Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Tecnologias para a cultura do milho são apresentadas na Embrapa Milho e Sorgo



Os produtores percorreram as 15 estações de tecnologias
9/5/2005 (11:20:04)



Cerca de 600 pessoas participaram da 3ª Vitrine de Tecnologias para a Cultura do Milho na Região Centro de Minas realizada nesta sexta-feira, 06, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). O evento, promovido em parceria com a Emater-MG, reuniu tecnologias para se obter uma produção eficiente de milho, trabalhos que compõem um projeto para aumentar a produção e a produtividade da cultura na região central mineira. Aliada aos resultados de pesquisa apresentados pela Embrapa, a iniciativa privada apresentou cultivares de milho, defensivos e máquinas agrícolas e agricultura de precisão. "A Embrapa apresenta opções relacionadas ao uso de tecnologia para todos os segmentos de produtores", explica o coordenador do evento, o pesquisador Márcio Antônio Monteiro, da área de Negócios Tecnológicos.

A parceria entre pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias foi o principal aspecto abordado pelo chefe geral da Unidade, pesquisador Ivan Cruz, durante a abertura. "Nosso objetivo é revelar técnicas que possam aumentar a renda do produtor e o que temos feito em prol da agricultura brasileira. Para isso precisamos dos parceiros para que tais tecnologias sejam repassadas. Daí a importância do fortalecimento desse elo existente entre conhecimento, extensão e iniciativa privada", disse. O deputado estadual Ronaldo João (PDT-MG) reforçou tal ponto de vista. "Um evento como esse vem mostrar as melhores técnicas disponíveis para a produção de milho em nossa região", completou.

Segundo o gerente regional da Emater-MG a meta é atingir formadores de opinião com as tecnologias. "Este público age como multiplicador do conhecimento, oferecendo motivação ao restante dos produtores", destaca. Segundo o gerente, um dos diferenciais do evento é a vasta gama de produtos, atendendo a todos os segmentos de produtores. Um dos resultados de pesquisa com potencial para atender a pequenos e médios agricultores, na visão do presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete), Délio Diniz Lima, é o sistema integração lavoura ? pecuária, uma das tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo para incremento de carne e grãos, baixando os custos de produção e otimizando a fertilidade do solo.

A adubação orgânica, tema de uma das estações, também despertou atenção entre os participantes. Parcelas de híbridos de milho adubadas com dejetos de aves, suínos e bovinos foram apresentadas. O pesquisador Egídio Arno Konzen, da área de Sustentabilidade Agrícola da Embrapa Milho e Sorgo, revelou os diferenciais da adubação orgânica e as possibilidades de se aproveitar o potencial produtivo da propriedade. "Conseguimos equilibrar os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta utilizando apenas a adubação orgânica", explica, se referindo à utilização de dejetos de suínos e de aves no plantio de um híbrido de milho da Embrapa.

Outras informações sobre as tecnologias apresentadas podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelos telefones (31) 3779-1059 ou 3779-1172.

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267