Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa discute estratégias para transferência de tecnologia



Ao fundo, José Rodrigues Peres, gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia
11/10/2006 15:59:33



Comportamentos e tendências do mercado brasileiro de sementes e novas estratégias de transferência de tecnologia foram os principais assuntos abordados pelo gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), José Rodrigues Peres, no seminário "Diretrizes da Embrapa Transferência de Tecnologia", realizado nesta quarta-feira, 11, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Peres apontou desafios que a Embrapa tem enfrentado no contexto da lei da inovação, que tem exigido soluções tecnológicas inovadoras e estímulo à parceria público-privada. "Uma das nossas linhas de atuação é fomentar a proteção intelectual e licenciamento das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa de forma a viabilizar retorno financeiro para ações de PD&I", comentou.

Neste contexto, a busca por planos de marketing articulados com a necessária proteção intelectual são essenciais para uma maior captação de recursos, na visão do gerente. "Nosso maior desafio é criar estratégias inovadoras para otimizar o processo de transferência, identificando redes e novos modelos", disse. Outra vertente, segundo Peres, é a interação cada vez mais necessária entre os programas de melhoramento e a biotecnologia, para que a Embrapa se antecipe às exigências de mercado. Entre os novos produtos apresentados estão a agenda regional de transferência de tecnologia, com identificação de temas em comum desenvolvidos pelas Unidades, tecnologias com potencial para negócios, que necessitam de políticas públicas, propostas de arranjos produtivos locais e redes estruturantes para a agricultura familiar.

Em 2006, por exemplo, projetos em rede já vêm sendo implementados, como o Programa de Transferência de Tecnologia para Integração Lavoura-Pecuária (Protilp) e o Manejo Integrado de Pragas (MIP) no milho. Peres também apresentou o modelo utilizado no Programa Alimentos Seguros (PAS) - Campo, que tem como responsável um técnico da Embrapa, como ideal para provocar ações positivas no produtor rural. "As propriedades que recebem treinamento dos instrutores são atestadas pelo programa e depois certificadas, o que garante uma continuidade no processo de busca de qualidade", afirmou.

O gerente da Embrapa Transferência de Tecnologia ainda apresentou ações que estão sendo desenvolvidas, como a elaboração do primeiro Plano Diretor da Unidade (PDU), de um plano de comunicação institucional e de um catálogo de tecnologias, produtos e serviços que será disponibilizado às chefias-adjuntas de Comunicação e Negócios das Unidades. Outra discussão que está sendo feita em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Embrapa (Brasília-DF) é a seleção estratégica dos eventos e uma análise das tecnologias apresentadas. "Nosso público está cada vez mais exigente", comentou.

Mais informações: Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou sac@cnpms.embrapa.br .


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel: (31) 3779-1123
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267