Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Redução de queimadas amazônicas pode ter relação com mudanças no clima



Entrada do prédio principal da Unidade da Embrapa em Sete Lagoas
21/3/2007 15:16:38



A queda de quase 50% no número de queimadas registradas na Amazônia Legal no ano de 2006, em relação ao ano anterior, pode ter outra razão além da eficiência de programas governamentais: uma tendência de que ocorram mudanças no clima da região. Mas, para se ter certeza, é necessário monitorar o comportamento regional e as relações entre diferentes variáveis. Esse é um trabalho que o pesquisador Williams Ferreira, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), começou no início de 2007, avaliando a importância da variação sazonal do clima na dinâmica espacial e temporal das queimadas e dos desmatamentos em 2006 na região e comparando a evolução do número de queimadas nos dois últimos anos.

O pesquisador trabalhou com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia). De acordo com o resultado, foram identificados no ano passado 118.965 focos de queimadas em todo o país. Desses, 85.219 ocorreram na Amazônia Legal, que envolve os sete estados do Norte brasileiro (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), o Mato Grosso e o Oeste do Maranhão. Apesar do alto índice em relação ao restante do Brasil, o número de queimadas na região foi 47,2% menor quando se comparam os anos de 2006 e de 2005. As queimadas registradas no ano passado voltaram a atingir números próximos aos de 1999.

Segundo Williams, a abordagem feita na Embrapa Milho e Sorgo levou em consideração as relações das queimadas e dos desmatamentos com o clima da Amazônia Legal. As previsões feitas para 2006 relativas ao número de queimadas não se concretizaram, em grande parte, por causa da atuação de sistemas de grande escala e de variações no clima. "A umidade transportada pelos ventos alíseos, a ação de sistemas frontais provenientes de outras regiões e alterações na circulação geral da atmosfera influenciadas pelo aquecimento no Oceano Atlântico Norte agiram diretamente no clima da região amazônica e indiretamente na ocorrência das queimadas e dos desmatamentos", explica.

ESTATÍSTICAS: De acordo com os dados analisados pelo pesquisador, o Pará foi o estado onde mais aconteceram queimadas no ano passado. Já em 2005, o campeão foi Mato Grosso. Houve uma troca nas duas primeiras posições entre os dois estados de um ano para outro. Em todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal, houve redução na quantidade de queimadas quando se comparam os dois anos, o que ajuda a explicar a queda de quase 50% no total de queimadas na região.

Entre os municípios, o que mais aumentou o número de queimadas no ano passado foi Breu Branco, no Pará, com 187 focos de incêndio a mais no ano passado do que em 2005. Na cidade de Placas, no mesmo estado e segunda colocada, aconteceram 112 queimadas a mais quando se compara os dois anos. Já o desmatamento foi maior em São Félix do Xingu, novamente no Pará, com 969,1 km2, e em Marcelândia, no Mato Grosso, que registrou 787,8 km2 de desmatamento no ano passado. Ao mesmo tempo, São Félix do Xingu mostrou a maior redução (3.098) no número de queimadas em 2006 comparando-se ao ano anterior, seguido por Santana do Araguaia, também no Pará, que teve 1.931 focos a menos de queimadas em 2006 em relação a 2005.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267