Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 06 - Abril de 2008

Recorde na safra exigirá participação eficiente do país no mercado externo

O recorde sinalizado para a safra de milho 2007/2008, com expectativa de produção, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de 56,23 milhões de toneladas – 4,86 milhões de toneladas a mais que a safra anterior – exigirá do país uma participação eficiente no mercado externo. Segundo o pesquisador da área de Economia Agrícola da Embrapa Milho e Sorgo João Carlos Garcia, o Brasil terá que atender à uma demanda de exportação entre 11 e 12 milhões de toneladas de milho em 2008 “para fornecer suporte aos preços internos tendo em vista o tamanho da safra”, diz.

Leia mais

Sorgo tem potencial para uso na alimentação do brasileiro

Em diferentes países da Ásia e da África, o sorgo é utilizado na alimentação humana há séculos. Nesses locais, é comum as pessoas ingerirem o sorgo em forma de farinhas, pães, bolos e outros produtos. É uma tradição que não se vê na Europa, na Oceania e na maior parte da América. Em países como o Brasil, esta é uma cultura utilizada praticamente apenas na produção de rações.

 

Leia mais

Controle biológico de pragas ganha reforço com identificação de novo inimigo natural

Uma nova espécie de inseto capaz de contribuir como inimigo natural para o controle biológico de pragas em diversas culturas agrícolas foi identificada pela primeira vez por uma equipe liderada pelo pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Pertencente ao gênero Ungla, a descrição da espécie Ungla ivancruzi (foto), nome dado em homenagem ao pesquisador, foi publicada em dezembro de 2007 na Revista Brasileira de Entomologia. “(...) Pela primeira vez é registrada a ocorrência do gênero Neotropical Ungla Navás, 1914, em ecossistema brasileiro. Uma nova espécie é descrita para Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil. (...)”, diz um trecho do documento.

 

Leia mais

Entrevista: água na agricultura

A utilização da água na agricultura sempre foi um tema polêmico. Há os que acusam a atividade agrícola de desperdício desse cada vez mais precioso bem público. Há, ao contrário, os que acreditam que, com as tecnologias e os métodos adequados de irrigação, a agricultura não é a vilã da história.
Para entender um pouco mais o assunto, o Grão em Grão entrevistou quatro pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo. Camilo Andrade, Ricardo Brito, Paulo Emílio Albuquerque e Reinaldo Gomide compõem o Núcleo de Solo, Água e Sustentabilidade Ambiental da empresa.

 

Leia mais

sua visão

Veja alguns dos comentários recebidos nos dois últimos meses pela equipe que produz o informativo. Envie também suas sugestões e cadastre-se para receber o jornal: nosso e-mail é ace@cnpms.embrapa.br.

Parabéns pelo Grão em Grão, objetivo e claro, profissional. Mande sempre. Richard Jakubaszko, DBO Agrotecnologia.

Temos tido a honra de receber o jornal eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG). Vocês estão de parabéns!!! Grato pela deferência. Como sugestão, gostaríamos de oferece duas: uma matéria sobre a climatologia de Sete Lagoas e, de preferência, da região (...) e uma matéria sobre a aptidão agrícola do município e/ou região. Gostaríamos, também, que estudem a possibilidade de incluir no espaço "Links Úteis" o da Fundação IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/ . José Geraldo de Souza, chefe da Agência do IBGE de Sete Lagoas-MG.

Amigos, boa tarde. Já parabenizei os profissionais responsáveis pelo informativo. Aluízio José da Mata, funcionário aposentado da Embrapa Milho e Sorgo.

 

eventos

XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS / XVIII CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE MALEZAS

De 4 a 8 de maio, acontecerá em Ouro Preto-MG. O evento contará com a presença de especialistas de vários países. Acesse aqui a programação científica. Mais informações aqui ou pelo (31) 3779-1086.

SUPERAGRO MINAS 2008

De 2 a 8 de junho, no Complexo Expominas localizado no Parque da Gameleira em Belo Horizonte-MG, a quarta edição da SuperAgro, feira criada com o objetivo de fomentar a prospecção e a realização de novos negócios pelos diversos agentes do agronegócio mineiro, reunirá também o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 3º de Meliponicultura de Minas Gerais, além da já tradicional Expocachaça. Informações aqui ou pelo e-mail superagro@ima.mg.gov.br ou ainda pelo telefone (31) 3334-5783.

 

II CURSO DE INVERNO EM ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Difundir conhecimentos, complementar a formação dos alunos e divulgar o programa de pós-graduação em Entomologia Agrícola são algumas das propostas do evento, realizado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV / Unesp de Jaboticabal) e o Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola. O curso acontecerá de 21 a 25 de julho no centro de convenções Professor Ivaldo Melito na Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus de Jaboticabal. Mais informações e inscrições na home page da Funep (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão).

 

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA

Uberlândia-MG receberá o evento, que será entre 24 e 29 de agosto. Acesse aqui a página oficial do evento. Mais informações pelo (31) 3371-3377 ou pelo entomologia@minasplan.com.br .

artigo

Indicadores do consumo de fertilizantes na cultura do milho no Brasil

por Antônio Marcos Coelho - pesquisador da área de manejo da fertilidade do solo da Embrapa Milho e Sorgo

No período de 1996 a 2006, o consumo de fertilizantes na cultura do milho foi em média de 3,106 milhões de toneladas ao ano e de 246 kg ha-1, constituindo-se na segunda principal cultura consumidora de fertilizantes no Brasil. Na Tabela 1 (veja pelo link abaixo), o consumo em kg ha-1 de N, P2O5 e K2O foi estimado com base nas fórmulas médias de N-P-K de fertilizantes entregues ao consumidor no Brasil nos referidos anos (ANUÁRIO ESTATÍSTICO, 1997; ANUÁRIO ESTATÍSTICO, 1998; ANUÁRIO ESTATÍSTICO, 2000; ANUÁRIO ESTATÍSTICO, 2003; ANUÁRIO ESTATÍSTICO, 2005; ANUÁRIO ESTATÍSTICO, 2006). Para esses cálculos assumiu-se que essas fórmulas, nas quantidades indicadas na última coluna da Tabela 1 que mostra o consumo estimado, foram aplicadas na cultura do milho. Com base neste raciocínio obteve-se um consumo médio de 24, 80 e 47 kg ha-1 de N, P2O5 e K2O, respectivamente.

Leia mais

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo, Olímpio Pereira Filho, Clenio Araujo e Ivan Cruz

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

Leia aqui as edições anteriores