Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo: novos cenários para a pesquisa brasileira marcam solenidade de posse



Vera Alves, chefe-geral, Kepler Filho, diretor-executivo da Embrapa, e Luiz Gomes, do Mapa
6/12/2006 10:20:56



Foi empossada nesta terça-feira, 05, como chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a pesquisadora Vera Maria Carvalho Alves. A solenidade de transmissão de cargo contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Gomes de Souza, do diretor-executivo da Embrapa Kepler Euclides Filho, de prefeitos da região do Alto Rio das Velhas, vereadores, reitores de universidades, superintendentes de secretarias estaduais e autoridades de empresas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão do estado de Minas Gerais, além de representantes da iniciativa privada, empregados e funcionários aposentados.

O diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, fez uma retrospectiva dos 30 anos comemorados pela Unidade em 2005 e antecipou desafios. "Vivemos um momento de grandes transformações com a necessidade de abraçarmos novas áreas na pesquisa. Temos a certeza de que a história de sucesso escrita pela Embrapa Milho e Sorgo nos últimos 30 anos terá continuidade com a nova chefia", disse. Kepler ainda fez menção à importância das parcerias e ao estímulo a respostas rápidas frente aos novos rumos da pesquisa. “O envolvimento da pesquisa em novas áreas, como a nanotecnologia e a agroenergia, em novos produtos, como o bioplástico originado do milho, por exemplo, e a biotecnologia em consonância com essas vertentes, são fundamentais daqui para a frente”.

Emocionada, Vera Alves fez uma análise conjuntural de cenários do agronegócio e o papel da pesquisa nesse contexto, antecipando novas linhas de pesquisa como energias e usos alternativos de commodities e comprometimento com as questões ambientais. “A Embrapa Milho e Sorgo deverá apresentar respostas rápidas para a demanda gerada pelo mercado de etanol. Outra contribuição da Empresa será com a apresentação de tecnologias para países tropicais e, em especial, estabelecendo parcerias com a Embrapa África”, antecipou. Disse também que enfrenta um grande desafio, um momento de mudanças, mas tem tranqüilidade por contar com uma equipe bem estruturada e ter o apoio de parceiros, além de confiar na pesquisa para fornecer soluções para as novas demandas e manter a competitividade da agricultura brasileira.

RECONHECIMENTO - Em seu discurso, o secretário executivo do Mapa, Luiz Gomes, homenageou o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, presente à solenidade, que recentemente foi um dos vencedores do Prêmio World Food Prize 2006, fez referências ao processo democrático de seleção de chefes das Unidades da Embrapa, “o que mantém a estabilidade institucional”, aos investimentos em comunicação, “por mostrar à sociedade que a agricultura brasileira é importante e que a Embrapa tem um papel fundamental nisso”, e elogiou a Empresa pela renovação e capacitação do seu quadro de pessoal. "Um dos segredos de sucesso da Embrapa é investir em seus empregados", afirmou. Também antecipou desafios para a nova chefia: "a Embrapa Milho e Sorgo é referência entre as Unidades da Embrapa. O maior desafio daqui para a frente, bem maior que os enfrentados há 30 anos, é a aproximação permanente com todos os segmentos do setor produtivo", finalizou.

O ex-chefe-geral, Ivan Cruz, agradeceu aos empregados pelo apoio recebido nos dois anos como gerente da Unidade e disse que o momento é de orgulho para a Embrapa Milho e Sorgo. "Percebo que temos parceiros novos e de longa data reunidos em prol do agronegócio". Ivan Cruz apresentou conquistas realizadas durante sua gestão, como a modernização de laboratórios e da criação do Centro de Educação Ambiental, investimentos em pesquisas na área de genética tropical, em controle biológico de pragas, de cultivares indicadas para o Nordeste brasileiro e de trabalhos na área de zoneamento agrícola. Outras informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267