Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Parte do país terá seca e índice menor de chuva nos próximos meses



Com menos água de chuva, uma das saídas para o produtor é a irrigação
26/4/2007 10:17:32



Parte do território brasileiro deve sofrer com a seca e com a queda de até 45% no índice médio de chuvas até o próximo mês de julho. Segundo Williams Ferreira, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), "atualmente está havendo uma redução na temperatura na região do Oceano Pacífico tropical e ocorrerá uma rápida condição neutra de El Niño seguida de uma condição de La Niña, possivelmente fraca, entre maio e julho".

O regime atual de chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste é causado pela variação na temperatura do Pacífico tropical e sofre a influência de sistemas como frentes frias e a ITCZ (sigla em inglês para Zona de Convergência Intertropical, que pode ser definida como uma espécie de cinturão de nuvens próximo à zona equatorial). A partir de maio, de acordo com o pesquisador, frentes frias começam a alcançar, gradualmente, o Sul e o Sudeste do país.

MÊS A MÊS

A previsão para o mês de maio é de ocorrência de seca nos municípios que ficam na área que se estende de Montes Claros-MG até Santana-BA e de Posse-GO até Alto Parnaíba-MA. Na região entre os municípios mineiros de Lagoa Formosa e Unaí e entre Posse e Anápolis, em Goiás, é esperada redução de até 45% na quantidade de chuva. Nesse mês, aproximadamente 3,5% de todo o território nacional deve passar por um período de seca e 2,5% devem ter, em média, 45% de chuva abaixo da normal para a época. Somando-se os dois índices, cerca de 6% do território nacional terá afetado o comprometimento da água disponível através de chuvas.

Em junho, a área atingida deverá ser maior, se estendendo aos municípios de Cana Brava do Norte e Cocalinho, ambos no Mato Grosso, e chegando à área entre as cidades de Aliança e Bom Jesus do Tocantins, ambas no estado do Tocantins. Outra região afetada deverá ser a compreendida entre Balsas, Grajaú, ambas no Maranhão, e Dom Inocêncio-PI. O índice total de área comprometida no mês aumentará para 15% (sendo que 10% do país deve passar por um período de seca e 5% deve apresentar índice de chuvas 45% menor que o normal para junho).

Para o mês seguinte, julho, a previsão observada pelo pesquisador da Embrapa é de que as áreas com seca se concentrarão entre Montes Claros e Santana. Além dessa região, o Maranhão (próximo a Alto Parnaíba) e o Piauí (na região entre Canto do Buriti, Cristiano Castro e Patos) devem ser afetados. Cerca de 4,5% do território nacional deverá sofrer com a seca. Já as áreas no país com 45% menos chuva que o normal para julho devem somar 18%, o que totalizaria 22,5% do território nacional afetado pelo comprometimento da água disponível através de chuvas.

Williams lembra que a concretização das previsões depende, entre outros fatores, do comportamento da temperatura do Oceano Pacífico, que varia consideravelmente. Por isso, explica, as previsões têm que ser refeitas mensalmente, levando-se em consideração o que efetivamente aconteceu nas semanas anteriores. É necessário que se reveja uma previsão para julho, por exemplo, daqui a um mês devido a fatores climáticos diversos que estão em constante interação.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267