Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Circuito do Milho tem sétima etapa em Curvelo



Manejo da cultura do milho é tema de palestra da Embrapa Milho e Sorgo
17/5/2005 (10:40:00)



Curvelo, município localizado na região central de Minas Gerais, sedia nesta quarta-feira, 18, o 1º Circuito do Milho, programa que tem o objetivo de aumentar a produção e a produtividade da cultura do cereal nas regiões Centro e Centro-Oeste de Minas Gerais. Integrante do programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Milho, também denominado Minas Milho, que tem a meta de consolidar o estado de Minas Gerais como o segundo produtor de milho do país e tornar o Estado exportador do grão, o Circuito do Milho tem seis etapas já realizadas das oito previstas. O programa é executado em parceria pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, e iniciativa privada.

Em Curvelo, quatro palestras técnicas serão realizadas. A primeira irá abordar o panorama da cultura do milho na região e será apresentada pelo engenheiro agrônomo Geraldo Durães, da Emater-MG. Manejo da cultura será o tema apresentado pelo engenheiro agrônomo Marco Aurélio Noce, da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Logo depois os temas produtividade e integração lavoura ? pecuária completam a programação técnica, ministradas por engenheiros agrônomos das Faculdades Federais Integradas de Diamantina e Emater-MG, respectivamente. Haverá ainda apresentações de tecnologias de empresas privadas.

PREVISÕES ? Com as ações do programa Minas Milho, a expectativa, segundo informações da Emater-MG, é de que até 2007 a produção ultrapasse sete milhões de toneladas, gerando 50 mil empregos diretos e beneficiando 300 mil produtores. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo João Carlos Garcia, da área de Economia Agrícola, as recomendações agronômicas devem ser cada vez mais observadas para que o produtor obtenha um melhor gerenciamento das lavouras. ?O Brasil é um dos poucos países que podem aumentar a produção. O consumo, cada vez mais crescente, exige posturas gerenciais da lavoura?, pondera o pesquisador.

De acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cultura do milho foi a segunda mais prejudicada na safra nacional de grãos 2004/2005 logo após a da soja, com uma perda nacional de 14,5% ou 4,7 milhões de toneladas. Já em Minas Gerais, segundo dados da mesma fonte, no comparativo total de área, produtividade e produção, o Estado apresentou uma produtividade de 4535 kg/ha na safra 2004/2005, apresentando uma variação positiva de 1,8% em relação à safra passada, enquanto a área plantada teve um acréscimo de apenas 1,0%, chegando a 1,36 milhões de hectares plantados. A produção do Estado alcançou 6,16 milhões de toneladas, com acréscimo de 2,8%. A sétima etapa do Circuito do Milho em Curvelo tem início às 13 horas no Parque de Exposições Tatersal.

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone: (31) 3779-1059
Fax: (31) 3779-1068
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267