Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 03 - Edição 17 - Setembro de 2009

notícias

Embrapa e empresas parceiras transferirão tecnologias para o sorgo no Nordeste

Proporcionar aos agricultores da região semi-árida do Nordeste brasileiro uma alternativa viável de produção de alimentos e forragem e de geração de renda. Para isso, disseminar a cultura do sorgo, usando como instrumentos a capacitação de profissionais da assistência técnica e de produtores no manejo da cultura, a validação de cultivares adaptadas às condições da região e a disponibilização de informações. São estes os principais objetivos de projeto de transferência de tecnologia que a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) implementará em breve.

O projeto, coordenado pelo agrônomo Marco Aurélio Noce, foi aprovado internamente na Embrapa e envolve diversos parceiros, entre eles instituições estaduais de pesquisa e outras unidades da empresa. Devido às suas características agronômicas, o sorgo foi a cultura agrícola escolhida. Em comparação com o milho, bastante comum em grande parte do meio rural nordestino, o sorgo é mais tolerante a altas temperaturas (típicas na região), mais eficiente na absorção de água e de nutrientes do solo, além de suportar melhor situações de déficit hídrico.

Leia mais

Projeto do PAC Embrapa pretende aumentar produção e produtividade do milho

Contribuir para que, a médio prazo, o suprimento de milho continue a garantir a expansão das cadeias produtivas de carne e a consolidação do Brasil como exportador deste cereal. Este é o principal objetivo do projeto “Ações estratégicas para o aumento da produtividade do milho no Brasil”, aprovado pelo PAC Embrapa (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa) e liderado por Derli Prudente Santana, chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Milho e Sorgo.

O projeto pretende, entre outras coisas: consolidar redes de transferência de tecnologia com vistas a aumentar a competitividade do milho no Brasil; formar e capacitar grupos de multiplicadores (agentes de extensão rural, por exemplo) em tecnologias, produtos e serviços ligados a esta cultura agrícola; e otimizar o uso de insumos agrícolas no milho. Entre as metas propostas, estão aumentar em 10% a produtividade média nas regiões onde haverá atuação do projeto e reduzir em 10% os gastos excessivos de insumos nestas mesmas regiões.


 

 

Leia mais

Alimentos biofortificados poderão ser usados em programas de alimentação escolar

Crianças e adolescentes da rede pública de ensino da região Central de Minas Gerais poderão ser beneficiados com a inclusão de alimentos mais ricos em nutrientes nos programas de alimentação escolar. Cultivares desenvolvidas e em desenvolvimento pela Embrapa, através do projeto biofortificação no Brasil, poderão ser incluídas no programa de aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares e no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Desta forma, culturas agrícolas biofortificadas, como variedades de abóbora, batata-doce, mandioca e milho com maiores teores de pró-vitamina A e cultivares de arroz, feijão, feijão-caupi, milho e trigo com maiores teores de ferro e zinco poderão enriquecer a dieta de alunos da educação básica. 

Leia mais

Reunião debate lançamento de novas cultivares de milho e sorgo

Cultivares de milho e sorgo em fase final de desenvolvimento e com potencial de lançamento foram apresentadas por profissionais da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a grupos de empresários que compõem a Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, empresa com sede em Uberaba-MG. A reunião, realizada entre os dias 09 e 11 de setembro na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), é uma das novidades do novo modelo de licenciamento de cultivares da Embrapa oficializado com a Fundação Triângulo em maio de 2008, onde as empresas sementeiras participam das fases finais de avaliação das cultivares.

 

 

Leia mais

artigo

Milho transgênico em favor do desenvolvimento 

Revisado em 25/09/09

por Antônio Álvaro Corsetti Purcino (foto à esquerda) e José Magid Waquil

Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

Nos últimos 50 anos, a população brasileira triplicou e migrou para as cidades. O país era tipicamente rural e apenas 20% das pessoas viviam em zonas urbanas. Hoje, essa relação é praticamente inversa, com poucas pessoas trabalhando no campo. Como explicar, então, que o custo da cesta básica tenha caído pela metade nesse período, ao invés de subir? A resposta está na tecnologia e na produção em escala aplicadas na agropecuária, que permitiram que mais alimentos fossem produzidos em menos espaço. Não é por acaso que o frango de granja custa R$3,50 o quilo, enquanto seu similar caipira sai por R$9,00 o quilo.

 

 

Leia mais

agenda

SEMIÁRIDOSHOW

A Semiáridoshow será realizada no período de 05 a 08 de outubro de 2009, em Petrolina-PE, na Embrapa Transferência de Tecnologia, localizada no km 50 da BR 122. O evento é organizado em um segmento estático (estandes), um segmento dinâmico (apresentações e demonstrações de campo de tecnologias, produtos e serviços) e um segmento de capacitação (seminários e minicursos), focando seu interesse maior na agropecuária dependente de chuva e na pequena irrigação praticada pelas Unidades de base familiar do Semiárido. Mais informações: http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/semiaridoshow/ .

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL AMAZÔNICO SOBRE PLANTAS DANINHAS

A Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas – Representação da Região Norte – dando continuidade às suas atividades na região promoverá no período de 07 a 09 de outubro de 2009 na cidade de São Luís, Maranhão, o II Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas, sob a organização da Universidade Estadual do Maranhão, Embrapa Amazônia Oriental e a Embrapa Milho e Sorgo. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir temas de relevância sobre a biologia e manejo das plantas daninhas nos sistemas agrícolas da Região Amazônica.
Informações: http://www.simposiodaninhas.uema.br/ .

I CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM PINHÃO MANSO

A Embrapa Agroenergia e a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promovem nos dias 11 e 12 de novembro de 2009, o I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso (CBPPM). O evento será realizado no Brasília Alvorada Hotel, em Brasília-DF. O evento visa promover o debate entre a comunidade científica e representantes dos diversos setores do negócio da Agroenergia. O I CBPPM irá discutir os avanços científicos e as necessidades legais e políticas para inserção do pinhão manso como matéria-prima para a produção de bicombustível.
Mais informações: http://www.congressojatropha.com.br/  

X SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA

A décima edição do Seminário Nacional de Milho Safrinha terá como sede a cidade de Rio Verde, no estado de Goiás, sendo realizada no período de 24 a 26 de novembro de 2009. Bienalmente, o Seminário é considerado referência na divulgação de inovações tecnológicas do milho safrinha. Dentre os objetivos do evento, destaca-se a permanente busca por novos e eficientes caminhos para o cultivo desse cereal, reunindo profissionais para discutir e divulgar informações e tecnologias nas diferentes regiões produtoras de grãos. Saiba mais em: http://www.milhosafrinha.com.br/ .

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.
 

 

a embrapa responde
 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores