Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Prêmio ODM Brasil: projeto barraginhas conquista primeiro lugar



Captação das águas das chuvas em uma barraginha na região de Sete Lagoas, Minas Gerais
15/12/2005 09:40:45



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu na quinta-feira, 15, o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), iniciativa do Governo Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de organizações reunidas no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O prêmio foi entregue em reconhecimento à tecnologia social das barraginhas, mini-açude que tem como objetivo captar as águas das chuvas. A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A tecnologia das barraginhas, coordenada pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo, conquistou o primeiro lugar na categoria "organizações". O Prêmio ODM Brasil faz alusão à Declaração do Milênio, documento assinado em 2000 por líderes de 189 países durante a Cúpula do Milênio realizada na sede da ONU em Nova Iorque. O documento prioriza a extinção da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015 e para isso foram estabelecidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com metas nas áreas de renda, educação, saúde infantil e materna, combate a doenças, saneamento, habitação, meio ambiente, igualdade de gêneros e parcerias pela sustentabilidade.

As metas do Prêmio ODM Brasil são incentivar e dar mais visibilidade a práticas que contribuam para tais objetivos. Segundo Luciano Cordoval, a água captada pelas barraginhas ameniza estiagens e favorece o plantio de lavouras, hortas e pomares. "Em regiões semi-áridas, por exemplo, as barraginhas podem captar a água de uma chuva intensa e concentrada e armazená-la para períodos ainda mais secos. Esta é uma das principais vantagens", explica. A causa para a sustentabilidade está no armazenamento da água e na oferta de maior umidade a áreas de baixada, favorecendo o surgimento e enriquecimento de mananciais. Outra vantagem da tecnologia é a revitalização de córregos e rios e o surgimento de minas e nascentes.

Um comitê formado por membros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ministérios setoriais, Caixa Econômica Federal, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nações Unidas no Brasil definiu as iniciativas finalistas, sendo que a seleção final foi feita por um júri especial representativo de diversos setores da sociedade. É o sexto prêmio que a tecnologia social das barraginhas conquista desde 2003. Segundo Luciano Cordoval a tecnologia foi implantada em 300 municípios mineiros, sendo que mais de 60 mil barragens já foram construídas com o apoio da Emater-MG. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3779-1059 ou pelo e-mail sac@cnpms.embrapa.br . Acesse a página do Prêmio ODM Brasil: http://www.odmbrasil.org.br/

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel. / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267