Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Ministro das Cidades é recepcionado na Embrapa Milho e Sorgo durante visita a Sete Lagoas



Ministro das Cidades, Marcio Fortes, durante seu pronunciamento na Embrapa Milho e Sorgo
13/4/2007 15:44:32



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) foi cenário para a recepção do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, em visita ao município nesta sexta-feira, 13. O ministro veio a Sete Lagoas para se reunir com prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas (Amav) e conhecer diversos bairros da cidade que serão contemplados com investimentos do Governo Federal nas áreas de saneamento básico e habitação. Acompanhado do deputado federal Márcio Reinaldo Dias Moreira (PP-MG), do deputado estadual Jairo Lessa (PFL) e do prefeito Leone Maciel Fonseca, além de autoridades dos poderes municipal, estadual e representantes de associações de classe, o ministro conheceu tecnologias e resultados de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo direcionados à preservação do meio ambiente e com forte cunho social, como a integração lavoura-pecuária, as barraginhas, o lago de múltiplo uso e a utilização da palha do milho como matéria-prima para o artesanato.

Ex-presidente do conselho de Administração e do conselho Assessor Nacional da Embrapa, Marcio Fortes destacou em seu discurso a contribuição da Empresa no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. "A política de aperfeiçoamento dos técnicos e pesquisadores mantida pela Embrapa é um exemplo para as empresas brasileiras", disse. Fortes frisou que uma das prioridades do Ministério das Cidades são os investimentos em saneamento básico e em outras tecnologias para reverter a contaminação dos lençóis freáticos. Em Sete Lagoas quase a totalidade da água consumida pela população é proveniente do lençol freático que recebe, também, a totalidade do esgoto da cidade, despejado sem tratamento nos córregos da região.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, o município é o segundo maior pólo poluidor da bacia do rio das Velhas ficando atrás somente da própria capital mineira, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Lairson Couto. "Esta questão terá tratamento diferenciado", disse o ministro. O prefeito Leone Maciel reconheceu a necessidade de se investir no tratamento do esgoto produzido pelo município e citou a Embrapa como uma das possíveis empresas parceiras nesta empreitada. "Somos a oitava economia do Estado e um dos maiores poluidores do rio das Velhas. Devemos reverter este quadro", afirmou. "Com a defesa da causa pelo deputado federal Márcio Reinaldo e com o apoio do ministro Marcio Fortes teremos mais força para alcançarmos resultados", completou.

A chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Maria Carvalho Alves destacou a importância da aproximação entre a Empresa e o Ministério das Cidades. "Temos trabalhado com intensidade para o desenvolvimento da agricultura brasileira, para manter positivo o saldo da balança comercial e para que os produtores rurais tenham uma vida digna no campo. É com grande prazer que a Embrapa recebe todos vocês", disse. Além da Unidade da Embrapa, a fábrica da Iveco Fiat e o Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) também foram visitados. Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267