Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 03 - Edição 18 - Outubro de 2009

notícias

Estudo aponta necessidade de registro de herbicidas em sistemas de integração lavoura-pecuária

O manejo de herbicidas no sistema de integração lavoura-pecuária com o objetivo de inibir o crescimento temporário de espécies forrageiras e permitir o desenvolvimento de culturas anuais, seja o milho, a soja ou o sorgo, ainda não se fundamenta em modalidades específicas de registro no Brasil. O alerta é do pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, da área de Desenvolvimento de Sistemas de Produção da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), e foi publicado na Circular Técnica nº 110 (acesse link ao final da matéria). No país, o registro de herbicidas é regulamentado pelo Ibama, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Nacional de Vigilância Sanitária e obedece a critérios rígidos para a aprovação do seu uso. No entanto, não há modalidade de registro do uso de subdosagens de herbicidas nos órgãos de regulamentação, mais especificamente em sistemas de integração lavoura-pecuária com objetivo de inibição de crescimento temporário de plantas.

Leia mais

Embrapa e incubadora de empresas oferecem oportunidades para o desenvolvimento do agronegócio

Empreendedores interessados em fazer novos negócios têm a oportunidade de trabalhar com tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e receber suporte técnico e gerencial. Um edital lançado na terça-feira (6 de outubro) abre inscrições para a incubação de empresas que venham a trabalhar com produtos e serviços criados ou adaptados a partir de pesquisas da Embrapa.

A oportunidade é fruto de uma parceria com a Incubadora de Empresas do Unifemm (Centro Universitário de Sete Lagoas), que oferece a empreendimentos regionais o apoio necessário para o seu desenvolvimento e maturação. O edital, de fluxo contínuo, permite a inscrição de interessados em fazer negócios a partir das tecnologias do Proeta (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia).

 

Leia mais

Evento discutiu temas que podem alterar a agricultura

Temas cada vez mais em evidência na agricultura, tanto nacional como de outros países, foram discutidos em Belo Horizonte-MG durante o XVI CBA (Congresso Brasileiro de Agrometeorologia). Pesquisadores, professores e especialistas debateram assuntos como mudanças climáticas e seus efeitos na atividade agrícola, uso de imagens de satélites para o aprimoramento da produção e a utilização eficiente de recursos hídricos.

M. V. K. Sivakumar, da Divisão de Meteorologia Agrícola da OMM (Organização Meteorológica Mundial), mostrou dados relativos às recentes mudanças pelas quais o mundo passou. Em relação ao aquecimento da Terra e dos oceanos, 11 dos 12 anos compreendidos no período de 1995 a 2006 foram classificados entre os 12 mais quentes desde 1850. Já a tendência linear de aquecimento nos últimos 50 anos, que é de 0,13°C por década, é cerca do dobro da tendência dos últimos 100 anos.
 

Leia mais

Publicação leva informações sobre cultura do milho para extensionistas de todo o país

O livro “ A Cultura do Milho” está sendo distribuído para todas as instituições que compõem a Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural). São 4.459 exemplares, um para cada escritório local, já postados nos correios.

A publicação traz, em 16 capítulos, todas as informações necessárias à tomada de decisão para quem produz milho. São abordados desde a fisiologia da produção, manejo do solo, nutrição, adubação a até aspectos que devem ser levados em conta antes, durante e depois da implantação e desenvolvimento da lavoura, como o zoneamento agrícola, cultivares, manejo da cultura, plantas daninhas, pragas, doenças e armazenamento. Informações sobre irrigação, quimigação e tecnologias sustentáveis, como o controle biológico de pragas e o sistema de integração lavoura-pecuária, além de aspectos econômicos sobre a produção e utilização do cereal também são abordados.

 

Leia mais

artigo

Cultivo do milheto 

por Israel Alexandre Pereira Filho - Pesquisador da área de Fitotecnia da Embrapa Milho e Sorgo

A planta de milheto Pennisetum glaucum surgiu entre 4 mil e 5 mil anos atrás ao Sul do Deserto do Saara, de onde foi levada para a Índia a partir do ano 2.000 a.C., tendo gerado genótipos distintos dos originais africanos. Atualmente, é uma das culturas mais cultivadas nos países da África Saheliana e Sudaniana. 

 

 

Leia mais

agenda

I CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM PINHÃO MANSO

A Embrapa e a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promovem nos dias 11 e 12 de novembro o I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso (CBPPM). O evento será realizado no Brasília Alvorada Hotel, em Brasília-DF.
O congresso visa promover o debate entre a comunidade científica e representantes dos diversos setores do negócio da agroenergia. O I CBPPM irá discutir os avanços científicos e as necessidades legais e políticas para inserção do pinhão manso como matéria-prima para a produção de bicombustível. O prazo para envio de trabalhos foi adiado até 16 de outubro. Informações no http://www.congressojatropha.com.br .

 

I CONGRESSO SOBRE MANEJO E NUTRIÇÃO DE AVES E SUÍNOS

De 11 a 13 de novembro no auditório do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), o evento tem a co-promoção da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC). Entre os temas que serão discutidos, palestras sobre as cadeias de produção de soja e milho, qualidade desses produtos e suas respectivas aplicações nutricionais e nutrição de suínos, além de painéis sobre controle de qualidade. Outras informações no site do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal: http://www.cbna.com.br/index.php .

X SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA

A décima edição do Seminário Nacional de Milho Safrinha terá como sede a cidade de Rio Verde, em Goiás, no período de 24 a 26 de novembro. O evento, que ocorre a cada dois anos, é considerado referência na divulgação de inovações tecnológicas do milho safrinha. Dentre os objetivos do Seminário, destaca-se a permanente busca por novos e eficientes caminhos para o cultivo desse cereal, reunindo profissionais para discutir e divulgar informações e tecnologias nas diferentes regiões produtoras de grãos. Saiba mais em: http://www.milhosafrinha.com.br .

I FORO IBEROAMERICANO DE COMUNICACIÓN Y DIVULGACIÓN CIENTÍFICA

A Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a Fundação Espanhol para a Ciência e Tecnologia (Fecyt), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Conselho Superior de Pesquisas Científica da Espanha (CSIC) e o Instituto ECYT da Universidade de Salamanca convocam para a primeira edição do Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica, que acontecerá no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 23 a 25 de novembro de 2009. O Foro tratará de questões teóricas, práticas e metodológicas relacionados com a comunicação e a divulgação científica no âmbito do Espaço Iberoamericano do Conhecimento. As normas de apresentação podem ser conferidas no site oficial do evento: http://www.oei.es/forocampinas/ .
 

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.
 

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores