Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 05 - Edição 29 - Abril de 2011

notícias
Semiárido recebe incentivos para expandir cultura do sorgo

A cultura do sorgo, notadamente mais tolerante a altas temperaturas e mais eficiente na absorção de água e nutrientes do solo se comparado ao milho, vem recebendo estímulos na região Semiárida brasileira. No entanto, o plantio do sorgo equivale a pouco mais de 5,5% da área cultivada com o milho, índice que, segundo engenheiros agrônomos da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), comprovam o desconhecimento da cultura por parte da maioria dos agricultores.

 

 

Leia mais

 

 

 

Ensaio nacional garante produtividade e adaptação das cultivares de milho

Com o objetivo de avaliar as cultivares de milho desenvolvidas por instituições de pesquisa, sejam públicas ou privadas, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) coordena os Ensaios Nacionais de Cultivares de Milho nas principais regiões produtoras do cereal. O objetivo é auxiliar as próprias empresas que possuem programas de melhoramento genético, técnicos da assistência técnica e agricultores na escolha de cultivares mais adaptadas, avaliando aspectos como produção, produtividade e outros aspectos agronômicos, como altura de plantas, altura de inserção de espigas e florescimento.

 

 

Leia mais

 

SIT chega em sua quarta edição

Será no dia 13 de maio a abertura da quarta edição da Semana de Integração Tecnológica, evento promovido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e direcionado a um público interessado em temas ligados ao desenvolvimento rural, à preservação do meio ambiente e à promoção do bem estar social. A realização da 4ª SIT (veja logomarca do evento ao lado) se estende durante a semana de 16 a 20 de maio, com uma série de atividades que serão oferecidas na área da Embrapa Milho e Sorgo.

 

Leia mais

 

 

Cooperação internacional leva conhecimento da Embrapa a países africanos

 A transferência de conhecimentos que possam ser úteis aos sistemas de produção de milho e em projetos de pesquisa desenvolvidos por países africanos foram os principais pontos abordados durante uma semana de palestras e dias de campo oferecidos em abril pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a 49 técnicos em Agricultura de diversos países da África. Segundo o chefe-geral da Unidade, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, uma segunda oferta de cursos deverá acontecer ainda no segundo semestre deste ano, atendendo às expectativas.

 

 

Leia mais

artigo

Adubação com fósforo a taxa variável em superfície é de fato agricultura de precisão?

por Álvaro Vilela de Resende

Pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas da Embrapa Milho e Sorgo

A proporção de áreas manejadas com amostragem georreferenciada do solo e com adubação a taxa variável vem aumentando de forma impressionante nas últimas safras de grãos no Brasil. Estima-se que algo entre 3 e 4 milhões de hectares de lavouras anuais estejam sendo trabalhados com esse tipo de aplicação da agricultura de precisão no País. Em princípio, tal situação pode ser interpretada como um reflexo do avanço tecnológico associado ao conhecimento acumulado acerca do manejo da fertilidade dos nossos solos. Entretanto, uma análise mais criteriosa suscita questões que ainda não estão bem resolvidas.

 

Leia mais

agenda

IV REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL

A IV Reunião de Biofortificação no Brasil está confirmada para o período de 10 a 15 de julho no centro de convenções do Rio Poty Hotel, em Teresina. São esperados pelo menos 200 participantes entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que são membros da rede de biofortificação no Brasil, América Latina e Estados Unidos; ligados à cadeia de produção do arroz, abóbora, feijão, feijão-caupi, mandioca, milho, batata-doce e trigo. Mais informações em http://biofort.ctaa.embrapa.br/ .

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES

Com o tema "A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade", a programação do evento abrangerá palestras, painéis, sessão pôster, além do show room tecnológico com exposição de estandes de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins. A programação do Congresso contempla também o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que serão realizados no último dia do evento. Informações aqui.

 

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Maria José Vilaça de Vasconcelos (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores