Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 03 - Edição 15 - Junho / Julho de 2009

notícias

Segunda safra de milho registra queda

A produção da segunda safra de milho, termo que vem substituindo o antigo “safrinha”, deve ter uma queda de quase 11% segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). É o que mostra o nono levantamento feito pela entidade e divulgado em junho. A produtividade também deve cair de uma média de 3.643 kg/ha para 3.422 kg/ha em todo o país. Alguns estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul, terão quedas significativas na produtividade, ficando abaixo dos 2.800 kg/ha. No país como um todo, a área cultivada com a segunda safra de milho será menor em 5%, o que dá uma redução de mais de 250.000 hectares.

 

 

Leia mais

Embrapa investe em pesquisas para chegar a alimentos com melhor qualidade nutricional

Alguns dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, como a mandioca, a batata-doce, o arroz, o feijão, o milho e o trigo, já apresentam em sua composição os benefícios dos resultados dos programas de melhoramento em busca de uma melhor qualidade nutricional. A cultivar de mandioca Jari, por exemplo, lançada em junho por duas Unidades da Embrapa – Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) – apresenta maiores teores de betacaroteno (precursor da vitamina A), micronutriente importante para a manutenção da saúde dos olhos.

 

 

 

 

 

Leia mais

institucional

Resultados de concurso revelam troca de conhecimentos e potencial produtivo da região

O concurso de produtividade de milho da região de Sete Lagoas-MG, realizado pelo quarto ano consecutivo, teve na última safra a participação de 71 agricultores de 11 municípios. Os vencedores foram conhecidos no dia 26 de junho durante evento realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

.

 

 

Leia mais

Encontro debateu produção de sementes e geração de novas cultivares

Profissionais da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF) reuniram-se com representantes das empresas produtoras de sementes ligadas à Fundação Triângulo. Durante o encontro, realizado na última semana de maio, foram discutidos temas relativos à tecnologia de produção de sementes de milho e de sorgo e estratégias para o desenvolvimento de cultivares.

 

 

 

 

Leia mais

artigo

Milho Bt: vantagens para a cadeia produtiva e a viabilidade da coexistência 

por Antônio Álvaro Corsetti Purcino, José Magid Waquil, José Carlos Cruz, Jason de Oliveira Duarte, João Carlos Garcia, Simone Martins Mendes

Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo

Nos últimos 30 anos. a produção de grãos no Brasil mais que triplicou. No caso do milho, a produção passou de 19 milhões de toneladas para as 58 milhões produzidas em 2007/08, enquanto a área cultivada com esse cereal aumentou somente de 12 milhões de hectares para 14 milhões de hectares. Concomitantemente, a produtividade média nacional passou de 1.631 kg/ha para 4.131 kg/ha. Muitos municípios da região Centro-Sul já atingiram produtividades entre 6.000 kg/ha e 8.400 kg/ha e alguns produtores já conseguem produzir comercialmente até 16.000 kg/ha. Esses ganhos tecnológicos permitiram que, nos últimos 15 anos, a produção de carne de frango aumentasse mais de 6 vezes, enquanto a produção de carne suína mais que dobrou.

 

 

Leia mais

agenda

XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO

Entre os dias 2 e 7 de agosto, a Universidade Federal do Ceará realizará a 32ª edição do evento em Fortaleza. A programação compreende grandes conferências, de caráter abrangente, sobre o tema "o solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios". A promoção é da Sociedade Brasileira do Solo e a realização do evento é da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e outras instituições. Mais informações: http://www.cbcs2009.com.br/ .  
 

FÓRUM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

Incentivar e viabilizar a integração da lavoura com a pecuária e o florestamento, aumentando a produção de alimentos de forma ambiental e economicamente sustentável, e ampliando a rentabilidade da propriedade rural como um todo. Esta é a proposta do ILPF Fórum - Conferência Internacional sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de agosto em Goiânia-GO. O evento tem o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Sociedade Rural Brasileira, do Grupo Terra Viva, da Safras & Mercado e da GTA Markets. Informações e inscrições: (11) 3755-0799; contato@probiz.com.br ou www.forumintegracao.com.br .

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL

De 24 a 29 de agosto no Parque de Exposições João Alencar Athayde em Montes Claros-MG, o evento é tradicionalmente promovido pela Ufla (Universidade Federal de Lavras). Em sua sexta edição, congrega as cadeias produtivas de plantas oleaginosas, óleos vegetais, gorduras e biodiesel. Informações no http://oleo.ufla.br/index/, (35) 3829-1364 ou oleo2009@ufla.br .

 

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA

Com o tema “mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável”, o XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia acontecerá de 22 a 25 de setembro em Belo Horizonte-MG. A organização é da SBA (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia), da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Mais informações: http://www.sbagro.org.br/cba/; (31) 3027-1332 ou cba@sbagro.org.br

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

a embrapa responde
 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores