Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Revitalização do rio São Francisco é tema de curso



Controle biológico de pragas no milho será um dos assuntos abordados
20/11/2006 11:56:04



Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que podem contribuir para a preservação do meio ambiente e aumentar, de forma sustentável, a renda dos produtores que atuam na bacia do rio São Francisco serão apresentadas esta semana pelo pesquisador Thomaz Correa e Castro da Costa. A palestra "O papel da Embrapa Milho e Sorgo na revitalização do rio São Francisco" será apresentada no Núcleo de Informação para o Agronegócio (Nia) durante um curso para capacitação de técnicos, uma promoção do Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) e do Programa Nacional de Florestas (PNF).

Segundo o pesquisador, o objetivo do evento é o treinamento de profissionais para a elaboração de projetos de recuperação da cobertura vegetal arbórea da bacia do rio. "Podemos fornecer subsídios para que a Embrapa seja vista como parceira na elaboração de projetos", explica. Até quinta-feira, 23, órgãos como Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ministério Público, Ibama, Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), associações e ONGs apresentam seus trabalhos em prol do São Francisco. Uma matriz lógica para a elaboração de projetos também será apresentada com o objetivo de otimizar o processo de captação de recursos para a revitalização da bacia. Da Embrapa Milho e Sorgo, de acordo com Thomaz Correa, sete tecnologias têm potencial para serem utilizadas. Veja abaixo uma breve descrição delas:

Barraginhas - São mini-açudes que têm como objetivo captar as águas das chuvas, evitando o escoamento superficial e amenizando os problemas como erosão do solo, assoreamento e enchentes. Outra vantagem da tecnologia, recomendada especialmente para a recuperação de áreas degradadas, é a elevação do nível de água do lençol freático, tornando mais úmidas regiões de baixada e provocando o enriquecimento de mananciais. Outro aspecto positivo é ainda a revitalização de córregos e rios e o surgimento de minas e nascentes. A conseqüência é a amenização das estiagens e o favorecimento do plantio de lavouras, hortas e pomares. A técnica é milenar nas regiões desérticas e vem sendo aperfeiçoada pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Variedades de milho adequadas para as condições da bacia do rio São Francisco - Para a safra 2006/2007, 14 variedades com a tecnologia Embrapa estão disponíveis no mercado, incluindo o BR 106, um dos materiais mais plantados no Brasil. Lançado em 1985, o BR 106 vem sendo geneticamente melhorado a cada ano, através de ciclos de seleção, que proporcionam ganhos principalmente na produtividade de grãos.

Integração lavoura-pecuária - O Programa de Transferência de Tecnologia para Integração Lavoura-Pecuária (Protilp) prevê a redução no processo de abertura de novas áreas para atividades agrícolas, otimizando, de maneira sustentável, a capacidade de áreas improdutivas ou em processo de degradação. O processo também otimiza a qualidade física e biológica do solo, reduz pragas e doenças e oferece aumento de matéria orgânica, contribuindo para o controle da erosão, além de aumentar o rendimento das culturas e das pastagens e baixar os custos de produção.

Manejo sustentável de dejetos - Maior produção e melhor produtividade das culturas, solos mais férteis e respeito ao meio ambiente. Estas são as principais vantagens do manejo sustentável dos dejetos de aves e animais. A Embrapa Milho e Sorgo vem realizando há cinco anos estudos do perfil do solo onde se utilizam dejetos de suínos como fertilizante e os resultados são bastante promissores.

Agricultura de precisão - "Ferramentas para otimizar o gerenciamento da propriedade têm aplicabilidade nas propriedades da bacia", afirma o pesquisador. Thomaz Correa Como exemplo, o software Irriga Fácil, capaz de estimar o momento exato das irrigações, assim como a quantidade de água a ser fornecida, desde a época do plantio até a fase de colheita.

Zoneamento de risco climático - Informações indispensáveis para o plantio, como época ideal e condições climáticas, poderão ser fornecidas pela Embrapa Milho e Sorgo.

Agricultura orgânica - A utilização de metodologias participativas, com a troca de experiências entre pesquisadores, extensionistas e produtores rurais, deve se tornar uma alternativa eficaz para a evolução da agricultura orgânica. Na cultura do milho, por exemplo, a Embrapa Milho e Sorgo possui tecnologia sobre a multiplicação e o uso de 17 espécies que controlam diferentes pragas na cultura, sobretudo a lagarta-do-cartucho, a que mais traz prejuízos ao produtor rural brasileiro.

Mais informações sobre o curso e as tecnologias: Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 ou sac@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267