Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 04 - Edição 25 - Junho / Julho de 2010

notícias
Série sobre inimigos naturais da lagarta-do-cartucho mostra insetos que parasitam a principal praga do milho

Na série de matérias sobre agentes de controle biológico da principal praga do milho no continente americano, a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), o Grão em Grão mostra, nesta edição, os agentes denominados parasitoides de lagartas, insetos que parasitam lagartas ou pupas da praga. A planta de milho pode ser utilizada como local para postura da mariposa e também como alimento para as lagartas desde a sua emergência até a fase reprodutiva, quando o milho está na fase de grãos ainda leitosos.

 

Leia mais

Técnica que aumenta produtividade das lavouras e protege o meio ambiente recebe incentivo para propagação

Uma prática agrícola utilizada há mais de 2.000 anos por gregos, romanos e chineses tem se tornado cada vez mais importante na atualidade. O objetivo é aumentar a produção das lavouras a partir da melhoria da fertilidade do solo sem dependência de insumos externos à propriedade. Trata-se da adubação verde, técnica que contribui com a conservação ambiental.
 



 

Leia mais

Resultados de concurso mostram potencial da região Central mineira na produção de milho

Análises dos resultados do último concurso de produtividade do milho na região Central de Minas Gerais na safra 2009/2010 indicam incrementos no nível tecnológico utilizado pelos produtores e consequentes aumentos no rendimento de grãos e na qualidade do produto colhido, apesar de ainda haver deficiências em algumas etapas do processo produtivo. A conclusão é de pesquisadores e analistas da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e de agrônomos da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), responsáveis pela realização anual do concurso, cuja primeira edição foi na safra 2005/2006. 

 

 

Leia mais

Semana de Integração Tecnológica promove a união de saberes

Divulgação de informações, troca de experiências e integração de diferentes conhecimentos. Este foi o principal resultado da III SIT (Terceira Semana de Integração Tecnólogica) realizada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) em maio.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento reuniu pesquisadores, produtores rurais, técnicos de extensão, universitários e profissionais liberais. Durante cinco dias, cerca de 1.100 pessoas participaram das diversas atividades oferecidas. Foram 45 cursos, seis dias de campo, além de um seminário de desenvolvimento regional e inovação tecnológica no agronegócio.

 

 

 

Leia mais

artigo

Enfezamentos: doenças do milho disseminadas por inseto

por Elizabeth de Oliveira Sabato e Charles Martins de Oliveira

Pesquisadora do Núcleo de Biologia Aplicada da Embrapa Milho e Sorgo e pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF)

Os enfezamentos podem passar desapercebidos em lavouras de milho quando sua incidência é baixa, com poucas plantas doentes distribuídas ao acaso na área, mas sempre causam redução na produção. Quando a incidência dos enfezamentos é alta, os prejuízos são severos, pode haver perda total da produção, e não há como não notar o fato.

Os enfezamentos do milho são doenças causadas por microrganismos denominados molicutes, que são transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis. Esse inseto-vetor só se alimenta e se reproduz em plantas de milho, ocorrendo em praticamente todas as regiões produtoras de milho no Brasil.


 

Leia mais

agenda

CURSO HOMEOPATIA NA AGRICULTURA ORGÂNICA

De 31 de julho a 28 de novembro, o curso "Homeopatia na Agricultura Orgânica" será oferecido pelo Departamento de Fitotecnia da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e tem o apoio da Comissão de Produção Orgânica no Estado de Minas Gerais, da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, da Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e da Fead (Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. O objetivo é partilhar o conhecimento sobre o uso da homeopatia em plantas e sua aplicação no sistema orgânico de produção, além de apresentar resultados de pesquisa, aspectos legais e certificação orgânica e ambiental. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Estudos Administrativos em Belo Horizonte-MG. Mais informações: (31) 3250-0439 ou organicos-mg@agricultura.gov.br .

 

ESPECIALIZAÇÃO EM MANEJO DO SOLO

O Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) oferecerá em Piracicaba-SP a partir de 13 de agosto mais uma edição do curso de especialização em Manejo do Solo. A capacitação tem por objetivo abordar e discutir as bases teóricas e as práticas de manejo necessárias para uma produção agrícola sustentada, além de promover intercâmbio entre profissionais dos setores de pesquisa e de produção agropecuária. As aulas serão realizadas uma vez por mês, de agosto de 2010 a junho de
2012. Outras informações podem ser obtidas na Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) pelo e-mail: cdt@fealq.org.br ou pelo telefone (19) 3417-6604.

 

CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA

Mato Grosso abrirá suas portas para o 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, a ser realizado no período de 15 a 19 de agosto no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT.

O Congresso busca promover a difusão e discussão de resultados de pesquisas sobre o manejo adequado de doenças de plantas e também o alinhamento das atividades de pesquisa, ensino e extensão em Fitopatologia com as reais necessidades do setor produtivo.

Mais informações: http://www.fito2010.com.br/ .

XVIII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

 

Considerado um dos principais e tradicionais eventos do agronegócio brasileiro – a primeira edição foi realizada em 1950 – o XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro em Goiânia-GO. Com o tema “potencialidades, desafios e sustentabilidade”, a ênfase do congresso será nos cenários das novas demandas nos âmbitos nacional e internacional que afetarão e criarão novas oportunidades nas cadeias do agronegócio dessas culturas.

 

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site www.abms.org.br/congresso2010/ .

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores