Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 03 - Edição 20 - Novembro de 2009

notícias

Projeto transfere tecnologia de dejetos animais como fertilizantes

Está em desenvolvimento, na região Central de Minas Gerais, um projeto de transferência de tecnologia de utilização de dejetos animais para produção agrícola. O objetivo principal é proporcionar a adoção por parte dos produtores, de forma consciente, do uso desse tipo de dejeto como fertilizante. Para isso, está sendo feita capacitação de técnicos e de produtores rurais, quando são disponibilizados conhecimentos tecnicamente corretos sobre práticas de tratamento e de utilização adequada dos dejetos.

Hoje, são geradas anualmente no país, sobretudo nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, cerca de 315 milhões de toneladas de dejetos em sistemas de confinamento de suínos, aves e bovinos.

 

 

 

Leia mais

Fase após plantio exige atenção redobrada com as pragas iniciais do milho

Após o término do plantio da safra de verão de milho nas principais regiões produtoras do país, o momento é de alerta com as pragas que atacam a cultura após a semeadura. Denominadas pelos entomologistas como pragas iniciais da cultura do milho, o ataque pode causar reduções no número de plantas na área cultivada e no potencial produtivo da lavoura. Segundo pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) do Núcleo de Pesquisa em Fitossanidade, essas pragas atacam as sementes, raízes e plantas jovens. São de hábito subterrâneo ou superficiais e, na maioria das vezes, esses insetos passam despercebidos pelo agricultor, dificultando o emprego de medidas para o seu controle. Na foto, orifício causado pela lagarta-elasmo na planta de milho.

 

Leia mais

Aspectos determinantes para produção de milho safrinha são debatidos em seminário nacional

Fatores importantes para a cultura do milho foram debatidos por pesquisadores, técnicos e produtores rurais durante o X Seminário Nacional de Milho Safrinha, que reuniu cerca de 500 participantes entre os dias 24 e 26 de novembro em Rio Verde, Goiás. Painéis sobre clima e solo despertaram a atenção dos participantes, temas considerados como determinantes para a produção de milho safrinha.

Nesse contexto, o zoneamento agrícola de risco climático foi abordado pelo pesquisador Orivaldo Brunini, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Brunini explicou que, definida a região, é feita uma avaliação técnica. “Não é simplesmente falar se tem risco de geada ou de seca, mas é preciso ter uma análise global de toda a situação”, enfatizou o pesquisador.

 

 

 

Leia mais

Publicação da Embrapa aborda mudanças climáticas globais

Está disponível para venda pela Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento), entidade de direito privada conveniada à Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), o livro “Clima e ambiente: introdução à climatologia para ciências ambientais”. De autoria dos pesquisadores Fábio Ricardo Marin e Eduardo Delgado Assad, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), e do professor da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria-RS) Felipe Gustavo Pilau, o livro está estruturado em duas partes principais: a primeira trata dos principais elementos climáticos e seu modo de interação com os demais e com os seres vivos; a segunda estabelece uma relação entre esses elementos básicos e o contexto das mudanças climáticas globais, resgatando o histórico dos estudos que estabeleceram relações entre o clima e a questão ambiental nos últimos 30 anos.

Leia mais

artigo

Efeito do teor de matéria seca, na ocasião da colheita, na quantidade e na qualidade da silagem 

por José Carlos Cruz¹, Walfrido Machado Albernaz², José Joaquim Ferreira³, Miguel Marques Gontijo Neto¹ e Israel Alexandre Pereira Filho¹

¹Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), ²Extensionista da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), ³Pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais)

A época de colheita da lavoura para a silagem ou o ponto ideal de colheita para a produção de silagem é assunto que já foi bastante discutido entre produtores e técnicos, mas até hoje é considerado um dos principais erros na produção de silagem.

São muito frequentes situações desfavoráveis de produção de silagem de milho devido à antecipação do momento ideal para a colheita, quando a planta ainda não apresenta teor de matéria seca desejado e os grãos ainda não acumularam quantidade suficiente de amido.
 

 

Leia mais

agenda

SHOW RURAL COOPAVEL 2010

De 8 a 12 de fevereiro de 2010, o tradicional evento tem o objetivo principal a difusão de tecnologias voltadas para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Segundo os organizadores, o Show Rural é uma espécie de vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor. São lançados novos produtos e tecnologias pelas empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos, antecipando as tendências para o agronegócio. Em Cascavel-PR. Mais informações: http://www.showrural.com.br/ .

EXPODIRETO COTRIJAL

Feira internacional que concentra tecnologias de diversos segmentos do meio agropecuário, como produção vegetal, máquinas e equipamentos, produção animal e dinâmica de máquinas. A cidade gaúcha de Não-Me-Toque sedia a 11ª edição, que acontecerá de 15 a 19 de março de 2010. Uma das novidades que a feira traz em 2010 é a realização do Fórum da Agroindústria Familiar. Acesse aqui o site oficial do evento.

 

AGRISHOW 2010

Em sua 17ª edição, a Agrishow 2010 será realizada de 26 a 30 de abril em Ribeirão Preto-SP. A realização é da Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRP (Sociedade Rural Brasileira). A feira, também internacional, reúne agricultores, pecuaristas, empresários, estudantes, pesquisadores e profissionais de entidades de classe. Mais informações: http://www.agrishow.com.br/ .

FIEMA BRASIL - FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sediará de 27 a 30 de abril de 2010 a Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. O objetivo é oferecer tecnologias, soluções e serviços focados no meio ambiente, discutindo ideias, tendências, descobertas e aplicações do universo ambiental nos temas que serão debatidos. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) é uma das Unidades da Embrapa participantes. Clique aqui para mais informações.

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores