Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Ano 02 - Edição 09 - Julho de 2008

notícias

Sorgo tem bons números, mas que podem ser ainda melhores

Aumento na área cultivada, na produção e na produtividade. Pode ser assim resumido o cenário da cultura do sorgo na atual safra quando compara-se com a anterior. Em 2007/2008, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento, a produção nacional foi 24% maior que na safra anterior. Em termos de área plantada, o aumento foi menor: de exatos 14,5%. Cruzando-se os números, fica fácil concluir que coube ao aumento da produtividade (que foi de 8,3%) a honrosa responsabilidade de proporcionar mais ganhos ao produtor rural.

 

 

Leia mais

Milho: em sua essência, um alimento funcional

Pesquisas recentes sobre as potencialidades e os benefícios da utilização do milho na nutrição humana e sobre a aplicação dos seus derivados na indústria têm revelado um cenário onde o cereal deve ser considerado além de uma commoditie. Componentes funcionais que vêm sendo descobertos na composição do alimento, de grande importância para a dieta humana e capazes de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, como alguns tipos de câncer, começaram a ser identificados nos últimos cinco anos e pesquisadores estão empenhados na realização desses estudos.

 

 

Leia mais

institucional

Cultivares de milho e sorgo da Embrapa se sobressaem em continente africano

Cultivares de milho e sorgo desenvolvidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) têm possibilitado incrementos na produção e na produtividade das duas culturas em países do continente africano. Nos últimos seis anos, 44 cultivares de milho com germoplasma brasileiro foram transferidas para o Quênia com o objetivo de superar uma das principais limitações impostas à atividade agrícola naquele país: os solos ácidos, com altas concentrações de alumínio tóxico e baixa disponibilidade de fósforo, nutriente essencial ao desenvolvimento das plantas.

Leia mais

Integração lavoura-pecuária-floresta: publicação
e convênio pretendem disseminar tecnologia
 

A visão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sobre as potencialidades e as aplicações do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e as expectativas da sociedade sobre a tecnologia devem ser reunidas em um documento oficial da empresa sobre os sistemas integrados entre lavoura, pecuária e floresta. Pesquisadores e analistas de 17 das 25 Unidades da Empresa envolvidas no projeto estiveram reunidos na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) no final de junho para definir os passos de produção do documento.

 

Leia mais

artigo

Planejamento do plantio

por José Carlos Cruz (foto) - Pesquisador da área de Fitotecnia da Embrapa Milho e Sorgo e Luciano Rodrigues Queiroz (engenheiro agrônomo e bolsista do CNPq na Embrapa Milho e Sorgo)

Estamos em julho, a lavoura já foi colhida e o agricultor deverá fazer o planejamento para a próxima safra.

O agricultor deverá estar pronto para o dia D, isto é, o dia do plantio, quando começa um novo ciclo que terá duração de cerca de 120 dias. A operação de plantio é fundamental para o sucesso da nova safra e, por isso mesmo, uma série de providências deve ser tomada para que tudo corra bem.


 

Leia mais

agenda

XVIII CONIRD (CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM)

De 27 de julho a 1º de agosto, a cidade de São Mateus-ES será sede do evento. Confira a programação clicando aqui. Mais informações pelo (31) 3899-1938 ou pelo abid@funarbe.org.br .

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MANEJO DO SOLO

Bebedouro-SP receberá, pela primeira vez, o curso, já tradicional e oferecido pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), de Piracicaba-SP. O período é de agosto de 2008 a março de 2010 e as aulas serão em 30 finais de semana. Mais informações pelo cdt@fealq.org.br, pelo (19) 3417-6604 ou na página do curso .

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA

Uberlândia-MG receberá o evento, que será entre 24 e 29 de agosto. Acesse aqui a página oficial do evento. Mais informações pelo (31) 3371-3377 ou pelo entomologia@minasplan.com.br.

XXVII CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

Um dos mais tradicionais eventos da área rural, o congresso acontecerá em Londrina-PR entre 31 de agosto e 4 de setembro. O tema desta edição é "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Clique aqui para acessar a página do evento.

espaço do leitor

 

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco: por e-mail (ace@cnpms.embrapa.br) ou por telefone: (31) 3027-1223 e (31) 3027-1272. Acesse também nosso jornal no endereço www.cnpms.embrapa.br/grao. Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, envie uma mensagem para ace@cnpms.embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

 

a embrapa responde
 

Uso o e-mail ace@cnpms.embrapa.br para o envio de questões relacionadas aos temas abordados pelo Grão em Grão, como formas de aquisição de publicações, informações técnicas, dúvidas ou sugestões. Este canal tem o objetivo de otimizar seu contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Milho e Sorgo. Faça perguntas e esclareça suas dúvidas sobre as pesquisas divulgadas neste veículo.

 

links úteis

 

Nesta seção, confira links para sites úteis. Colabore para enriquecê-la. Sugira novos endereços pelo e-mail ace@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo; CIMilho; Agritempo; Embrapa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

CNPq; Finep; Fapemig; Emater-MG; Epamig; Incra; IBGE; Publicações on-line da Embrapa Milho e Sorgo

 

 

expediente

 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 06.279 JP) e Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Edição: ACE (Área de Comunicação Empresarial)

Fotos desta edição: Arquivo ACE (Área de Comunicação Empresarial) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Vera Maria Carvalho Alves (chefe-geral), Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios) e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração)

 

Leia aqui as edições anteriores