Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 01 - Edição 2 - Novembro de 2007

Importância antropológica e econômica do milho é contada em banco de germoplasma

O diálogo entre a antropologia e a ciência aplicada se manifesta na coleção de germoplasma de milho, sorgo e milheto da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Berço dos programas de melhoramento genético das três culturas e de preservação de espécies milenares originárias do México que deram origem ao milho, o BAG (Banco Ativo de Germoplasma) reúne em uma câmara com temperatura inferior a 10ºC mais de 3.700 diferentes cultivares embaladas em sacos de algodão de Zea mays, nome científico de um dos cereais mais cultivados em todo o mundo.

 

Leia mais

 

Zoneamento de riscos climáticos permite economia aos produtores

O produtor rural chega a uma agência bancária e solicita um empréstimo para cobrir as despesas com a safra que se aproxima. Comprar semente, adubar a terra, fazer o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, colher e armazenar não fica barato. O jeito é recorrer ao banco mais próximo e pegar aquele dinheirinho, pagando juros nem sempre pequenos. Essa continua sendo uma cena comum no meio rural brasileiro. 

 

 

Leia mais

 

Integração lavoura-pecuária-floresta: mais grãos, mais pastagem, mais energia

O dinamismo e a característica de exploração intensiva dos sistemas de integração lavoura-pecuária possibilitou a inclusão de mais um componente na atividade – a silvicultura – e produtores e empresas começam a colher os primeiros resultados. Defendida por pesquisadores e entusiastas que comprovaram na prática as vantagens da sinergia entre a consorciação de culturas agrícolas e pastagens, os sistemas mistos de exploração que incluem espécies florestais – em especial o eucalipto – permitem que o solo seja explorado de forma vantajosa, otimizando seu potencial produtivo, e com retorno econômico mais eficiente.

Leia mais

Milheto continua pouco conhecido

A cultura do milheto ainda é desconhecida por boa parte da população brasileira, inclusive no meio rural. Os números extra-oficiais dão conta de que ela é plantada em mais de 4 milhões de hectares no país, com destaque para o Centro-Oeste. Mas, seja por falta de melhor e mais direcionada divulgação ou por uma fiscalização ainda falha quanto à procedência das sementes, essa cultura não mostrou todo seu potencial no campo.

 

Leia mais

sua visão

Veja comentários de leitores sobre o lançamento em outubro do jornal eletrônico Grão em Grão. Envie também suas sugestões e cadastre-se para recebê-lo: ace@cnpms.embrapa.br.

Recebemos o informativo Grão em Grão e parabenizamos pela iniciativa. Caso julgue conveniente indicamos o site do Incra/MG para a seção Links Úteis, pois o mesmo oferece uma gama de informações para produtores rurais e proprietários de imóveis rurais. Assessoria de Comunicação Incra/MG.

Parabéns pelo novo Jornal Grão em Grão. Walter Meirelles, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) cedido para a Embrapa Soja (Londrina-PR).

Parabéns pela iniciativa. Gostei muito do Grão em Grão. Carlos Augusto, Portal Agrosoft.

Parabéns a toda a equipe pelas mudanças feitas no Grão em Grão. Ficou muito melhor. Só não gostei muito de ver o editorial no meio do veículo. Ficou estranho. Talvez ele pudesse ocupar o primeiro quadrante direito. E a periodicidade, será mesmo mensal? Robinson Cipriano, jornalista da ACS (Assessoria de Comunicação Social) da Embrapa (Brasília-DF).

Bom jornal. Parabéns Clenio e Guilherme. Jorge Reti, assessor de imprensa da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP).

eventos

I SIMPÓSIO SOBRE MANEJO DE PLANTAS DANINHAS DO SEMI-ÁRIDO

Desenvolver estratégias para o manejo de plantas daninhas na condição do clima semi-árido com foco na sustentabilidade dos sistemas agrícolas é o principal objetivo do evento, que acontece de 15 a 17 de novembro em Mossoró-RN. A promoção é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas e de duas Unidades da Embrapa: Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Informações: www.ufersa.edu.br/spdaninhas .

 

 

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL AMAZÔNICO SOBRE PLANTAS DANINHAS

Inédito nos estados da Amazônia Legal brasileira, o simpósio irá tratar do manejo de plantas daninhas em países como Colômbia, Venezuela e Chile. O evento acontece de 20 a 22 de novembro em Belém-PA e também é uma promoção da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas. A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e a Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) são parceiras na organização. Mais informações no site da SBCPD: www.sbcpd.org.

 

IX SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA

Acontece de 26 a 28 de novembro em Dourados-MS. O evento, que tem a parceria da Embrapa Milho e Sorgo, é uma promoção da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) e uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Informações: www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha ou (67) 3424-5788

II CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL

Entre os dias 27 e 29 de novembro na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio em Brasília-DF. A realização é da Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica) e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Informações pelo e-mail congresso.rbtb@abipti.org.br ou pelo telefone (61) 3273-0469. As inscrições podem ser feitas no site www.2congresso.rbtb.abipti.org.br .

artigo

Perspectivas para a safra de milho 2007/08

por João Carlos Garcia - Pesquisador da área de economia agrícola da Embrapa Milho e Sorgo

Estamos prestes a iniciar mais um ciclo de produção de milho no Brasil, que vem após uma das mais favoráveis condições encontradas pelos produtores de milho. A safra de 2006/07 foi muita beneficiada por condições climáticas favoráveis, o que possibilitou a obtenção de altas produtividades nos mais variados sistemas de produção utilizados pelos agricultores.

Leia mais

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos: Arquivo Embrapa Milho e Sorgo e ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

Leia aqui as edições anteriores