Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo comemora trinta anos



Vista aérea da Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas-MG
3/11/2005 10:33:46



Na próxima segunda-feira, 7 de novembro, acontece em Sete Lagoas-MG solenidade oficial de comemoração dos 30 anos da Embrapa Milho e Sorgo, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Está confirmada a presença do diretor presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, que visitará pela primeira vez a Unidade desde que passou a ocupar o cargo.

A empresa fica no km 45 da rodovia MG 424, entre os municípios de Sete Lagoas e Prudente de Morais, na região Central de Minas Gerais. Além desta área, de quase dois mil hectares, a Embrapa Milho e Sorgo mantém uma área experimental de mais de 100 hectares em Nova Porteirinha, no Norte mineiro. São desenvolvidas dezenas de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Durante a comemoração oficial de 7 de novembro serão lançados dois livros, um sobre o milheto e outro sobre as doenças do milho, e um software sobre irrigação. Duas novas cultivares também serão apresentadas. A programação, que será no auditório Renato Coimbra e na Vitrine de Tecnologias, está sendo finalizada e envolverá diversos momentos. Confira abaixo o que entrará na solenidade:

Livros - "Milheto: Tecnologias de produção e agronegócio" é o nome de um dos livros que serão lançados. Os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Déa Alécia Martins Netto e Frederico Ozanan Machado Durães são os editores técnicos. A publicação tem oito capítulos distribuídos por mais de 200 páginas. Considerado o sexto cereal mais importante do mundo, o milheto tem tradicionalmente duas aplicações: o consumo humano (na África e na Índia, sobretudo) e a alimentação animal (na forma de capineira ou pasto).

Essa cultura é uma excelente opção para cobertura dos solos em áreas de plantio direto e como fonte de grãos e de forragem para regiões com risco de oferta de água. Como características do milheto, destacam-se a alta resistência à seca, a adaptação a solos de baixa fertilidade, o crescimento rápido e a boa produção de massa. Atualmente, o mercado brasileiro tem poucas cultivares de milheto disponíveis.

"Doenças do Milho - Identificação e Controle" é o nome do outro título que será apresentado. De autoria dos pesquisadores Elizabeth de Oliveira, Fernando Tavares Fernandes e Nicésio de Almeida Pinto, a obra aborda o sistema de produção de sementes e grãos e fornece diagnósticos de doenças do milho e sugere medidas de controle, com o objetivo de evitar prejuízos e garantir a produtividade.

Os sintomas de cada doença são apresentados de forma sintética, características essenciais à sua identificação. Ao todo, os fitopatologistas da Embrapa Milho e Sorgo selecionaram 69 imagens representativas de cada doença, mostrando detalhes e características dos agentes causais. O livro é dividido em cinco capítulos: doenças foliares em milho, podridões do colmo, doenças da espiga, doenças sistêmicas e as causadas por nematóides.

Cultivares - Serão apresentadas, no dia 7 de novembro, duas cultivares resultado do programa de melhoramento genético da Unidade: o milho BRS Caatingueiro e o sorgo BRS Ponta Negra. O BRS Caatingueiro é um milho desenvolvido para a região Nordeste do Brasil, com ênfase no Semi-Árido. Apresenta ciclo superprecoce, característica desejável para a região, com florescimento entre 41 e 50 dias. Dessa forma, diminuem-se os riscos de estresse de umidade no período em que o milho é mais sensível à falta de água.

Por causa de sua superprecocidade, o BRS Caatingueiro pode ser colhido em cerca de 90 dias, ao passo em que uma cultivar tradicional de milho é colhida por volta de 120 dias. A produtividade na região mais seca do Semi-Árido fica entre duas e três toneladas por hectare. Em condições com maior regularidade de chuvas, podem ser obtidas produtividades entre quatro e seis toneladas por hectare.

BRS Ponta Negra - A Embrapa Milho e Sorgo e a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) estão lançando no mercado o BRS Ponta Negra, variedade de sorgo tolerante à seca e resistente a solos mais fracos, que apresentam altos teores de alumínio. Com alto potencial de rebrota e de porte médio, o BRS Ponta Negra é destinado para a produção de forragem, tanto para silagem como para corte, e indicado, especialmente, para agricultores da base familiar do Semi-Árido da região Nordeste.

A variedade, segundo o pesquisador Fredolino Giacomini dos Santos, da Embrapa Milho e Sorgo, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do material, apresenta como diferencial o alcance da época de colheita, com grãos, em torno de 90 dias após o plantio. "É uma cultivar de alto potencial produtivo, apresenta silagem de alta qualidade e é indicada para ser usada em regiões de pouca disponibilidade de recursos hídricos", antecipa. A variedade é resistente ao acamamento e às principais doenças que atacam a cultura.

Lançamento do software Irriga Fácil

Um software capaz de estimar o momento exato das irrigações, assim como a quantidade de água a ser fornecida, desde a época do plantio até a fase de colheita. Estas são as vantagens do Irriga Fácil, software que será lançado durante a solenidade oficial de comemoração dos 30 anos da Embrapa Milho e Sorgo. Desenvolvido em linguagem Delphi, o programa tem a mesma precisão de estações climatológicas automáticas e são fornecidas informações como dados de clima, do solo, da planta e do sistema de irrigação.

O Método Resende, desenvolvido por uma equipe de diversas instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento, é o banco de dados do software. O método consiste em ajustar e calcular valores da evapotranspiração, estimativa da perda de água da superfície do solo e das plantas, utilizando uma série histórica de dados climáticos comparados com predições desses valores para os anos seguintes.

Experimentos foram conduzidos em 2003 em área experimental da Embrapa Milho e Sorgo para confrontar os dados obtidos no campo com as informações projetadas pelo software. A precisão do programa foi comprovada ainda por 60 simulações feitas em computador, cujos dados foram exatamente os mesmos dos calculados diariamente pela equipe. O Irriga Fácil é resultado de parceria entre Embrapa Milho e Sorgo, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Emater-MG e Banco do Nordeste. O software deve ter a forma de distribuição definida até o final deste mês.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) e Clenio Araujo (MG 06.279 JP)

Jornalistas da Embrapa Milho e Sorgo

Área de Comunicação Empresarial (ACE)

Tels.: (31) 3779-1059 / 3779-1172

E-mails: gfviana@cnpms.embrapa.br / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267