Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 01 - Edição 1 - Outubro de 2007

Sorgo: gene tolerante ao alumínio é clonado por pesquisadores

Um grupo de pesquisadores brasileiros e americanos obtiveram sucesso na identificação e clonagem de um gene – denominado AltSB – que confere tolerância ao sorgo à presença do alumínio em concentrações tóxicas no solo. O trabalho – que teve início na Universidade de Cornell nos Estados Unidos em 1998 – foi coordenado por uma equipe liderada pelos pesquisadores Jurandir Vieira de Magalhães, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), e Leon Kochian, do Generation Challenge Programme.

Leia mais

 

Semente bem escolhida contribui para o sucesso do milho

O mês de outubro é, em grande parte do Brasil, quando os produtores rurais começam o plantio do milho. Acompanhando a chegada das chuvas, eles semeiam o que será colhido daqui a aproximadamente quatro meses, em fevereiro de 2008. Mas essa ação não é tão simples como alguns acreditam. A escolha correta da semente é boa parte do caminho para o sucesso da lavoura.

 

Leia mais

 

Expansão do sorgo continua limitada

A cultura do sorgo é tradicionalmente vista como uma segunda opção ao milho, mais conhecido e plantado em todo o país. Enquanto o milho foi cultivado em praticamente 14.000.000 de hectares na última safra, o sorgo teve pouco mais de 700.000 hectares plantados no Brasil. Ou seja, a área ocupada na safra 2006/2007 pelo sorgo foi 20 vezes menor que a área de milho. Os números parecem ser desfavoráveis; mas não é bem assim.

 

Leia mais

Dejetos podem ser ambientalmente corretos e altamente energéticos

Processos alternativos de geração de energia e de biofertilizantes, conciliados à preservação do meio ambiente e com retorno financeiro avalizado por organismos internacionais. Esta tendência vem se concretizando na maioria das granjas suínas brasileiras desde a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, em 1997, que prevê uma redução nas emissões de gases do efeito estufa nos países industrializados. Até 2012, estas emissões terão que ser no mínimo 5% menores do que as registradas em 1990.

Leia mais

editorial

Esta é a primeira edição do novo Grão em Grão, jornal externo da Embrapa Milho e Sorgo. O objetivo é mais do que mostrar as pesquisas e os diversos trabalhos que a empresa vem desenvolvendo em prol da agropecuária brasileira. Tudo o que estiver relacionado aos assuntos tratados pela empresa poderá ser tema do jornal, mesmo que no momento a Embrapa não esteja pesquisando tais assuntos. Trabalhos de instituições parceiras que contribuam para o desenvolvimento agropecuário também serão mostrados.

As culturas do milho, do sorgo e do milheto serão os grandes temas do Grão em Grão. Os diferentes aspectos dessas culturas, indo do manejo agrícola até questões mercadológicas, serão tratados. Tecnologias que vêm modificando a realidade do produtor rural brasileiro, como as ambiental e socialmente corretas, também estarão entre os assuntos aqui mostrados.

O jornal terá seções definidas, podendo ser criadas outras ao longo do tempo. Uma média de quatro notícias técnicas, um artigo técnico assinado por alguém da Embrapa e seções do tipo “Eventos” e “Links úteis” marcam o início do Grão em Grão. Você, que de alguma forma é parceiro(a) da Embrapa, também pode ajudar a construir esse novo veículo de comunicação. Sugira, sempre que julgar necessário, melhorias no jornal, que busca se tornar referência nacional no trato jornalístico das culturas de milho, sorgo e milheto. Da mesma forma como a Embrapa Milho e Sorgo atualmente é vista: fundamental para o desenvolvimento dessas culturas!

eventos

 

IX SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA

Acontece de 26 a 28 de novembro em Dourados-MS. O evento, que tem a parceria da Embrapa Milho e Sorgo, é uma promoção da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) e uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Informações: www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha ou (67) 3424-5788

 

 

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

Acontecerá entre 23 e 25 de outubro em Viçosa-MG. A Embrapa Milho e Sorgo é uma das organizadoras do evento, que receberá palestrantes de diferentes países. Para ver a programação e acessar mais informações: http://www.centreinar.org.br/siap2007/index.htm, (31) 3899-2783 ou siap2007@ufv.br

 

IX REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO DE DOENÇAS DE PLANTAS

Será entre 6 e 9 de novembro, no Instituto Agronômico de Campinas-SP. Uma das realizadoras do evento é a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP). Já há uma versão preliminar da programação. Mais informações: http://www.cnpma.embrapa.br/nova/mostra2.php3?id=286

 

artigo

A cultura do sorgo e suas possibilidades

por Fredolino Giacomini dos Santos - Pesquisador da área de melhoramento de sorgo da Embrapa Milho e Sorgo

A cultura do sorgo  apresentou avanço no Brasil a partir da década de 70. Nesses mais de 30 anos, a área cultivada tem mostrado flutuações em decorrência, principalmente, de políticas econômicas, tendo a comercialização como principal fator limitante. Por outro lado, as condições em que o sorgo se desenvolve, caracterizadas como áreas de risco e com insumos limitados, resultam na obtenção de baixos níveis de produtividade e de produções instáveis.

Leia mais

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores

expediente

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos: Arquivo Embrapa Milho e Sorgo e ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)