Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 01 - Edição 3 - Dezembro de 2007

Milho: sucesso da safrinha depende da postura do agricultor

O período da segunda safra do milho, cujo plantio é indicado para a partir do início de janeiro até o final de fevereiro, seguindo as recomendações do zoneamento de riscos climáticos, ferramenta do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), exige cuidados específicos provocados pela época de semeadura e pelas peculiaridades de cada região. “O ambiente da safrinha é bastante distinto da safra de verão. As condições ambientais, como seca e frio, afetam a fase vegetativa do milho, o florescimento e o enchimento de grãos, etapas determinantes para se obter altas produtividades e uma produção satisfatória”, descreve Paulo César Magalhães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

 

Leia mais

Milho pipoca tem potencial ainda a ser explorado

A pipoca é um ótimo acompanhante nos momentos de lazer. Assistir a um filme no cinema ou a algum programa de televisão em casa comendo pipoca são alguns dos programas preferidos de muitos brasileiros. Seja feita em microondas ou estourada direto na panela, é um alimento que agrada crianças, adultos e idosos, homens e mulheres.

Poucas empresas trabalham com milho pipoca no Brasil. Entre as instituições públicas que desenvolvem novas cultivares, estão o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e a Embrapa Milho e Sorgo.

 

 

Leia mais

Agritempo ajuda agricultor a ter sucesso na lavoura

Já se foi o tempo em que o agricultor plantava sua lavoura e ficava rezando para que chovesse na hora certa e na quantidade necessária. Arriscar não é mais um verbo tão praticado como foi durante muitos anos. Hoje existe a possibilidade de se saber, com um grau de certeza muito bom, a época mais recomendada para plantio de diversas culturas agrícolas. E mais: como e quando manejar corretamente as lavouras.

As informações originadas pelo zoneamento de riscos climáticos, associadas a outras variáveis que influenciam no sucesso da plantação, formam a base do Agritempo, o Sistema de Monitoramento Agrometeorológico disponível no endereço www.agritempo.gov.br.

Leia mais

Sorgo e milheto têm potenciais genéticos preservados em banco de germoplasma

Sorgo e milheto. Duas culturas que ocupam, respectivamente, a quinta e a sexta posição entre os cereais mais importantes do mundo. Originários da África, o sorgo e o milheto são utilizados na alimentação humana por diversas populações, além das duas plantas serem a matéria-prima em inúmeras atividades agropecuárias. Mais resistentes à seca e mais adaptados a solos de baixa fertilidade que outros cereais como o milho, por exemplo, o sorgo e o milheto ainda buscam reconhecimento entre os atores responsáveis pela expansão da fronteira agrícola, seja em cultivos específicos para diversas finalidades ou na potencialidade que eles têm para o sistema de rotação de culturas.

Leia mais

sua visão

Em sua terceira edição, diversos leitores ainda têm enviado opiniões sobre o jornal eletrônico Grão em Grão. Veja alguns desses comentários Envie também suas sugestões e cadastre-se para recebê-lo: ace@cnpms.embrapa.br.

(...) Muito bacana o "Grão em Grão". Excelente canal virtual para divulgação do que é feito na unidade da Embrapa de Sete Lagoas. Para nós setelagoanos é muito bom poder conhecer os importantes projetos que são desenvolvidos em nossa cidade. Parabéns. Renato Alexandre, Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Sete Lagoas-MG.

Belo produto! Sônia Araripe, jornalista da revista Plurale.

Gostei muito do informativo, especialmente do desenho da página quando visualizamos a matéria inteira. Também o conteúdo está interessante. (...) Abraço à equipe e parabéns! Valéria Costa, jornalista da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF).

Fico satisfeita ao tomar conhecimento do novo jornal da Embrapa e gostaria sim de recebê-lo. Parabéns aos responsáveis por mais esta iniciativa! Maria Elisa Zagatto Paterniani, IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

Ainda não tinha visto o novo jornal. Parabéns pela iniciativa! Gostei do visual e as matérias continuam interessantes, rendendo boas pautas. Vanessa Fagundes, Assessoria de Comunicação Social da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).

Amigos do CNPMS e em especial da ACE: parabéns pelo jornal Grão em Grão. Eu sou um ex-empregado que quer continuar a saber das coisas da Embrapa. Um abraço. Aluízio José da Mata, funcionário aposentado da Embrapa Milho e Sorgo.

Obrigada pela inclusão do meu nome na lista para recebimento do Grão em Grão. Aproveito para parabenizá-los pela iniciativa e pela qualidade das notícias, que certamente serão de grande importância para a comunidade. Mônica Campolina, Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

 

A equipe do jornal Grão em Grão deseja a todos os seus leitores um Natal de muita alegria e um 2008 repleto de realizações. Boas festas!

 

eventos

FEIRA INTERNACIONAL DE AVICULTURA E DE RAÇÕES ANIMAIS

Três eventos ligados à cadeia produtiva do milho acontecem simultaneamente de 23 a 25 de janeiro de 2008 em Atlanta, nos Estados Unidos: Feira Internacional de Avicultura, Feira Internacional de Rações Animais e a Conferência Internacional de Alimentação de Animais Domésticos. Os eventos são promovidos pela Câmara de Comércio Brasil / Estados Unidos. Mais informações no site /www2.focusbrazil.org.br/sitebr/index.htm .

WORLD AG EXPO 2008

Considerada a maior feira do agronegócio nos Estados Unidos, a World AG Expo acontece de 12 a 14 de fevereiro de 2008 em Tulare, Califórnia. Mais de 1600 expositores de 70 países estão sendo aguardados para o próximo ano. Acesse a home page oficial do evento: http://www.worldagexpo.com/ .

 

 

SHOW RURAL COOPAVEL 2008

Um dos maiores eventos da América Latina de transferência de tecnologias agropecuárias, o Show Rural Coopavel é organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel-PR e reúne mais de 300 expositores. O evento acontece de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2008. A Embrapa participa mais uma vez do Show Rural Coopavel, apresentando tecnologias e cultivares em parcelas demonstrativas. Mais informações pelos seguintes canais: (45) 3220-5000, comunicacao@coopavel.com.br ou www.showrural.com.br/index.php .

 

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA CADEIA PRODUTIVA DA CANA

De 31 de março a 3 de abril de 2008, o Centro de Eventos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em Uberaba-MG sediará a segunda edição do congresso, cujo tema é "A energia de hoje e do futuro". A comissão organizadora já está recebendo artigos técnico-científicos. Informações e inscrições no site www.concana.com.br ou pelo telefone (34) 3315-4100.

artigo

Ainda biocombustíveis e alimentos

por João Flávio Veloso Silva - Pesquisador da Embrapa Soja cedido para a Embrapa Milho e Sorgo. É líder do projeto Biodiesel da Embrapa

O tema dos biocombustíveis tem sido muito discutido recentemente. Mesmo na Embrapa, temos diferentes opiniões sobre possíveis vantagens e desvantagens, evidenciando, mais uma vez, que somos reflexo da sociedade. E isso é bom, pois é desse debate que surgem as boas idéias para o cumprimento da nossa atividade fim, que é a geração, adaptação e transferência de conhecimentos. Na maioria das vezes, os conhecimentos que estão sendo inicialmente desenvolvidos agora somente serão viáveis no longo prazo.

Leia mais

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra

 

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos: Arquivo Embrapa Milho e Sorgo e ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

Leia aqui as edições anteriores