Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa lançará variedade de milho para a agricultura familiar



A tolerância a diferentes doenças é uma das vantagens da BRS 4103
24/4/2007 08:46:48



A Embrapa Milho e Sorgo está preparando o lançamento de mais uma cultivar de milho. É a variedade BRS 4103, desenvolvida para agricultores familiares e para pequenos e médios produtores rurais. A adaptação da variedade é bastante ampla: as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil e, no Sul do país, as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Entre as características agronômicas da BRS 4103, destacam-se o bom potencial de produção, o ciclo precoce, as baixas estaturas de planta e de espiga, as baixas porcentagens de plantas acamadas e quebradas, além das espigas bem empalhadas e sadias e da uniformidade, considerada muito boa para uma variedade. O tipo de grão é semi-duro e a cor é laranja.

Em relação a doenças, um dos principais limitadores da produtividade da cultura do milho, a nova variedade da Embrapa apresenta tolerância significativa. Os resultados dos ensaios mostram que não houve ocorrência das seguintes doenças: mancha foliar de Helminthosporium, pinta branca, ferrugem polisora, complexo enfezamento do milho "Corn stunt", fusariose e Gibberella zeae. A BRS 4103 foi muito tolerante, nos ensaios, às doenças antracnose do colmo e cercospora. Já em relação às doenças ferrugem comum, Diplodia maydis e ferrugem branca, a resistência foi moderada.

A BRS 4103 é resultado do programa de melhoramento genético da Embrapa Milho e Sorgo. O pesquisador Paulo Evaristo Guimarães, responsável pelo desenvolvimento do novo produto, lembra que, pelo fato de a BRS 4103 ser uma variedade e não um híbrido, o preço da semente para o produtor será menor. A expectativa é de que, já para a safra 2007/2008, haja a oferta de sementes da nova variedade de milho para o mercado.

O produtor rural terá acesso à semente para plantio através de empresas licenciadas pela Embrapa para a comercialização da BRS 4103. Anualmente é feita licitação, aberta à participação das empresas interessadas, com o objetivo de selecionar as que ficarão responsáveis pela multiplicação e pela comercialização das sementes lançadas pela Embrapa.

Isso acontece porque a empresa não objetiva competir, do ponto de vista mercadológico, com sementeiras. A função da Embrapa é pesquisar e desenvolver novos híbridos e variedades de diferentes culturas, disponibilizando a empresas sementeiras a possibilidade de comercialização dos produtos BRS.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267