Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Integração entre lavoura, pecuária e floresta é debatida em encontro técnico



Sistema permite otimizar o uso do solo, sem agredir o meio ambiente
11/4/2007 13:52:15



O conceito "integração lavoura-pecuária-floresta" será tema do I Encontro Técnico direcionado a extensionistas da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). O evento, que acontece nesta quinta, 12, e sexta-feira, 13, no Núcleo de Informações para o Agronegócio (Nia) da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), deverá reunir cerca de 60 técnicos da extensão rural que atuarão como multiplicadores de tecnologias deste sistema produtivo, que reúne em uma mesma área espécies florestais, culturas agrícolas e animais. O objetivo é otimizar o uso do solo, aumentar o lucro do produtor e garantir sustentabilidade ao próprio sistema.

Segundo o pesquisador Ramon Costa Alvarenga, coordenador do Protilp (Programa de Transferência de Tecnologia para Integração Lavoura-Pecuária), o componente floresta aliado ao sistema produtivo lavoura e pastagens permite o consórcio entre a produção de culturas agrícolas, o reflorestamento de áreas com espécies nativas e a venda de madeira certificada proveniente de espécies comerciais. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), têm divulgado o novo sistema de produção com o objetivo de estimular o plantio de espécies florestais especialmente em regiões com altos índices de desmatamento, queimadas e exploração irracional do solo, como o Cerrado.

DIA DE CAMPO - Simultaneamente à realização do I Encontro Técnico Mineiro sobre o tema, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e da Emater-MG, e a Embrapa Milho e Sorgo promovem na quinta-feira um dia de campo sobre o sistema de integração entre lavoura e pecuária. Duas estações serão visitadas: uma sobre integração lavoura-pecuária voltada para a pecuária de corte, na Embrapa Milho e Sorgo, e outra para a produção de leite em área experimental da Epamig.

A realização dos dois eventos envolve 10 Unidades da Embrapa: Milho e Sorgo, Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Cerrados (Planaltina-DF), Gado de Corte (Campo Grande-MS), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Meio-Norte (Teresina-PI), Soja (Londrina-PR) e Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 / 3779-1059 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267