Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 07 - Maio de 2008

Milho safrinha continua sua expansão

A cultura do chamado milho safrinha vem, a cada ano, ganhando mais importância no Brasil. Cada vez mais produtores investem em plantar milho nos primeiros meses do ano e têm retorno certo. O cenário chegou a um ponto em que o próprio termo “milho safrinha” tem sido trocado por “segunda safra de milho”. Pode parecer apenas uma simples alteração de palavras, mas ela expressa o crescimento que o milho apresenta nas últimas safras.

 

 

 

Leia mais

É hora de acreditar no potencial do sorgo, diz pesquisador

A posição de destaque ocupada pelo sorgo na previsão de safra recorde deste ano – uma variação positiva de 15,7% na produção do cereal em relação a 2007 – mostra uma tendência que pode ganhar fôlego diante o cenário de escassez de alimentos e sua relação direta com a produção de biocombustíveis. O milho, apontado como o principal ingrediente desta nova receita que deverá reduzir os programas de produção de energia nos Estados Unidos e União Européia, poderá abrir espaço para o sorgo, cultura vista tradicionalmente como uma segunda opção.

Leia mais

Milho: história e arte

Que o milho é um dos principais produtos agrícolas e um dos alimentos mais usados pelos brasileiros todos nós sabemos. Em diferentes formas e na composição de dezenas de pratos, é um dos cereais mais comuns em nosso dia-a-dia. O que nem todos conhecem é a história do milho. Afinal, de onde vem este que é um dos ingredientes mais usados na culinária e na produção agrícola não só brasileira, mas mundial?

 

Leia mais

Inoculantes: fixação de nitrogênio pode reduzir uso de fertilizantes químicos na agricultura

Uma das principais fontes de nutrientes para a fabricação de adubos, o nitrogênio, dependente das reservas de gás natural para se transformar em matéria-prima na agricultura, é um dos grandes vilões dos produtores no momento de fechar o balanço da produção agrícola. Em alta também, as duas outras principais fontes para a fabricação de adubos – o potássio e o fosfato, exigem do governo brasileiro a avaliação de estratégias para impedir a disparada de preços destes insumos, responsáveis, na visão dos produtores, pelo encarecimento global dos alimentos e como obstáculo na expansão da atividade.

 

 

Leia mais

sua visão

Veja um dos comentários recebidos nos dois últimos meses pela equipe que produz o informativo. Envie também suas sugestões e cadastre-se para receber o jornal: nosso e-mail é ace@cnpms.embrapa.br.

A partir de iniciativas como esta (produção deste informativo), certamente a integração profissional e a divulgação dos avanços no âmbito da agricultura no meio técnico e científico serão de grande valia para todos. Parabéns. Neusa Mafra, professora aposentada (Pedologia e Solos Tropicais - Igeog - Uerj)
 

agenda

5º SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-COLHEITA / 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GRÃOS ARMAZENADOS

Entre os dias 28 e 30 de maio. Cascavel-PR receberá os eventos.A promoção é da Abrapós (Associação Brasileira de Pós-Colheita). Mais informações pelo www.abrapos.org.br ou pelo (45) 3225-2255.

GEONORDESTE / IV SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO

Entre os dias 12 e 15 de agosto, Aracaju-SE recebe o evento. Para submissão de trabalhos, o prazo é 16 de maio. Mais informações pelo www.cpatc.embrapa.br/geonordeste ou pelo (79) 2107-8585.

 

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA

Uberlândia-MG receberá o evento, que será entre 24 e 29 de agosto. Acesse aqui a página oficial do evento. Mais informações pelo (31) 3371-3377 ou pelo entomologia@minasplan.com.br .

XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

Um dos mais tradicionais eventos da área rural, o congresso acontecerá em Londrina-PR entre 31 de agosto e 4 de setembro. O tema desta edição é "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Clique aqui para acessar a página do evento.

artigo

Sobre fome e energia

por João Carlos Garcia (foto à esquerda) e Jason de Oliveira Duarte (foto à direita) - Pesquisadores da área de economia rural da Embrapa Milho e Sorgo

Vem ocupando de forma intensa na mídia mundial o problema da elevação dos custos dos alimentos e seu impacto sobre a fome, principalmente em regiões mais pobres do planeta. Este debate volta à tona após um período em que existia um consenso de que a oferta de alimentos era suficiente e que a fome era um problema resultante da disponibilidade de renda dos mais pobres. Sua ocorrência estaria limitada a regiões críticas, seja por aspectos climáticos (permanentes ou eventuais) ou causados por instabilidade política.

 

Leia mais

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

acontece

Com o objetivo de valorizar e promover a mediação entre diferentes tipos de conhecimento, a Embrapa Milho e Sorgo, a Emater-MG e a Epamig realizam, no período entre 12 e 16 de maio a primeira edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica) em Sete Lagoas-MG. Confira mais detalhes clicando aqui.

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

Leia aqui as edições anteriores