Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 04 - Edição 22 - Janeiro de 2010

notícias
Projeto de pesquisa avalia a qualidade do milho armazenado em propriedades de agricultores familiares da região Central de Minas

Um trabalho inédito sobre a qualidade do milho armazenado em propriedades de agricultores familiares está sendo realizado na região Central de Minas, através da parceria entre Embrapa Milho e Sorgo e Emater-MG. A pesquisa é coordenada pelas pesquisadoras da Embrapa Valéria Queiroz e Simone Mendes e tem como objetivo verificar a influência dos fatores climáticos, das práticas agrícolas, das cultivares plantadas e do grau de infestação por insetos-praga na ocorrência de grãos ardidos e micotoxinas no milho armazenado na região.

Leia mais

Entrevista / milho safrinha

Esta edição do Grão em Grão publica entrevista feita com o pesquisador Jason de Oliveira Duarte, da área de economia agrícola da Embrapa Milho e Sorgo. O tema é o milho de segunda safra, o ainda chamado milho safrinha, termo que, para muitos, não é mais adequado à produção e à produtividade conseguidas quando se planta a cultura fora da época tradicional.

 

 

Leia mais

Embrapa Milho e Sorgo apresenta tecnologias e lança novos híbridos de sorgo no Show Rural Coopavel 2010

Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Cascavel-PR, visitantes do Show Rural Coopavel 2010 poderão conhecer duas novas cultivares de sorgo para corte e pastejo: o BRS 802 e o BRS 810. Os lançamentos são da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), que apresentará também durante o evento dois híbridos forrageiros de sorgo (BRS 655 e BRS 610) e um híbrido granífero (o BRS 310), além das cultivares de milho: BRS 1040 e BRS 1002 (híbridos simples), BRS 3025 e BRS 3035 (híbridos triplos); e BRS 2022 (híbrido duplo). Os dez materiais são resultados do programa de melhoramento genético da Embrapa Milho e Sorgo, que lança, a cada ano, novas opções para os agricultores brasileiros.

Leia mais

Embrapa abre concurso público nacional

A Embrapa lançou edital de concurso público nacional no dia 22 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU). As vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade. São mais de 700 perfis para pesquisadores, analistas e assistentes, que atuarão em todas as regiões do País. As provas do concurso, organizado pelo Instituto Nacional de Educação CETRO (INEC), estão previstas para ser aplicadas entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março de 2010.

 

Leia mais

artigo

Manejo Integrado de Pragas (MIP) com ênfase no controle biológico

por Ivan Cruz, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

A planta de milho, independente da época de plantio da semente (safra ou safrinha), pode ser utilizada como alimento por diferentes espécies de insetos. No entanto, danos econômicos ocorrem em função dos fatores abióticos e bióticos, como as condições do clima e os reguladores naturais da população (inimigos naturais), sozinhos ou de maneira interativa. Portanto, a presença de insetos fitófagos se alimentando da planta de milho não significa, necessariamente, que eles sejam uma praga e, principalmente, que devam ser controlados. Uma medida de controle deverá ser tomada quando a densidade da praga atingir um nível que ocasione perda nos rendimentos de grãos que supere o custo do controle. A relação entre densidade da praga e a redução em produtividade é determinada pela pesquisa.

Leia mais

agenda

SHOW RURAL COOPAVEL 2010

De 8 a 12 de fevereiro de 2010, o tradicional evento tem o objetivo principal a difusão de tecnologias voltadas para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Segundo os organizadores, o Show Rural é uma espécie de vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor. São lançados novos produtos e tecnologias pelas empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos, antecipando as tendências para o agronegócio. Em Cascavel-PR. Mais informações: http://www.showrural.com.br/ .

EXPODIRETO COTRIJAL

Feira internacional que concentra tecnologias de diversos segmentos do meio agropecuário, como produção vegetal, máquinas e equipamentos, produção animal e dinâmica de máquinas. A cidade gaúcha de Não-Me-Toque sedia a 11ª edição, que acontecerá de 15 a 19 de março de 2010. Uma das novidades que a feira traz em 2010 é a realização do Fórum da Agroindústria Familiar. Acesse aqui o site oficial do evento.

AGRISHOW 2010

Em sua 17ª edição, a Agrishow 2010 será realizada de 26 a 30 de abril em Ribeirão Preto-SP. A realização é da Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRP (Sociedade Rural Brasileira). A feira, também internacional, reúne agricultores, pecuaristas, empresários, estudantes, pesquisadores e profissionais de entidades de classe. Mais informações: http://www.agrishow.com.br/ .

FIEMA BRASIL - FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sediará de 27 a 30 de abril de 2010 a Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. O objetivo é oferecer tecnologias, soluções e serviços focados no meio ambiente, discutindo ideias, tendências, descobertas e aplicações do universo ambiental nos temas que serão debatidos. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) é uma das Unidades da Embrapa participantes. Clique aqui para mais informações.

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

Abaixo, uma pergunta encaminhada por leitor e, logo depois, a resposta da Embrapa.

 

Pergunta:

Caro professor Antônio Álvaro C. Purcino e demais que assinam o artigo intitulado: Milho Bt vantagens para a cadeia prudutiva e a viabilidade da coexistência,
  
Bem, a minha área é a do direito, portanto não disponho da terminologia adequada, mas tenho uma pergunta e gostaria de saber se vcs tem a mesma preocupação.
  
Tenho percebido que algumas frutas como banana e morango já não tem sementes. Há muitos anos, ao descascar uma banana ou ao olhar um morango percebia a quantidade significativa de sementes, mas hoje, não vejo mais sementes nas bananas e nos morangos. A questão é, será que a indústria de sementes modificadas um dia terá em suas mãos nossos alimentos - ou seja, se um dia existir apenas produtos geneticamente modificados a indústria poderá impor o valor que quiser pelas sementes. E ainda, imagine se, nesses casos - de domínio do transgênicos, se perder a planta original, ficaríamos sem uma espécie.
 
Portanto, a pergunta é, a minha preocupação tem sentido? ou estou sendo muito alarmista a respeito dos produtos transgênicos e das respectivas indústrias que exploram essa fatia do mercado?
 
JCarlos

Prof.Dr. José Carlos de Oliveira
Faculdade de Educação São Luis
Coordenador do Curso de Direito

Universidade Estadual Paulista -UNESP
Chefe do Departamento de Direito Público

 

Resposta:

Prezado Prof. José Carlos Oliveira,
 
O uso comercial de plantas transgênicas não vai levar ao desaparecimento das espécies silvestres que o homem usou 
inicialmente como seu alimento e, posteriormente, para desenvolver as cultivares modernas. Essas cultivares silvestres estão 
guardadas nos chamados Bancos Ativos de Germoplasma. E esses bancos de germoplasma existem no Brasil e no exterior para 
todas as culturas. No caso da Embrapa Milho e Sorgo, fazemos a manutenção de 3700 acessos de milho, 7213 acessos de sorgo 
e 1770 acessos de milheto. Hoje, o senhor não encontra mais bananas ou morangos com sementes porque atualmente o cultivo 
comercial dessas frutas é feito a partir de mudas obtidas por propagação assexuada.
  
Atencionsamente
 
Antônio Álvaro Corsetti Purcino, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

Leia aqui as edições anteriores