Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 05 - Edição 31 - Setembro de 2011

notícias
Aumento da produtividade de milho depende da profissionalização do setor produtivo

É possível obter altas produtividades de milho, acima das 14 toneladas por hectare, utilizando práticas sustentáveis e aumentar a média brasileira, hoje em torno das 4,5 toneladas? De acordo com estudos conduzidos por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) tendo como referência produtores de milho em todas as regiões brasileiras, é uma meta possível de ser alcançada. “Não é utopia”, sustenta José Carlos Cruz, da área de Fitotecnia da Empresa. Segundo ele, em levantamentos feitos a partir de 2009 em 1095 lavouras de milho, foram registrados rendimentos superiores a 12 toneladas por hectare em 326 propriedades, sendo que a maior produtividade foi de 16,53 toneladas.
 

 

Leia mais

Práticas permitem racionalizar uso de fertilizantes e reduzir custos de produção

Os gastos com fertilizantes representam de 30 a 40% dos custos variáveis de produção de grãos no Brasil. Nesse cenário, práticas e recomendações que promovam o uso mais eficiente de nutrientes são estratégicas para garantir a competitividade do agricultor.

Dados de pesquisas recentes fornecem indicativos de que há oportunidades para racionalizar o uso de fertilizantes, com maior eficiência técnica e econômica. 

 

 

Leia mais

 

Pesquisador apresenta estratégias para economizar água e energia em sistemas irrigados

Os benefícios do sistema de plantio direto já são amplamente discutidos em fóruns e em eventos especializados. Por outro lado, uma nova abordagem – relacionada à economia de água e de energia elétrica em sistemas agrícolas irrigados – vem sendo apresentada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Trata-se de um manejo adequado da irrigação para a cultura de grãos no sistema de plantio direto aliado à  cobertura do solo.

 

Foto: João Klutcousky / Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO)

 

Leia mais

 

 

Evento enfoca ocorrência e manejo de plantas daninhas na região amazônica

No período de 20 a 22 de setembro, será realizado o III Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas, em Cuiabá, Mato Grosso. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir temas de relevância sobre a biologia e o manejo das plantas daninhas nos sistemas agrícolas da região amazônica.

 

 

 

 

Leia mais

artigo

Incidência de pragas na safra de milho

por Ivan Cruz

Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo da área de Entomologia

Na safra 2010/2011, a incidência de insetos fitófagos em milho não foi tão preocupante, principalmente no que diz respeito à lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, devido à entrada do milho Bt no mercado. Por conta da disponibilidade comercial de diferentes materiais genéticos, e, portanto, com graus variados de ação sobre a praga, a população de lagartas não chegou a causar impactos negativos na produtividade, indicando a eficiência da tecnologia dos transgênicos. 

 

Leia mais

 

agenda

 

SEMINÁRIO TEMÁTICO DE SORGO SACARINO

A crescente recomendação do sorgo sacarino como cultivo alternativo à cana-de-açúcar na entressafra dessa cultura motivou a organização do Seminário Temático de Sorgo Sacarino, que será realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), nos dias 20 e 21 de setembro.
 


Serão apresentadas palestras, partindo de três núcleos temáticos principais: 1) Inserção do sorgo sacarino em áreas de cana-de-açúcar no Brasil, panorama geral do sorgo sacarino e melhoramento genético da espécie; 2) Sistemas de produção de sorgo sacarino; e 3) Cultivares de sorgo sacarino.



Também serão propostos temas para as discussões de grupos de trabalho, que, ao final do seminário, apresentarão conclusões e perspectivas para o cultivo do sorgo sacarino.



Para mais informações, acesse: http://www.cnpms.embrapa.br/folder_sorgo_sacarino.pdf .
 

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1272.

Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

a embrapa responde

 

Use o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo; Faped

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Fotos desta edição: Arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Maria José Vilaça de Vasconcelos (chefe-adjunta de Administração)

   

 

Leia aqui as edições anteriores