Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 04 - Edição 27 - Outubro / Novembro de 2010

notícias
Tecnologias impulsionam produção de sorgo em Minas Gerais

A produção mineira de sorgo em 2010 está estimada em 293,3 mil toneladas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O volume é 8,21% maior do que o da safra anterior. Análise feita pela Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento aponta o aumento da produtividade como o principal fator para o bom desempenho da cultura. 

 

 

Leia mais

Na espreita das águas para plantar o milho

Como é típico do mineiro, agricultores de todo o país vêm assuntando tanto a conjuntura econômica quanto as previsões climáticas para iniciar, definitivamente, o plantio da safra de verão de milho. Em Minas Gerais, São Pedro é quem vai determinar o início da semeadura, já que as chuvas ainda não caíram de vez. No Estado, a maioria dos produtores, por segurança, está esperando “a próxima chuva” para semear o solo. Essa situação é explicada pelo La Niña, fenômeno meteorológico marcado por chuvas intensas e bastante irregulares no início da estação chuvosa, segundo o pesquisador Wiiliams Pinto Marques Ferreira, da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Leia mais

Departamento de Transferência de Tecnologia deverá estimular adoção das pesquisas da Embrapa pela sociedade

Experiências bem-sucedidas, casos de sucesso, novas metodologias e um senso em comum: a importância do trabalho em rede entre as Unidades da Embrapa no processo de transferência de tecnologias. Essas foram as principais conclusões do Encontro de Transferência de Tecnologia da Região Sudeste realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) no final de outubro. Envolvendo 10 Unidades de Pesquisa e duas Unidades Centrais da Embrapa, o evento apresentou algumas diretrizes no processo de TT: a elaboração de planos de marketing, o fortalecimento das Unidades na gestão de tecnologias e a criação de uma rubrica específica para a área, criando independência e mais autonomia para a realização de atividades afins.

Leia mais

Profissionais buscam alternativas de destinação adequada para cama de frango

O que fazer com a cama de frango descartada pelos aviários? Como deve ser o manejo e qual é a destinação adequada para o material? Desde 2004, o uso da cama de frango como alimento para o gado foi proibido no Brasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Instrução Normativa nº 8, de 25/03/2004, proibiu “em todo o território nacional a produção, a comercialização e a utilização de produtos destinados à alimentação de ruminantes que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal”.

 

 

 

Leia mais

artigo

Manejo de pragas iniciais de milho convencional e milho Bt

por Ivan Cruz

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Fitossanidade da Embrapa Milho e Sorgo

Apesar da disponibilidade de estratégias para o manejo de pragas na cultura do milho, ainda existe dificuldade de implantação de programas, até mesmo para a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, que, apesar do grande avanço nas pesquisas, ainda causa elevados prejuízos ao agricultor. Controle químico ou biológico são eficazes, quando aplicados na época adequada. O monitoramento de adultos da praga, através de armadilha contendo feromônio sexual sintético, favorece a tomada de decisão. Esse acompanhamento tem apontado a presença constante dessa praga em diferentes regiões produtoras de milho, com maior incidência na fase inicial de desenvolvimento da planta. Áreas sem o monitoramento com armadilha de feromônio, e/ou sem a técnica apropriada, geralmente levam à utilização de medidas de controle tardias, e, portanto, de baixa eficácia para esta praga. Grande população da praga pode pôr em risco, inclusive, a eficácia de uma cultivar de milho Bt.

Leia mais

agenda

II SIMPÓSIO SUL MINEIRO DE PLANTIO DIRETO E VI CICLO DE PALESTRAS EM PLANTIO DIRETO

A Ufla (Universidade Federal de Lavras) sediará entre os dias 26 e 28 de outubro os dois eventos, que terão a participação de pesquisadores de diversas instituições de pesquisa. A palestra de abertura abordará o tema "Manejo de Doenças sob Sistema de Plantio Direto" e será proferida pelo pesquisador Luís Henrique Carregal, da Fesurv (Universidade de Rio Verde-GO). Da Embrapa Milho e Sorgo, participam os pesquisadores Ramon Costa Alvarenga, que debaterá sobre integração lavoura-pecuária, Álvaro Vilela de Resende (agricultura de precisão no manejo da fertilidade do solo no Sistema de Plantio Direto) e José Aloísio Alves Moreira, que apresentará minicurso sobre o manejo de espécies para cobertura vegetal. Mais informações pelo e-mail nespd.ufla@gmail.com ou pelo telefone (35) 9128-0548.

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: O PAPEL DA CIÊNCIA DO SOLO NA PRODUÇÃO VEGETAL SUSTENTÁVEL

Alunos de graduação, pós-graduação da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e de outras universidades e instituições de pesquisa, principalmente de Minas Gerais, bem como pesquisadores e profissionais de áreas afins, compõem o público-alvo do evento, que acontecerá no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, da UFV, entre os dias 3 e 6 de novembro. Clique aqui para mais informações.

CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE CLASSIFICADORES DE MILHO/SOJA

Curso oficial, homologado pelo Ministério da Agricultura, direcionado para engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas ou em Agricultura ou em Agropecuária que possuam Crea ou classificadores já registrados no cadastro geral de classificação do Ministério da Agricultura. Os participantes aprovados receberão o certificado e a carteira de classificador oficial emitidos pelo Ministério da Agricultura. O curso acontecerá na cidade de Assis Chateaubriand, no Paraná, de 3 a 13 de novembro. Mais informações pelo e-mail clavegetal@terra.com.br ou pelo telefone (41) 3365-6535.

AVISULAT 2010

O Aviculat 2010 - II Congresso Sul-Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, Feira de Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Máquinas e Implementos Agrícolas, será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010 em Bento Gonçalves-RS, onde os setores envolvidos têm como perspectiva estarem em plena atividade e manutenção dos volumes de produção e comercialização de carne de aves, suínos e laticínios. Mais informações em http://www.avisulat.com.br/ .

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Carlos de Oliveira (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores