Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 04 - Edição 24 - Abril / Maio de 2010

notícias
A importância dos inimigos naturais: insetos benéficos atuam no controle da principal praga do milho

O ‘Grão em Grão’ dá sequência à série de matérias sobre agentes de controle biológico e mostra outros importantes inimigos naturais da lagarta-do-cartucho, reconhecida como principal praga do milho no continente americano. Nesta edição, vamos conhecer dois parasitoides de ovos que são comumente chamados de vespinhas.

Muitos produtores rurais veem os insetos em geral como seres nocivos. Sem conhecer as particularidades de cada um, pensam logo em eliminá-los de suas lavouras e, para isso, fazem uso de produtos químicos. Dessa forma, muitas vezes, eliminam também aqueles que são benéficos, os inimigos naturais de pragas.

 

 

 

Leia mais

Milho: investimento em tecnologia é saída para driblar preços baixos do mercado, defendem pesquisadores

Uma das novidades tecnológicas para a próxima safra brasileira de grãos será a comercialização das cultivares de milho com tolerância a herbicidas ou o milho RR, de Roundup Ready®. Do mesmo modo como na soja, a tecnologia RR permite que a cultura continue seu desenvolvimento mesmo com a aplicação de herbicidas com efeito de pós-emergência que contenham o glifosato como ingrediente ativo para controle de plantas daninhas de folhas largas e gramíneas.

 

 

Leia mais

Novas demandas para o milho e o sorgo nortearão congresso em Goiânia

Considerado um dos principais e tradicionais eventos do agronegócio brasileiro – a primeira edição foi realizada em 1950 – o XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro em Goiânia-GO. Com o tema “potencialidades, desafios e sustentabilidade”, a ênfase do congresso será nos cenários das novas demandas nos âmbitos nacional e internacional que afetarão e criarão novas oportunidades nas cadeias do agronegócio dessas culturas. Nesta edição, o Grão em Grão ouviu o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Ivan Cruz, que também é presidente da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), entidade promotora do evento. Na entrevista, o pesquisador fala sobre os objetivos do congresso, que é realizado de dois em dois anos, e discute dois dos principais aspectos que serão tratados: biotecnologia e plantas geneticamente modificadas.

Leia mais

Semana de Integração Tecnológica oferece ampla variedade de cursos em sua terceira edição

Uma programação diversificada e repleta de informações para pessoas que se interessam por temas relacionados ao desenvolvimento da agropecuária, à preservação do meio ambiente e ao bem estar social. Assim pode se tentar resumir a proposta de um evento que assume cada vez maiores proporções na Região Central de Minas Gerais: a SIT (Semana de Integração Tecnológica), que tem sua terceira edição entre os dias 17 e 21 de maio na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). São mais de 40 cursos, seis dias de campo, além de seminário de desenvolvimento regional e inovação tecnológica no agronegócio e um encontro sobre inovação do milho.

 

 

 

Leia mais

artigo

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho

por Antônio Marcos Coelho

Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas de Produção da Embrapa Milho e Sorgo

Atualmente, pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes no manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho refere-se à época de aplicação e à necessidade de seu parcelamento. Para a tomada de decisão por parte do agricultor, alguns pontos devem ser considerados. O primeiro está relacionado com a demanda de nitrogênio (N) pelo milho durante o seu desenvolvimento. A absorção de N pelo milho é intensa no período que vai dos 40 dias após a semeadura (elongação, estádio V6-folhas) até o florescimento masculino (emissão do pendão), quando a planta absorve mais de 70 % da sua necessidade total. O segundo aspecto diz respeito às doses de N a serem aplicadas. Doses de N superiores a 120 kg/ha exigem maiores cuidados no manejo. O terceiro aspecto refere-se ao potencial de perdas por lixiviação em função da textura do solo (arenoso ou argiloso) e à presença de impedimentos físicos e químicos que reduzem a profundidade efetiva de exploração do perfil do solo pelas raízes. Assim, a observação destes pontos possibilitam várias alternativas de épocas de aplicação de N na cultura do milho como, por exemplo, a aplicação antes da semeadura, durante a semeadura e após a semeadura, nos estádios que vão da emergência até o florescimento.

Leia mais

agenda

CAPACITAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

De 24 a 28 de maio, será oferecida capacitação básica em Educação Ambiental na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP). O curso tem como objetivos abordar os principais conceitos ecológicos, a partir de uma visão sistêmica do funcionamento da natureza, e fornecer ferramentas conceituais para entendimento dos problemas ambientais, a fim de subsidiar os treinandos para o gerenciamento adequado dos recursos naturais.

As inscrições podem ser feitas  mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível em www.funarbe.org.br/educambiental. A taxa cobrada inclui certificado, cafés e traslado para o almoço. O valor é de R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais) para professores e estudantes e R$ 300,00 (trezentos reais) para outras categorias.  Saiba mais em: www.cnpma.embrapa.br/sac.

 

I CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS

A cidade de Salvador, na Bahia, vai sediar o I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos entre os dias 8 e 11 de junho. O evento pretende reunir mais de 800 especialistas de todas as instituições que atuam na área de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.

Além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, o Congresso também tem como objetivo divulgar a importância de conservar e usar corretamente os recursos genéticos para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras. Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas no site: http://www.recursosgeneticos.com.br/.

 

XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

Com o tema “Novos Caminhos para a Agricultura Conservacionista no Brasil”, a XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água será realizada na cidade de Teresina, Piauí, entre os dias 8 e 13 de agosto. O evento irá promover discussões acerca dos grandes problemas da conservação do solo no país e das estratégias inovadoras para tornar a agricultura brasileira progressivamente mais produtiva e sustentável.

Para saber mais, acesse  www.cpamn.embrapa.br ou ligue (86) 3089-9101.

VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

 

De 23 a 25 de junho, ocorre o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, em São Luís, Maranhão. O evento tratará das seguintes linhas temáticas: experiências com metodologias inovadoras, sistemas de produção sustentáveis, manejo de recursos naturais e serviços ecossistêmicos, extrativismo e desenvolvimento territorial.

 

Informações e inscrições em: www.cnpat.embrapa.br/sbsp/.

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores