Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 08 - Junho de 2008

notícias

Análise de solos: investimento com retorno garantido

Nos próximos meses, os produtores rurais já começam a pensar no que vão plantar na safra que vem chegando. Os meses de junho e julho, principalmente, são importantes por um motivo simples e que beneficia bastante a produção agrícola: a análise adequada de solo. Entender as necessidades do solo em que se vai plantar é essencial para o sucesso de qualquer lavoura.

 

 

Leia mais

Milho pode aumentar sua presença na alimentação humana

O milho é um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro. De acordo com a última pesquisa de aquisição domiciliar feita no país e coordenada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do Nordeste é a maior consumidora deste cereal. Enquanto a média nacional na época da pesquisa, feita em 2002/2003, era de aproximadamente 7,7 kg por pessoa por ano em todo o país, no Nordeste o consumo era em média de 11kg por pessoa por ano. Ou seja, o nordestino consumia 43% a mais do que a média nacional.

 

 

 

 

Leia mais

institucional

Embrapa adota novo modelo de licenciamento
para maior participação no mercado de grãos

O novo modelo de licenciamento de cultivares de milho, sorgo e milheto da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), formalizado no final de maio com a assinatura do convênio com a Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, empresa com sede em Uberaba-MG, promete maior agilidade no caminho entre as demandas apresentadas pelo mercado e o desenvolvimento de novos produtos pela pesquisa, além de uma maior presença das cultivares BRS no mercado brasileiro de grãos.

 

 

 

Leia mais

Semana de Integração Tecnológica mostra
oportunidades para desenvolvimento e inovação
 

Tornar-se um evento que potencialize as oportunidades de negócios na adoção de produtos, serviços e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e por instituições parceiras. Este é o propósito da SIT (Semana de Integração Tecnológica) para os próximos anos. A primeira edição do evento, realizado de 12 a 16 de maio pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), instituições ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento e seis Unidades da Embrapa, mobilizou em todas as atividades, segundo os organizadores, cerca de mil pessoas.

 

 

Leia mais

artigo

Fungicidas em milho: aspectos que devem ser considerados no processo de tomada de decisão sobre a aplicação

por Rodrigo Véras da Costa - Pesquisador da área de Fitopatologia da Embrapa Milho e Sorgo

Há alguns anos, a utilização de fungicidas para o manejo de doenças na cultura do milho era restrita a campos de produção de sementes e de milhos especiais, como milho pipoca e milho doce. Nos últimos anos, entretanto, tem-se verificado um aumento gradativo da utilização de fungicidas em lavouras comerciais destinadas à produção de grãos. Esse fato não se restringe apenas à realidade brasileira. Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de milho, situação semelhante vem sendo verificada.

 

Leia mais

agenda

11º ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA

Produzindo alimentos e energia com sustentabilidade é o tema do evento promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha. Acontecerá na Sociedade Rural do Paraná em Londrina-PR de 2 a 4 de julho. A Embrapa é uma das instituições que apóiam o Encontro. Informações no site do evento ou pelo telefone (42) 3223-9107.

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA

Uberlândia-MG receberá o evento, que será entre 24 e 29 de agosto. Acesse aqui a página oficial. Mais informações pelo (31) 3371-3377 ou pelo entomologia@minasplan.com.br .

 

 

 

 

 

 

XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

Um dos mais tradicionais eventos da área rural, o congresso acontecerá em Londrina-PR entre 31 de agosto e 4 de setembro. O tema desta edição é "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Clique aqui para acessar a página do evento.

9º SIMPÓSIO NACIONAL DO CERRADO

“Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais” será o tema que conduzirá as atividades do 9º Simpósio Nacional do Cerrado e do 2º Simpósio Internacional de Savanas Tropicais. Os eventos, promovidos pela Embrapa, serão realizados de 12 a 17 de outubro, em Brasília-DF. Mais informações: liliane@cpac.embrapa.br ou telefone (61) 3388-9953.

espaço do leitor

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3779-1123 e (31) 3779-1172. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

a embrapa responde
 

Uso o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

links úteis

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

 

Leia aqui as edições anteriores