Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 04 - Edição 26 - Agosto / Setembro de 2010

notícias
Ações para aumentar produtividade do milho enfocam características regionais

O milho é cultivado em todas as regiões do Brasil. E, assim como variam os sotaques, costumes e paisagens, também as condições desta cultura se alteram nas diferentes localidades. O cereal apresenta um alto potencial produtivo, mas as médias nacionais de produtividade ainda são muito baixas, frequentemente em torno de 3,5 toneladas por hectare. 

 

 

 

Leia mais

Integração entre tecnologias mostra resultados satisfatórios em sistema de produção orgânica

Um sistema agrícola que integra técnicas orgânicas de produção tem apresentado resultados promissores na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Implantado em uma área de aproximadamente 15 hectares, na Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica, também chamada Fazendinha Orgânica, são desenvolvidos experimentos com a cultura do milho e feijão e avaliações de cultivares de arroz que melhor se adaptam ao sistema.

 


 

Leia mais

Cooperação internacional: projeto leva técnicas de cultivo de milho a produtores da Guiana

Tecnologias desenvolvidas no Brasil ultrapassam fronteiras para contribuir com a agricultura da Guiana. Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) foram ao país vizinho no último mês de julho, a fim de realizar assessoria em sistemas de produção e cultivo de milho.

 

 

 

Leia mais

Recorde de participantes e apresentação de trabalhos inéditos são expectativas para Congresso de Milho e Sorgo

A comissão organizadora da 28ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro no Centro de Eventos e Cultura da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, espera reunir mais de mil participantes e apresentar 617 trabalhos científicos inéditos na forma de pôsteres, que serão distribuídos em 12 grandes temas, desde as tradicionais áreas da pesquisa, como biotecnologia, ecofisiologia, entomologia, fitopatologia, fitotecnia e genética, até a área de logística, mecanização, industrialização e socioeconomia.

 

 

Leia mais

artigo

Avaliação molecular da macho-esterilidade citoplasmática em milho

por Sílvia Neto Jardim Belicuas e Lauro José Moreira Guimarães

Pesquisadores do Núcleo de Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares da Embrapa Milho e Sorgo

A reprodução sexual em milho é um processo que envolve a expressão de genes específicos em células do tecido reprodutivo masculino e feminino da planta. Assim, alterações em qualquer fase desse processo podem levar à falta de fertilidade. A macho-esterilidade ocorre quando não há a produção de gametas masculinos viáveis, apesar de os órgãos florais femininos e as estruturas vegetativas não apresentarem qualquer anomalia. .


 

Leia mais

agenda

SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM NÃO LEGUMINOSAS

O 12° Simpósio Internacional em Fixação Biológica de Nitrogênio em Não Leguminosas (12° ISBNFNL) será realizado em Búzios, Rio de Janeiro, de 3 a 8 de outubro. Paralelamente ao simpósio, acontecerá uma Exposição de produtos para laboratórios e pesquisas em diferentes áreas da fixação biológica de nitrogênio e que envolvem desde aspectos microbiológicos, produção de inoculantes, agroenergia, genômica e proteômica e biotecnologia. Junto com 12° ISBNFNL será realizado o 2° INCT - Simpósio em Fixação Biológica de Nitrogênio. O INCT é o único Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia em Fixação Biológica de Nitrogênio apoiado pelo governo brasileiro. Para mais informações, acesse http://www.isbnfnl2010.org/ .

CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL

Este ano, a capital mineira irá sediar, simultaneamente, dois eventos de grande porte: o 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel e o 4º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. Também, no mesmo período, irá acontecer a Feira de Inovação Tecnológica do Estado de Minas Gerais – Inovatec. Com o tema “Inovação Tecnológica e Qualidade”, os Congressos irão constituir o principal evento científico brasileiro ligado à cadeia produtiva do biodiesel e que possuem em sua comissão organizadora os professores da Universidade Federal de Lavras Pedro Castro Neto, Rafael Silva Menezes e Antônio Carlos Fraga. Os eventos serão realizados no Expominas, na Avenida Amazonas, na região da Gameleira, em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 8 de outubro de 2010. Informações: http://oleo.ufla.br .

III WORKSHOP DE EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS DE PLANTAS

A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sediará de 10 a 12 de outubro o III Workshop de Epidemiologia de Doenças de Plantas. O objetivo é o compartilhamento e discussão de novas técnicas e abordagens, de resultados experimentais de estudos de casos em pesquisa epidemiológica de doenças de plantas, para o público atuante em pesquisa e ensino de Epidemiologia Vegetal, com vistas à disseminação de conhecimentos e aperfeiçoamento de métodos, buscando maior eficiência no manejo de doenças e aumento da competitividade da produção agrícola. Clique aqui para mais informações.
 

XVIII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

 

Considerado um dos principais e tradicionais eventos do agronegócio brasileiro – a primeira edição foi realizada em 1950 – o XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo será realizado de 29 de agosto a 02 de setembro em Goiânia-GO. Com o tema “potencialidades, desafios e sustentabilidade”, a ênfase do congresso será nos cenários das novas demandas nos âmbitos nacional e internacional que afetarão e criarão novas oportunidades nas cadeias do agronegócio dessas culturas.

 

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site www.abms.org.br/congresso2010/ .

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores