Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo é finalista de prêmio social



A construção do lago lonado é fácil e rápida
28/09/2005 11:49:07



O lago de múltiplo uso para proteção ambiental, tecnologia adaptada e disseminada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), é um dos finalistas da edição 2005 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Ele foi uma das 40 iniciativas classificadas para a fase final da premiação e concorre na categoria "água". Antes, o lago de múltiplo uso estava entre as 105 tecnologias sociais certificadas pela FBB (Fundação Banco do Brasil).

A possibilidade de utilização do lago é ampla. Em Sete Lagoas, por exemplo, ele é usado em hortas comunitárias que ficam em bairros da periferia da cidade. O lago também pode ser usado para tratamento de dejetos de frigoríficos, contribuindo para a conservação de cursos d'água. Além disso, a tecnologia pode ser aplicada em empreendimentos rurais, como pesque-pagues, sítios e chácaras.

O engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros é o responsável pela tecnologia do lago de múltiplo uso na Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele conta que o alcance dos benefícios do lago "é uma coisa fantástica. Todo mundo ganha: a Embrapa ganha, as comunidades ganham".

Responsável também pelas barraginhas, outra tecnologia certificada como social pela FBB, Luciano diz que costuma realizar treinamentos em conjunto tanto para uma como para outra tecnologia. Assim, o lago de múltiplo uso e as barraginhas seguem lado a lado, cada qual contribuindo de sua maneira para a preservação ambiental e para a redução de desigualdades sociais. Luciano se diz satisfeito por, através de seu trabalho, ajudar a mudar a realidade de comunidades rurais brasileiras, que muitas vezes vivem situações de pobreza e degradação.

Para ficar entre as 40 finalistas, o lago de múltiplo uso passou pela seleção feita por uma comissão que avaliou os resultados quantitativos e qualitativos, o mérito e a efetividade. Agora, para se chegar às oito tecnologias vencedoras, valerá o trabalho de outra comissão julgadora composta por 11 membros representantes das áreas privada, governamental e não-governamental, além da Petrobras, da Unesco e da FBB. Cada uma das oito tecnologias vencedoras receberá R$ 50.000,00 como prêmio.

A edição de 2005 é a terceira do prêmio, que acontece a cada dois anos. O objetivo é identificar tecnologias que tenham relevante alcance social e possam compor o banco de tecnologias sociais da FBB. Nesse banco, estão as tecnologias certificadas como sociais através do prêmio. Além do lago de múltiplo uso, a Embrapa concorre na final do prêmio com outras quatro tecnologias.

Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267