Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Portadores de necessidades especiais visitam Unidade



Estudantes foram ao Centro de Educação Ambiental
24/11/06 10:28:45



Dentro de seu programa Embrapa & Escola, a Embrapa Milho e Sorgo recebeu nesta sexta-feira, 24 de novembro, dezenas de estudantes. Entre eles, 15 portadores de necessidades especiais. Nesse caso, todos com deficiência auditiva. Foram nove estudantes da 4ª série da Escola Estadual Arthur Bernardes e seis da 5ª série da Escola Estadual Sinha Andrade. Ambas as escolas são de Sete Lagoas-MG.

Os alunos conheceram o Centro de Educação Ambiental (Ceam) da Embrapa Milho e Sorgo, inaugurado neste ano e que conta com a parceria de diversas instituições. O centro funciona em uma antiga escola onde estudaram dezenas de atuais e ex-funcionários da empresa. Sem estudantes há vários anos, a escola foi fechada há cinco. Agora, volta a ser frequentada por alunos que visitam a Embrapa.

Alguns trabalhos que a empresa desenvolve constaram da programação, conduzida pela estagiária Bárbara Campos e pelo funcionário Olímpio Pereira de Oliveira Filho. Para a visita desta sexta, a professora Maria de Lourdes Martins, que trabalha com alunos portadores de deficiência auditiva no Arthur Bernardes, os preparou. Ainda na escola, os estudantes ficaram sabendo um pouco sobre a Embrapa e o que ela faz. Segundo Lourdes, a maior parte dos alunos não conhece o trabalho da Embrapa e, com uma visita como a que fizeram, adquirem conhecimento.

Mais do que aumentar o conhecimento, os estudantes portadores de necessidades especiais passam por um processo de inclusão social. E não é apenas o fato de uma visita acontecer que possibilitará isso. Para a professora, esse tipo de ação é fundamental. "A partir daí, vai haver a inclusão. Mas ela é em todo o momento da vida do aluno", explica, lembrando que os estudantes devem estar sempre em um ambiente propício ao aprendizado, seja em casa, na escola ou em outros locais do dia-a-dia.

Atualmente, a Escola Arthur Bernardes trabalha com aproximadamente 140 estudantes portadores de necessidades especiais. Destes, 57 têm deficiência auditiva, com diferentes graus. São 30 alunos que estudam da 5ª à 8ª série; 20 da 1ª à 4ª; cinco no ensino médio; e dois na educação infantil. A escola mantém uma Sala de Recursos, onde os estudantes, desta e de outras instituições de ensino da cidade, têm trabalhadas tanto a parte cognitiva como questões ligadas ao convívio social.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267