Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Índios maxacalis receberão sementes de milho da Embrapa



Ao todo, cerca de 370 kg de sementes serão entregues aos maxacalis
23/8/2005 09:05:55



Na terça-feira, 23 de agosto, a Embrapa entrega sementes de milho para mais um povo indígena. Dessa vez, os beneficiados são os maxacalis, que habitam a região do Vale do Mucuri mineiro, na divisa com o estado da Bahia. As aldeias de Pradinho (município de Bertópolis) e Água Boa (município de Santa Helena de Minas) serão os locais da entrega, que tem à frente os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Ramiro Vilela de Andrade e Flavia França Teixeira.

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem resgatando cultivares de milho indígena para povos que, com o tempo, perderam sua variedades. Os krahós, os xavantes e os bororos já foram beneficiados por esse trabalho. Através desse resgate, a Embrapa demonstra sua preocupação de integrar grupos que normalmente estariam à margem do progresso científico.

As sementes a serem entregues aos maxacalis são do milho manchetado. Ao todo, cerca de 370 kg serão disponibilizados aos indígenas. O trabalho com os maxacalis começou há dois anos, quando houve uma visita e reuniões em que foram discutidas formas de dar melhores condições de vida a esse povo. Entre as instituições participantes das discussões, estava a Embrapa, que já vinha trabalhando com o resgate de variedades de milho para povos indígenas.

O milho manchetado, que tem uma produtividade muito boa, não é exatamente a variedade típica dos maxacalis, mas se adaptou bem à região onde ele vivem. A Embrapa enviou anteriormente algumas espigas às aldeias e, segundo a Funai, a receptividade foi muito boa. Os índios menores não conheciam o milho, já que há muitos anos essa cultura deixou de ser cultivada na região. A multiplicação das sementes do milho manchetado foi feita no campo experimental da Embrapa Milho e Sorgo em Nova Porteirinha, norte de Minas, que tem condições de solo e clima muito parecidas com as da região dos maxacalis.

Para o pesquisador Ramiro, o trabalho com os indígenas vale a pena. Segundo ele, há previsão de resgatar outras variedades. Os índios macurapes, pataxós e caingangues são alguns que devem se beneficiar desse trabalho da Embrapa, que tem forte cunho social. Uma demonstração de que esse trabalho tem tido sucesso é que os xavantes, que receberam há dois anos sementes do Nodzob, estão plantando o milho e interessados na preservação dessa variedade típica.

O resgate de variedades de milho indígena é um trabalho que começa no BAG (Banco Ativo de Germoplasma) da Embrapa. É feita uma consulta entre os milhares de acessos existentes no banco e, caso exista a cultivar procurada, ela á reproduzida em campo. É também a partir do BAG que se iniciam as pesquisas com melhoramento genético na Embrapa Milho e Sorgo.

Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267