Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Seminário internacional debate doenças do milho



Alterações na coloração das folhas das plantas são um dos sintomas da doença
14/10/2005 09:43:19



As doenças do milho causadas por vírus e molicutes, patógenos que infectam os tecidos condutores da seiva na planta, assim como seus insetos transmissores, são o tema do seminário internacional Mollicutes, virus e insectos vectores en maíz que acontece de 18 a 20 de outubro em Lima, Peru. O evento irá reunir trabalhos desenvolvidos em conjunto por pesquisadores da América Latina, onde o problema causa grandes perdas econômicas, com resultados recentes de pesquisa obtidos a partir da colaboração entre três países: Brasil, Argentina e Peru.

O projeto "Molicutes e vírus em milho: variabilidade, resistência e vetores", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul), é a base das informações que serão discutidas. A variabilidade dos patógenos causadores das doenças, a resistência a certos tratamentos, métodos de melhoramento do milho, a abordagem de mecanismos de tolerância, inimigos naturais dos molicutes e vírus e levantamento dos principais insetos transmissores são os principais temas a serem debatidos.

De acordo com informações de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), reunidas no trabalho "Aspectos fisiológicos de plantas de milho infectadas por molicutes sob diferentes níveis de água no solo" (disponível em http://www.cpa.unicamp.br/sbfv/journal/pdfs/v13n3/v13n3p293.PDF), as doenças provocadas por esse patógenos na cultura do milho destacam-se pela alta incidência e prejuízos causados na produção de grãos. Os molicutes são transmitidos de forma persistente pelas cigarrinhas (Dalbulus maidis) e ocorrem simultaneamente nas mesmas áreas, atingindo freqüentemente as mesmas plantas. Os sintomas são alterações na coloração das folhas, afetando o desenvolvimento e a produção de grãos, e a proliferação de espigas improdutivas.

Da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), serão apresentados os trabalhos "Molicutes em milho: variabilidade e resistência", de autoria da pesquisadora Elizabeth de Oliveira, "Variabilidade na seqüência de proteínas e sua associação à resistência do mosaico comum no milho" (pesquisadora Isabel Regina Prazeres de Souza), "Métodos de melhoramento de milho para resistência a doenças", do pesquisador Elto Eugênio Gomes e Gama, e "Avanços na pesquisa por controle biológico de pragas em milho e perspectivas comerciais", de autoria do pesquisador Ivan Cruz. Outras informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo pelo telefone (31) 3779-1059 ou pelo e-mail gfviana@cnpms.embrapa.br.

EVENTO: SEMINARIO INTERNACIONAL "MOLLICUTES, VIRUS E INSECTOS VECTORES EN MAÍZ"
DATA: 18 a 20 de outubro de 2005
LOCAL: Universidad Nacional Agraria La Molina - Faculdad de Agronomía
Lima - Peru
INFORMAÇÕES: cursosmip@lamolina.edu.pe

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267