Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Unidade realiza pesquisa para produção comercial do baculovírus



Lagartas contaminadas pelo baculovírus
11/9/2006 13:52:04



Desenvolver pesquisas para a produção comercial do baculovírus, um inseticida biológico altamente eficiente contra a lagarta-do-cartucho, a spodoptera frugiperda, principal praga que ataca as lavouras de milho e responsável por redução na produtividade de até 34%. Este é o objetivo do projeto que está sendo desenvolvido pelo pesquisador Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), estudo integrante da Rede Brasil de Tecnologia, programa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Segundo o pesquisador, a Embrapa deve gerar o inseticida em pó capaz de ser oferecido em escala comercial e possível de ser utilizado por qualquer agricultor. "Nosso objetivo é oferecer um produto final que seja eficiente e acessível aos produtores", diz Valicente. Para chegar a esse resultado o desafio é estabelecer uma linha de produção comercial do baculovírus, um vírus específico que existe na natureza e que age sobre a lagarta. A Embrapa Milho e Sorgo trabalha com este tipo de vírus há mais de 18 anos.

Para a produção comercial do baculovírus devem-se oferecer condições propícias para seu desenvolvimento. "O baculovírus é inoculado em lagartas sadias reunidas em recipientes plásticos e, dois dias após a infecção, as lagartas são separadas individualmente, já que elas são canibais", explica o pesquisador. Depois da morte das lagartas - o que ocorre em média cinco dias após a infecção - elas são congeladas, trituradas e coadas. Após a secagem, o material é moído e são estabelecidas as doses, em solução adequada.

Segundo Fernando Valicente, o baculovírus apresenta alta eficiência para o controle da lagarta-do-cartucho, agindo especificamente somente contra ela e preservando outros insetos na lavoura. O bioinseticida contamina a lagarta por via oral, quando ela ingere as folhas da planta, provocando sua morte até oito dias após a ingestão. "É um dos métodos mais seguros tanto para o homem quanto para a natureza, já que reduz drasticamente o uso de inseticidas químicos", afirma. As próximas etapas da pesquisa são o desenvolvimento de formulações para o baculovírus, a definição da estabilidade genética do material e o estudo de formulações mais promissoras.

Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel: (31) 3779-1123
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267