Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dia de Campo na TV mostra como construir o paiol Balaio de Milho



O paiol tem como uma das principais vantagens o baixo custo de construção
18/4/2007 08:31:46



"Paiol Balaio de Milho: segurança alimentar com economia" é o tema do Dia de Campo na TV que será transmitido nesta sexta-feira, 20 de abril, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET / SKY) e parabólica, com reapresentação às 8h do domingo, dia 22 de abril, pela Radiobras - Canal NBR / TV Nacional. A produção do Dia de Campo na TV desta semana é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF) em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O paiol Balaio de Milho desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Emater-MG busca atender às necessidades de pequenos produtores e oferecer milho de melhor qualidade, sem resíduos de agrotóxicos ou danos causados por roedores e insetos. Durante o programa, o telespectador conhecerá, passo a passo, como se faz o paiol, que substitui técnicas tradicionais como os antigos paióis encontrados na maioria das propriedades familiares, onde o controle de pragas e roedores é mais difícil.

Para o pesquisador Jamilton Pereira dos Santos, responsável pelo desenvolvimento do projeto, a tecnologia apresenta como inovação a facilidade de uso e a redução do custo para combater o caruncho do milho armazenado nas pequenas propriedades. “Isso representa mais saúde para a família do agricultor e maior produtividade a um custo menor e com mais rendimento”.

Entre as vantagens do paiol Balaio de Milho, estão facilidade de construção, baixo custo dos materiais e da mão-de-obra utilizados, ajuste a diferentes quantidades armazenadas de milho, expurgo do milho no interior do paiol a qualquer momento, controle de roedores, favorecimento à secagem natural do milho em espiga e adequação às necessidades da agricultura familiar.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 3273-8949 ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em vídeo que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340 9999 / 3448 4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Milho e Sorgo
http://www.cnpms.embrapa.br
Jornalista: Clenio Araújo (MTb MG 06279 JP)
Telefone: (31) 3779-1172
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br/
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267