Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 03 - Edição 21 - Dezembro de 2009

notícias

Milho é entregue a agricultores haitianos

Em novembro, foi feita a entrega de 30 kg de sementes da variedade BRS 106 para agricultores haitianos. Eles deverão ser acompanhados durante todo o manejo da lavoura, que será plantada em fevereiro. A entrega foi feita durante solenidade em Fond-des-Nègres, da qual participaram diversas autoridades haitianas e brasileiras, além de agricultores locais. Na ocasião, foi apresentado projeto que está sendo desenvolvido em conjunto pelos governos brasileiro e haitiano. Entre os principais objetivos, estão contribuir para o aprimoramento da atividade agrícola naquele país e divulgar possibilidades de melhorias em quatro culturas agrícolas: milho, feijão, arroz e mandioca.

 

 

 

 

 

 

Leia mais

Projeto de educação ambiental destaca a importância da biodiversidade

Você se lembra do tatu-bolinha? Também conhecido como tatuzinho-de-jardim, o bichinho é comum em canteiros e faz parte das descobertas e brincadeiras de muitas crianças. Ou, pelo menos, fazia, já que está cada vez menos comum a convivência com plantas e animais diversos na infância.

De toda forma, o tatu-bolinha não ficará esquecido. Ele se tornou o principal personagem de um projeto de educação ambiental desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Walter Matrangolo. As atividades tiveram início em 2005 e envolvem cursos para professores, produção de história em quadrinhos, trabalhos pedagógicos com uso de terrário, palestras e teatro de bonecos.

 

 

Leia mais

artigo

Percevejo barriga-verde: nova prioridade para o Manejo Integrado de Pragas nas culturas em sucessão à soja  

por José Magid Waquil¹ e Lenita J. Oliveira²

¹Pesquisador aposentado da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG); ²In memorian, ex-pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina-PR)

Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), cujos registros iniciaram-se na safra 1977/78, a região Centro-Sul, naquela safra, já cultivava cerca de sete milhões de hectares de soja. O cultivo da soja no verão e do trigo no inverno, na mesma área, parecia uma combinação perfeita para o produtor, principalmente associando o sistema de plantio direto à sucessão de uma leguminosa (soja) por uma gramínea (trigo). Entretanto, a partir de 1982, as primeiras experiências de sucessão da soja com milho ou sorgo iniciaram-se como alternativa ao cultivo do trigo. Devido à menor produtividade obtida com o milho e o sorgo cultivado nessa época, comparada com a safra normal, esta segunda safra foi denominada safrinha.
 

 

Leia mais

agenda

SHOW RURAL COOPAVEL 2010

De 8 a 12 de fevereiro de 2010, o tradicional evento tem o objetivo principal a difusão de tecnologias voltadas para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Segundo os organizadores, o Show Rural é uma espécie de vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor. São lançados novos produtos e tecnologias pelas empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos, antecipando as tendências para o agronegócio. Em Cascavel-PR. Mais informações: http://www.showrural.com.br/ .

EXPODIRETO COTRIJAL

Feira internacional que concentra tecnologias de diversos segmentos do meio agropecuário, como produção vegetal, máquinas e equipamentos, produção animal e dinâmica de máquinas. A cidade gaúcha de Não-Me-Toque sedia a 11ª edição, que acontecerá de 15 a 19 de março de 2010. Uma das novidades que a feira traz em 2010 é a realização do Fórum da Agroindústria Familiar. Acesse aqui o site oficial do evento.

AGRISHOW 2010

Em sua 17ª edição, a Agrishow 2010 será realizada de 26 a 30 de abril em Ribeirão Preto-SP. A realização é da Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRP (Sociedade Rural Brasileira). A feira, também internacional, reúne agricultores, pecuaristas, empresários, estudantes, pesquisadores e profissionais de entidades de classe. Mais informações: http://www.agrishow.com.br/ .

FIEMA BRASIL - FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sediará de 27 a 30 de abril de 2010 a Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. O objetivo é oferecer tecnologias, soluções e serviços focados no meio ambiente, discutindo ideias, tendências, descobertas e aplicações do universo ambiental nos temas que serão debatidos. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) é uma das Unidades da Embrapa participantes. Clique aqui para mais informações.

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores