Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Alimentos biofortificados atuam no combate à desnutrição



Reunião teve a presença de profissionais de vários países
12/08/2005 17:00:36



O aproveitamento da tecnologia agrícola para reforçar a quantidade de minerais e vitaminas nos alimentos foi o principal delineador das discussões durante reunião do Programa de Biofortificação de Produtos Agrícolas para Melhoria da Nutrição Humana. O evento, que aconteceu na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), até sexta-feira, 12, reuniu pesquisadores de diversos países na tentativa de oferecer produtos agrícolas biofortificados, com maiores concentrações de vitamina A, no caso do milho, da mandioca e da batata doce, e ferro e outros micronutrientes, como o zinco, nas culturas do arroz, feijão e trigo.

Essas culturas compõem a dieta básica de populações que praticam a agricultura de subsistência nas regiões mais pobres do mundo, como África, Ásia, América Latina e Caribe. O programa, também conhecido como HarvestPlus, tenta suprir a dificuldade de suplementação de vitaminas e minerais em regiões sem infra-estrutura adequada para a distribuição de alimentos processados. O HarvestPlus supera essas limitações a partir do uso de tecnologias que têm como base a semente de produtos agrícolas melhorados. Sementes ricas em micronutrientes são o diferencial do programa.

O HarvestPlus, segundo documento produzido pelo consórcio internacional de parceiros colaboradores, enfoca a incorporação de alimentos ricos em micronutrientes nas propriedades familiares, com pouca intervenção ou investimento. Iniciativa do Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), entidade americana, e resultado de uma aliança mundial de instituições de pesquisa e entidades executoras – entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – coordenadas pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI), as ações do projeto são desenvolvidas em populações mais necessitadas através de um sistema alimentar integrado para reduzir a desnutrição.

O HarvestPlus atua a partir de sistemas locais de distribuição de sementes biofortificadas. Trabalhos de melhoramento são responsáveis pela maior quantidade de vitaminas e minerais, sendo que a aparência, o sabor e a textura continuam os mesmos dos alimentos tradicionais. O programa é estruturado em 10 anos, com estratégias definidas em períodos de três e dois anos. Além das seis culturas de primeira necessidade elencadas pelo programa, outros dez produtos serão biofortificados, entre eles o feijão caupi ou feijão de corda, o amendoim, a lentilha, o milheto, o feijão guandu, a batata, o sorgo e o inhame.

RESULTADOS NA CULTURA DO MILHO – Na Embrapa Milho e Sorgo, a reunião debateu especificamente a biofortificação do milho, projeto coordenado pelo Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT). Segundo o pesquisador Robert Eugene Schaffert, coordenador do projeto na Unidade da Embrapa, o objetivo da linha de pesquisa é aumentar a concentração de ferro, zinco e pró-vitamina A na cultura. Entre as avaliações realizadas durante a reunião do HarvestPlus no Brasil, Schaffert antecipa que o processo de seleção de linhagens de milho deverá ser realizado a partir do tamanho dos grãos, verificando, assim, a relação existente entre esse parâmetro e a quantidade de micronutrientes. Outra diretriz é a possibilidade de utilização de um sistema mais eficiente para verificar a quantidade de ferro nos produtos agrícolas, tecnologia do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). “Trata-se de uma técnica em que clones de bactérias revelam as concentrações de ferro nos grãos de milho”, explica o pesquisador. Segundo ele, o objetivo é eleger os materiais com maior concentração do micronutriente e multiplicá-los. Essas linhagens já estão sendo cruzadas com variedades de milho com qualidade protéica melhorada (QPM), próprios para programas sociais de combate à fome.

“Essa é uma das possibilidades do HarvestPlus conhecida como fast track, ou via rápida, em que os resultados de pesquisa são levados a campo imediatamente”, explica Robert Schaffert. Genes biofortificados estão sendo incorporados ao BRS Assum Preto, variedade para o semi-árido do Nordeste brasileiro desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma das principais vantagens desse milho é a alta qualidade de proteína, 50% mais rica nos aminoácidos lisina e triptofano, que proporcionam uma alimentação equilibrada se utilizados em programas sociais.

Abaixo, veja as estratégias utilizadas na biofortificação do milho, segundo o HarvestPlus:

Milho biofortificado

Variedades de milho com altas concentrações de micronutrientes estão sendo selecionadas a partir de germoplasma já existente e desenvolvidas por melhoramento convencional. O projeto age, em um primeiro momento, nas variedades de milho que apresentam altos níveis de pró-vitamina A. Em uma segunda instância, o HarvestPlus desenvolve variedades biofortificadas com ferro e zinco. Brasil, Etiópia, Gana, Guatemala e Zâmbia são países escolhidos para a avaliação de germoplasma. Pesquisas estão sendo conduzidas no Brasil e nos Estados Unidos para o desenvolvimento de métodos capazes de verificar a concentração da pró-vitamina A e, se possível, sua biodisponibilidade. Outras informações sobre o programa: www.harvestplus.org, harvestplus@cgiar.org ou +1 (202) 862-5600 (Washington, DC). Na Embrapa Milho e Sorgo, dados sobre a biofortificação da cultura do milho podem ser obtidas pelo e-mail schaffer@cnpms.embrapa.br ou pelo telefone (31) 3779-1076.



Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana

(MTb/MG 06566 JP)

Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Área de Comunicação Empresarial (ACE)

Telefone / Fax: (31) 3779-1059

E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267