Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 05 - Março de 2008

É hora de armazenar o milho e ficar atento às pragas de grãos armazenados

Tão importantes como as preocupações com o correto manejo da lavoura de milho são os cuidados com o armazenamento da produção. De pouco adianta o produtor conseguir um bom volume de milho se o grão não for comercializado logo ou se ele ficar armazenado incorretamente. As perdas por armazenamento inadequado são consideráveis e chegam a mais de 15% do peso inicial dos grãos de milho. Este índice significa que entre 45% e 50% dos grãos foram atacados por insetos. Aos 15%, pode ser acrescentada uma perda entre 5% e 10% por causa do ataque de ratos.

Leia mais

Silagem: sorgo ganha destaque pelos potenciais nutritivo e agronômico

Alta digestibilidade de fibras e elevado valor nutritivo, boa fermentação, alta produção de grãos e cultivares com elevada sanidade foliar, características associadas a um custo o mais baixo possível. Estes são os diferenciais que os produtores buscam no momento de escolher híbridos de sorgo forrageiro para a produção de silagem. Técnica capaz de garantir as necessidades de alimentação dos animais nos meses de entressafra, a silagem de boa qualidade hoje é quase obrigatória nos sistemas intensivos de produção de leite e carne.

Leia mais

Rotação de culturas traz ganhos ao produtor

Colhida a produção, seja de que cultura agrícola for, vem sempre a dúvida: o que plantar agora? Repetir o último plantio ou trocar o cultivo? A segunda opção é mais indicada e traz benefícios diretos ao solo da propriedade e, como conseqüência, ao bolso do produtor que pratica a chamada rotação de culturas. Os benefícios ambientais também são consideráveis.

Leia mais

Milhos especiais garantem renda extra

O bom momento vivido pelos produtores de milho no Brasil, impulsionado, entre outros fatores, pelo aumento na produção em mais de 5% em relação à colheita anterior e pelas boas condições climáticas que podem consolidar a atual safra como uma das maiores da história do país, vem provocando reações positivas em um segmento que até então vivia à margem dos produtores de milho em grão: os produtores de milhos especiais.

Leia mais

sua visão

Em 2008, em sua quinta edição, temos recebido opiniões sobre o jornal eletrônico Grão em Grão. Veja alguns desses comentários. Envie também suas sugestões e cadastre-se para receber o jornal: nosso e-mail é ace@cnpms.embrapa.br.

Muito bom o informativo eletrônico. Parabéns. Espero sempre receber essas informações precisas. Maurício Silva de Lima

Cumprimento toda a equipe pela excelente qualidade do informativo. Professor Luis Alleoni, Esalq/USP

Parabéns pelas matérias publicadas. Luiz Carlos Fernandes

 

eventos

XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS / XVIII CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE MALEZAS

De 4 a 8 de maio, acontecerá em Ouro Preto-MG. O evento contará com a presença de especialistas de vários países. Acesse aqui a programação científica. Mais informações aqui ou pelo (31) 3779-1086..

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA

Uberlândia-MG receberá o evento, que será entre 24 e 29 de agosto. Acesse aqui a página oficial do evento. Mais informações pelo (31) 3371-3377 ou pelo entomologia@minasplan.com.br .

 

 

XVII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

Com o tema "Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças climáticas", o evento será entre 10 e 15 de agosto no Rio de Janeiro-RJ. A promoção é da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e a realização da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Embrapa Solos e da  Embrapa Agrobiologia. Mais informações pelo rbmcsa2008@cnps.embrapa.br .

XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

Um dos mais tradicionais eventos da área rural, o congresso acontecerá em Londrina-PR entre 31 de agosto e 4 de setembro. O tema desta edição é "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Clique aqui para acessar a página do evento.

artigo

A modernização e a globalização do agronegócio brasileiro e o programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Milho e Sorgo

por Antônio Álvaro Corsetti Purcino - chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo

O cenário agrícola brasileiro vem passando por uma fase de modernização e profissionalização em ritmo bastante dinâmico. Essas mudanças têm sido especialmente aceleradas nas cadeias de produção de grãos, principalmente nas de soja, milho e sorgo.

No caso do milho, a produtividade média nacional, nos últimos 20 anos, passou de aproximadamente 2.000 kg/ha para cerca de 4.000 kg/ha. Em algumas regiões a produtividade já esta acima de 8.000 kg/ha e, não raramente, alguns produtores trabalham com sistemas de produção, logística e capacidade gerencial com potencial de elevar a produtividade para mais de 10.000 kg/ha, quase 2,5 vezes mais do que a média nacional.

Leia mais

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos: Arquivo Embrapa Milho e Sorgo e ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

Leia aqui as edições anteriores