer silagem. Considerada uma espécie de “reserva” de alimento para os animais - sobretudo bovinos - durante o período mais seco do ano, é uma segurança que o produtor tem de que não vai faltar comida para seu gado.

 

 

 

Leia mais

Indústria de rações exige grãos com alto valor agregado

Com uma safra de grãos estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 136,4 milhões de toneladas, o volume que deverá ser armazenado exige tantos investimentos quanto os aplicados durante o manejo da lavoura. Investimentos em tecnologia, como a escolha de cultivares mais produtivas, a utilização da agricultura de precisão e a aplicação de fertilizantes, por exemplo, são inovações que também devem ser seguidas durante o processo de armazenagem.

 

 

 

Leia mais

institucional

Evento em maio terá capacitações gratuitas

Marcada para o período entre 18 e 22 de maio, a segunda edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica) promete. Organizada através de parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais), envolve outras instituições. O material didático e todas as atividades são gratuitos, mas é necessária inscrição prévia para o fechamento das turmas.

 

 

 

 

Leia mais

Documento reúne diretrizes que devem nortear atuação da Unidade

A Embrapa Milho e Sorgo conta com um novo Plano Diretor, o IV PDU. Esse documento atualiza o posicionamento estratégico da Unidade para o período de 2008 a 2011. Segundo a chefe-geral, Vera Maria Carvalho Alves, mais do que uma descrição de metas e resultados futuros, o plano representa o compromisso da Unidade com os valores da Embrapa, que abrangem excelência em pesquisa e gestão, responsabilidade sócio-ambiental, ética, respeito à diversidade e à pluralidade, comprometimento e cooperação. 

 

Leia mais

artigo

Safrinha de milho

por José Carlos Cruz (foto à esquerda) e João Carlos Garcia (à direita) - pesquisadores das áreas de Fitotecnia e Economia Agrícola da Embrapa Milho e Sorgo

O plantio do milho safrinha 2009 já está sendo concluído nos principais estados produtores. Segundo a Conab, está estimada uma pequena redução da área plantada, sobretudo no estado de Mato Grosso do Sul. No total, estima-se uma redução de 2,3% na área plantada de milho segunda safra em relação ao ano de 2008. Entretanto, dados de São Paulo de 27/03/09 publicados no CIMilho (Centro de Inteligência do Milho, disponível aqui) mostram que o bom volume de exportações do grão neste início de ano, os fertilizantes mais baratos e a perspectiva de alta de preço criam um cenário favorável para o plantio de milho na safrinha no estado. No Sudoeste paulista, onde o plantio começa mais cedo, a área cultivada cresceu 20% em comparação com a safrinha anterior, de acordo com informações das Casas da Agricultura. Esta situação favorável pode também ter ocorrido em outras regiões. Em termos médios, os dados mostram que no estado de São Paulo a área ocupada pela safrinha deverá ser a mesma da safrinha passada ou apresentar ligeiro acréscimo.

.

Leia mais

agenda

PARECIS SUPERAGRO

Em sua segunda edição, a Parecis SuperAgro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis-MT. Voltada para o segmento de tecnologia e negócios no estado de Mato Grosso, o evento traz palestras, vitrines de tecnologias, dinâmica de máquinas e lançamentos. Entre as palestras, destaque para o tema integração lavoura-pecuária-floresta. De 16 a 18 de abril em Campo Novo do Parecis-MT. Mais informações no site http://www.parecissuperagro.com.br/2009/index.php ou pelo telefone (65) 3382-2491.

SUPERAGRO MINAS 2009

Em sua quinta edição, a SuperAgro Minas será realizada  no período de 27 de maio a 7 de junho de 2009, no complexo Expominas, em Belo Horizonte-MG. Criado em 2005, o evento tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do agronegócio mineiro por meio da prospecção e da realização de negócios pelos diversos agentes do setor, representados pelos criadores, pelos produtores rurais e pelas indústrias e empresas fornecedoras para os diferentes segmentos do agronegócio. Contatos e mais informações: (31) 3334-5783, superagro@ima.gov.br ou http://www.superagronet.com/ .

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL

Com o tema "Desafios para a produção de alimentos e bioenergia", o evento tem a promoção da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal e realização da Universidade Federal do Ceará e Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE). O congresso acontece de 7 a 12 de setembro na capital cearense. O prazo para o envio de trabalhos encerra no próximo dia 15 de junho. Informações no www.sbfv.org.br/congresso2009 ou pelo e-mail xiicbfv2009@ufc.br .

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA

Com o tema “mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável”, o XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia acontecerá de 22 a 25 de setembro em Belo Horizonte-MG. A organização é da SBA (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia), da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Mais informações: http://www.sbagro.org.br/cba/; (31) 3027-1332 ou cba@sbagro.org.br

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

Veja algumas dessas sugestões e comentários enviados nos últimos meses:

Prezados,

Acessamos constantemente o "Grão em Grão" e os parabenizamos pela qualidade e versatilidade do veículo. Nós, do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, estamos por realizar a segunda edição da Parecis SuperAgro, evento que tivemos a ousadia de lançá-lo em 2008 cujo resultado superou nossas expectativas. Solicitamos, se possível, fazer constar na "agenda" do Jornal Eletrônico, informações sobre a nossa Feira. Sugerimos acessarem www.parecissuperagro.com.br para conhecimento e possível aproveitamento de informações. Agradeceríamos em ver nosso evento divulgado. Ratificamos que somos leitores e multiplicadores do "Grão em Grão". Favor retornarem, caso necessitarem de maiores informações. Grato - Antônio Bandeira / Gerente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis / Coordenador Geral da Parecis SuperAgro.

Da redação:

Prezado Sr. Antônio,
 
Obrigado pelos comentários sobre o jornal eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo. É gratificante para quem produz o informativo receber comentários como o seu. Divulgaremos o evento sugerido na edição de abril do Grão em Grão.
 

a embrapa responde
 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores