Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Especial CNMS: Agroenergia mostra potencial



01/09/06 08:26:59



Biocombustível renovado, cujo principal elemento é a biomassa, que se caracteriza como um produto agrícola biodegradável e não tóxico: esse foi o conceito de biodiesel apresentado por Feliciano Nogueira de Oliveira, gerente do Departamento Técnico da Emater-MG durante palestra no XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que termina nesta quinta-feira em Belo Horizonte-MG. Entre as possíveis fontes de geração do biodiesel, estão o óleo residual de fritura e a gordura animal.

Feliciano afirmou que o biodiesel pode ser considerado um combustível social por duas razões. Uma delas refere-se ao bem-estar social, por meio da melhoria da qualidade do ar atmosférico. Segundo ele, o uso desse tipo de combustível pode reduzir em até 78% as emissões líquidas de gás carbônico e em até 20% as emissões de enxofre, gases que contribuem com o efeito estufa. Além disso, a produção de biodiesel é uma oportunidade de inclusão social, em especial de agricultores que trabalham em empreendimentos familiares. Hoje, no país, mais de 85% dos estabelecimentos rurais têm estrutura familiar; em Minas, esse número é de mais de 77%. Mesmo com as diferentes concepções do que é agricultura familiar, os índices demonstram que a produção de biodiesel é uma grande oportunidade de maior inserção social dos trabalhadores desse sistema.

Outro aspecto abordado por Feliciano foi em relação à demanda de biodiesel no Brasil. No ano passado, segundo ele, a demanda foi de cerca de 800.000 metros cúbicos. As projeções dão conta de que, em 2008, esse número será maior que 2.200.000 metros cúbicos. E o biodiesel já vem dando resultados. A estimativa oficial do governo é de que, até o final deste ano, 100.000 famílias de agricultores familiares terão suas rendas complementadas com o cultivo de oleaginosas para a produção de biodiesel. Para o próximo ano, a estimativa é de que cerca de 250.000 famílias estejam envolvidas.

Luiz Carlos Corrêa Carvalho, da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, afirmou que "temos que vencer o jogo da substituição da energia fóssil. É uma pesada disputa de poder". Segundo ele, entre 1974 e 2002 os preços reais dos produtos agrícolas caíram, em média, 2% ao ano. Mas Luiz Carlos lembrou que, no século XX, a área plantada no mundo dobrou, ao mesmo tempo em que a produção ficou quatro vezes maior. A eficiência da produção agrícola aliada às maiores produtividades das diferentes cultivares são fatores que contribuíram para essa situação.

Com a diversificação da produção agrícola, novos mercados que surgem, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o uso da agricultura tanto para a produção de alimentos como de energia, cria-se um ciclo, na visão de Luiz Carlos, mais positivo que o histórico, marcado por baixos preços e inconstâncias na produção agrícola. Outro aspecto abordado foi com relação à necessária "descarbonização", com a diminuição de combustíveis de origem fóssil e não-renováveis. Nesse sentido, Luiz Carlos diz que estamos caminhando para uma "civilização do hidrogênio", elemento reconhecidamente mais limpo do ponto de vista ambiental, além de renovável. A substituição do uso de combustíveis fósseis por outros, no entanto, envolve complexas questões políticas internacionais que têm que ser discutidas.

INVESTIMENTO - Foi anunciada, na manhã do dia 30 de agosto, em Brasília-DF, que o governo brasileiro investirá mais de R$ 350 milhões entre 2006 e 2008 em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis. O valor inclui recursos a serem utilizados pelos ministérios de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, além da Embrapa e da Petrobras. Existe a expectativa de que o Brasil, com o biodiesel, economize cerca de U$ 160 milhões por ano com a redução das importações de diesel mineral.

Evento: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo Local: GranDarrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte-MG) Data: segunda-feira (28/8) a quinta-feira (31/8)

Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Jornalistas: Guilherme Viana e Clenio Araujo
Contatos.: (31) 9733-4373 / (31) 9974-3282 / gfviana@cnpms.embrapa.br / clenio@cnpms.embrapa.br


Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267