Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dia de Campo na TV mostra as múltiplas funções do milheto



O cereal é o sexto mais importante do mundo
14/09/06 11:03:09



O Dia de Campo na TV desta sexta-feira, dia 15 de setembro, traz o tema O milheto e suas múltiplas funções. O programa vai ao ar das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), pelo Canal Rural e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 17, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional, numa produção da Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília - DF, e Embrapa Milho e Sorgo, com sede em Sete Lagoas - MG, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O milheto é considerado o sexto cereal mais importante do mundo, depois do trigo, arroz, milho, cevada e sorgo. É uma espécie com duplo propósito, cujos grãos são usados para consumo humano, principalmente na África e Índia, e a planta inteira pode ser utilizada como alimento para o gado, na forma de capineira ou pasto.

Esta espécie tem sido utilizada por suas características agronômicas de alta resistência à seca, adaptação a solos de baixa fertilidade, crescimento rápido e boa produção de massa. O grande desafio atualmente tem sido o melhoramento do milheto para os determinados fins. O mercado possui poucas cultivares e o volume de informações sobre o comportamento do milheto nos diversos sistemas de produção é bastante incipiente.

Na década de 70, a agricultura brasileira passou por uma grande intensificação tecnológica, principalmente com a abertura de novas fronteiras agrícolas e a ocupação dos Cerrados. A técnica do plantio direto foi amplamente adotada e hoje é utilizada em cerca de 20 milhões de hectares no Brasil. O milheto tem se apresentado como excelente opção para cobertura dos solos nas áreas de plantio direto e como fonte de grãos e forragem para regiões com risco de disponibilidade de água.

Com a manutenção da palha do milheto sobre o solo e a conseqüente criação de condições para desenvolvimento e manutenção da fauna microbiana, as pesquisas constataram maior aeração do solo e melhor distribuição dos nutrientes, o que tem como resultado menor necessidade de adubação e calagem.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo novo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em vídeo que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/.

Mais informações:

Embrapa Milho e Sorgo
http://www.cnpms.embrapa.br
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Telefone: (31) 3779-1172
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267