Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo realiza cursos de integração lavoura-pecuária



Consórcio de milho com braquiária brizantha na época de colheita de grãos de milho
19/08/2005 09:45:49



A integração lavoura-pecuária, uma das tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para incremento de carne, leite e grãos, baixando os custos de produção e otimizando o uso racional dos recursos naturais, será tema de cursos oferecidos em 10 estados brasileiros. A meta, segundo o pesquisador Ramon Costa Alvarenga, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), coordenador do projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é capacitar 400 técnicos (das iniciativas pública e privada) e torná-los multiplicadores da tecnologia, sensibilizando produtores a cerca dos seus benefícios.

O próximo curso será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto em Cuiabá (MT). Em Minas Gerais, há a previsão de mais dois eventos sobre o tema nos meses de agosto e setembro para atender a demanda das regiões Centro e Noroeste. Unidades demonstrativas estão sendo instaladas em propriedades modelo com o objetivo de mostrar o que é a integração lavoura-pecuária sob o ponto de vista dos produtores rurais. “As tecnologias permitem aumentar a oferta de forragem na entressafra e otimizar o estoque de grãos, diminuindo, conseqüentemente, os custos de produção e aumentando a renda líquida do produtor”, explica Alvarenga. Outro aspecto importante são os benefícios ambientais, já que o sistema otimiza a qualidade física e biológica do solo, reduz pragas e doenças e oferece aumento de matéria orgânica, contribuindo para o controle da erosão.

Sistema Barreirão e Santa Fé – Técnicas que permitem a recuperação ou reforma de pastagens utilizando a cultura do milho, principalmente, são os diferenciais do sistema, comenta o pesquisador Ramon Alvarenga. A tecnologia conhecida como “Barreirão” permite a recuperação ou reforma de pastagens quando é necessário fazer a correção do solo. Já o Santa Fé, originário da primeira técnica, é mais adaptado para o sistema de plantio direto e é utilizado quando o solo já está corrigido química e fisicamente.

Consiste na dessecação da pastagem depois de um período de utilização e na realização de plantio direto sobre a palhada. O capim é plantado juntamente com a lavoura e manejado com subdoses de herbicidas para evitar a competição com o milho, possibilitando boa produção de grãos. Segundo o pesquisador, a cultura mais adaptada à integração lavoura-pecuária é o milho. “Com a soja a competição é mais acentuada e ocorrem problemas operacionais no momento da colheita”, explica.

Outras informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1059 ou sac@cnpms.embrapa.br.

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone: (31) 3779-1059
Fax: (31) 3779-1068
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267