Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 04 - Edição 23 - Fevereiro / Março de 2010

notícias
Monitoramento das lavouras é essencial para controle de pragas, defende pesquisador

'Grão em Grão' publica série de matérias que mostra os principais agentes de controle biológico da lagarta-do-cartucho

Associados, na maioria das vezes, a prejuízos econômicos e responsabilizados por quedas na produção e na produtividade das lavouras, os insetos não podem ser taxados apenas de vilões das culturas agrícolas. Um projeto coordenado pelo pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), tenta mostrar exatamente o lado positivo da presença de alguns insetos em lavouras de milho: a capacidade de controlar naturalmente as espécies fitófagas, ou seja, aquelas identificadas como pragas e que têm a capacidade de reduzir os rendimentos da planta em função de sua alimentação ou por transmitir doenças.

 

 

Leia mais

Indicadores de sustentabilidade: ferramenta para avaliar impactos da atividade agrícola

Como saber se uma propriedade rural é sustentável? Como avaliar se as atividades desenvolvidas são viáveis economicamente, promovem bem-estar social e garantem a conservação do meio ambiente? Muitas vezes, os produtores têm impressões sobre suas práticas, mas não conseguem fazer uma análise precisa dos diversos fatores envolvidos na agropecuária.

E não são apenas os produtores que precisam entender, com clareza, o que ocorre em sua atividade. Para o governo, é de grande importância avaliar a situação de cada região produtora e, assim, poder definir estratégias e políticas públicas, a fim de fomentar o desenvolvimento.

 

Leia mais

Especialistas discutem importância da ILPF para segurança alimentar

“Fortalecer ações de intensificação em produção sustentável para segurança alimentar”. Esse é o objetivo do trabalho em parceria da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Para alcançar o objetivo e melhorar as condições de vida da população mundial, as instituições destacam a necessidade de investimentos em práticas que podem intensificar a produção de culturas e rebanhos para a alimentação humana. Nesse sentido, é considerada de extrema importância a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que possibilita aumento de produtividade e renda, enquanto reduz impactos ambientais e permite, inclusive, a recuperação de áreas degradadas.
 

 

Leia mais

BRS 810: sorgo com menor teor de lignina permite ganhos em produção de carne e leite

Um gene que confere ao sorgo maior digestibilidade e melhor conversão alimentar, com consequentes ganhos em produção de carne e leite na pecuária bovina. O gene bmr, de brown midrib, ou nervura marrom (veja detalhe na foto), foi objeto de estudo no processo de desenvolvimento da cultivar de sorgo de corte e pastejo BRS 810, recém-lançada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Com a presença de uma nervura ou listra marrom central em suas folhas, esta cultivar apresenta menor teor de lignina, um dos principais componentes da fibra vegetal e responsável pela rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques de micro-organismos e mecânicos aos tecidos vegetais. .

 

Leia mais

artigo

A melhor estratégia de adubação do milho depende do sistema de produção utilizado pelo agricultor

por Álvaro Vilela de Resende e Flávia Cristina dos Santos

Pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas de Produção da Embrapa Milho e Sorgo

Muitos agricultores e técnicos buscam definir “pacotes tecnológicos” para adubação do milho, os quais, uma vez estabelecidos, não mais precisariam de ajustes ao longo do tempo. No entanto, não é possível indicar um modelo de manejo da adubação que possa ser considerado padrão ou ideal para a cultura, sobretudo considerando a competitividade do setor e as inconstâncias do mercado de grãos e do custo de fertilizantes.
 

 

Leia mais

agenda

EXPODIRETO COTRIJAL 2010

De 15 a 19 de março, Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, sedia a 11ª edição da Expodireto Cotrijal. O objetivo do evento é instrumentalizar o agricultor com as ferramentas que necessita para tornar seu negócio viável do ponto de vista técnico e econômico. Com o formato “exposição-feira”, reúne em um único espaço empresas de agroquímicos, fertilizantes, máquinas e equipamentos, armazenagem, serviços, agentes financeiros, instituições de ensino, extensão, produção animal e meio ambiente. Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://www.expodireto.cotrijal.com.br/ .

3º CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO AMBIENTAL

Entre os dias 18 e 20 de março, Cuiabá-MT será a sede da terceira edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal. Informações em http://www.cbja2010.org.br/ .

CIÊNCIA PARA A VIDA 2010

Em sua 7ª edição, a exposição Ciência para a Vida acontecerá em Brasília-DF de 24 de abril a 2 de maio. O evento, segundo informações dos organizadores, pretende abordar a ciência por meio de atrações apresentadas em uma área de 6 mil m², cujas tecnologias serão divididas em oito ambientes. Um simpósio científico complementa a programação. Mais informações sobre o Ciência para a Vida podem ser obtidas junto à Embrapa Sede: (61) 3448-4433.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como tema “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Sua realização está prevista para 26 a 28 de maio em Brasília.

A Conferência deve ser voltada para o futuro, pensando para daqui a dez anos sobre os desafios de hoje, tais como a utilização sustentável da biodiversidade, mudanças climáticas, energia, recursos naturais, desigualdades regionais, educação científica de qualidade em todos os níveis, uso da CT para o desenvolvimento social, entre outros. Saiba mais em http://www.cgee.org.br/cncti4/

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

Abaixo, veja um e-mail recebido de um leitor em fevereiro último:

Bom dia pessoal,

A princípio parabenizo pelo excelente conteúdo do jornal Grão em Grão e gostaria que me cadastrassem como assinante do jornal de vocês. Desde já agradeço a colaboração, obrigado, at.

Weber Moreira
R&D Goiânia - Unilever Brasil

Da redação:

 

Prezado Sr. Weber,

 
Em nome de toda a equipe que produz o informativo, agradeço seus comentários.
 
Seu e-mail será cadastrado no mailing do Grão em Grão. O jornal pode ser acessado também no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao e as edições passadas em http://www.cnpms.embrapa.br/grao/index2.html .
 
Atenciosamente,
 
Guilherme F. Viana
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores