Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Especial CNMS: Novos cenários da agricultura marcam discussões em congresso de milho e sorgo



Abertura do congresso no domingo
28/08/06 11:06:09



Abordagem de novas tecnologias, tendências, desafios do agronegócio e análises conjunturais marcaram a abertura do XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, na noite de domingo, 27, em Belo Horizonte-MG. Homenagens foram concedidas aos ex-presidentes da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), entidade promotora do evento, que completa 20 anos em 2006. "A Associação bate um recorde com a apresentação de mais de 500 trabalhos técnicos-científicos nesta edição do congresso", comemora o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Paulo César Magalhães, presidente da ABMS.

O diretor executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, representando o diretor-presidente, Silvio Crestana, reconheceu a importância do tema do evento – inovação para sistemas integrados de produção – e defendeu sua inserção no mercado. "A inovação não deve ser discutida como conceito, ferramenta, mas como oportunidade de mudanças de paradigmas, de posturas, e de potencial elo na parceria público-privada", disse o diretor executivo. Outra tendência neste contexto, segundo ele, é a necessidade de elaboração de projetos de pesquisa a partir de problemas complexos, "que podem revelar problemas simples de pesquisa", adiantou.

O ex-chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz, apresentou a nova gerente da Unidade, Vera Maria Carvalho Alves, que assume nesta segunda-feira a Unidade. Segundo Ivan, a realização do congresso é uma oportunidade de repensar o papel dos formadores de opinião do segmento. "Nosso desafio é buscar novos mercados, utilizando novas tecnologias, oferecendo condições aos agricultores de aumentar a produção com responsabilidade", disse. O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Marcelo Franco, também defendeu o ponto de vista. "Vivemos um momento de mudanças e devemos apresentar alternativas para a sustentabilidade de agricultura", afirmou.

LEI DA INOVAÇÃO – Na manhã desta segunda-feira o diretor do Centro de Ciências da Vida da Universidade Católica de Brasília-DF, Ruy Caldas, apresentou o tema inovações tecnológicas, abordando a criação da lei da inovação. A lei possui três grandes eixos, com incentivos à inovação nas empresas, estímulo à parceria público-privada e participação das instituições de ciência e tecnologia em projetos de inovação. Caldas discorreu sobre a criação da Embrapa em 1973, motivada pela necessidade de uma estrutura ágil de pesquisa frente aos desafios, como segurança alimentar e abastecimento do mercado interno.

O diretor abordou também a necessidade de se investir em "atividades portadoras de futuro", como a nanotecnologia e a biotecnologia, a produção de alimentos funcionais e nutracêuticos e a manutenção de políticas econômicas favoráveis. "A estratégia de inovação de um país deve ser tratada como um compromisso, como a busca de capacidades de gerar produtos", analisou. O XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, organizado pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acontece até a próxima quinta-feira em Belo Horizonte-MG.

Evento: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo Local: GranDarrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte-MG) Data: segunda-feira (28/8) a quinta-feira (31/8)

Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Jornalistas: Guilherme Viana e Clenio Araujo
Contatos.: (31)9733-4373 / (31)9974-3282 / gfviana@cnpms.embrapa.br / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267