Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa e Emater-MG apresentam tecnologia para pequenos agricultores na V Ciência para Vida



Modelo de maquete apresentado no evento
27/4/2006 16:05:25



Uma tecnologia acessível a pequenos agricultores, capaz de oferecer um milho de melhor qualidade, sem resíduos de agrotóxicos ou danos causados por roedores e insetos. Estes são os diferenciais do paiol "Balaio de Milho", tecnologia desenvolvida em parceria com a Emater-MG e apresentada durante a V Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para Vida. A tecnologia apresenta como inovação a facilidade de uso e a redução do custo do processo de combate ao caruncho do milho armazenado nas pequenas propriedades.

"Isso representa mais saúde para a família do agricultor e maior produtividade dos animais a um menor custo e com maior rendimento", explica o pesquisador Jamilton Pereira dos Santos. O paiol substitui, segundo ele, tecnologias tradicionais onde o controle de pragas é dificultado por exigir altos investimentos em mão de obra. "Um dos diferenciais da tecnologia é a facilidade de construção e o baixo custo dos materiais", explica o pesquisador.

Outras vantagens são a possibilidade de ajuste a diferentes quantidades de milho, a facilidade para controle de roedores, já que existe uma barreira de metal para impedir o acesso do rato ao milho, e o secagem natural do grão em espiga, favorecida pela circulação de ar entre as telas de arame. As informações sobre como construir o paiol estarão disponíveis em breve na home page da Embrapa Milho e Sorgo: www.cnpms.embrapa.br .

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou em seu discurso no 33º aniversário da Embrapa na noite de quarta-feira, 26, que o Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Prolapec) é uma das principais ações de pesquisa e de transferência de tecnologia para fomento do agronegócio e a sustentabilidade dos ecossistemas brasileiros. A iniciativa visa reunir a produção de grãos, carne, leite e fibras com a preservação ambiental, poupando o avanço das atividades produtivas sobre patrimônios ambientais como a Floresta Amazônica.

Este ano o Prolapec contará com o suporte financeiro de R$ 4,5 milhões de reais, a serem utilizados ao longo dos próximos três anos em ações de transferência de tecnologia e estudos complementares. Os recursos são provenientes de fundos setoriais do Ministério da Ciência e tecnologia (MCT), liberados no início de março.

O sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que é fruto de pesquisas da Embrapa, poderá ser utilizado em cerca de 40 milhões de hectares em todas as áreas de produção do Brasil. A empresa tem 18 de seus centros de pesquisa envolvidos no Programa.

Durante o V Ciência para Vida, a integração lavoura-pecuária está sendo demonstrada através de uma maquete desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que mostra as diversas etapas de degradação de uma área, além dos processos de recuperação da mesma.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) e Valéria Costa (MTb 15.533/59/32/SP)



Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1059
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267