Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dia de Campo na TV mostra como dejetos de animais podem garantir mais renda e sustentabilidade



Biodigestores garantem maior produção e produtividade das culturas
16/2/2007 11:53:16



Maior produção e melhor produtividade das culturas, solos mais férteis e respeito ao meio ambiente. Estas são as principais vantagens da gestão sustentável de dejetos de animais, tema que abre a programação do Dia de Campo na TV – 2007. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília) pelo Canal Rural e parabólica, com reapresentação às 8h do domingo, 25, pelo Canal NBR/TV Nacional. O Dia de Campo na TV desta semana é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Desde a década de 1980 o pesquisador Egídio Arno Konzen, da Embrapa Milho e Sorgo, vem desenvolvendo estudos do perfil do solo em que se utilizam dejetos de animais como fertilizante. Este trabalho desenvolvido há sete anos em parceria com a Universidade de Rio Verde (Fesurv) e a Perdigão Agroindustrial, ambas localizadas em Rio Verde-GO, tem mostrado que a complementação da adubação com o biofertilizante possibilita efeitos positivos em diversas culturas, como no milho, na soja e em pastagens, além de possibilitar a substituição parcial da adubação química. “Os efeitos indesejados causados pelo uso dos dejetos como fertilizante do solo serão menores com a fermentação dos mesmos em um biodigestor”. “Daí a necessidade de aproveitamento do metano a partir do manejo dos dejetos por meio dos biodigestores”, completa.

O principal componente obtido da decomposição dos dejetos dos suínos – o metano – é considerado 21 vezes mais nocivo para a atmosfera que o gás carbônico. Tradicionalmente o armazenamento dos dejetos é feito em lagoas abertas causando sérios riscos ambientais pela grande quantidade de metano produzida. Biodigestores são tanques protegidos do contato com o ar atmosférico onde a matéria orgânica contida nos dejetos é metabolizada por bactérias anaeróbias. Neste processo são obtidos o biogás a partir do metano, fonte barata de energia, e o biofertilizante, que pode ser utilizado como insumo agrícola.

O desenvolvimento da suinocultura intensiva a partir da década de 1970, especificamente, chamou a atenção de empresas para o investimento na tecnologia dos biodigestores como forma de evitar a contaminação dos recursos naturais. A adoção de biodigestores nas regiões Sudeste e Centro-Oeste já é uma constante, uma vez que a legislação ambiental prevê estímulos a esta atividade através de financiamentos. A tecnologia segue as orientações do Protocolo de Kyoto, que incentiva a redução de emissão de gases de efeito estufa, programa denominado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), destinado a países em desenvolvimento. Os investimentos na tecnologia são revertidos em créditos de carbono.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em vídeo que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:
Embrapa Milho e Sorgo
www.cnpms.embrapa.br
Jornalista: Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Telefone: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br/
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267